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25/05/21 - Caesb realiza seleção de estagiários de níveis médio, técnico e superior

Provas serão online no período de 28 de maio a 17 de junho

 

A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) irá realizar processo seletivo público para a contratação de estagiários para cadastro reserva. As inscrições e a prova on-line serão feitas por meio do Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE no período de 28 de maio a 17 de junho de 2021 (https://portal.ciee.org.br/). Com o processo seletivo público, os candidatos melhor classificados nas provas farão parte de um cadastro de reserva e serão convocados para a etapa de entrevista nas unidades solicitantes, seguindo a ordem de classificação.

Poderão participar do processo seletivo estudantes da rede pública de ensino nos 1º e 2º anos do ensino médio regular, no 2º módulo da educação profissional de nível médio, no 3º segmento da Educação de Jovens e Adultos (EJA), o que corresponde aos anos finais do Ensino Médio, e na Educação Especial. Também serão selecionados estudantes de instituições de ensino superior privadas ou públicas, autorizadas ou reconhecidas e, nesse caso, o candidato precisa estar cursando a partir do 2º semestre.

O processo seletivo terá validade de 12 meses, contados a partir da publicação, com possibilidade de renovação por igual período. Os selecionados terão contrato com duração mínima de um ano. Os interessados em participar da seleção devem ter idade mínima de 16 anos e estar matriculados com frequência regular. A carga horária poderá ser de 20 a 30 horas semanais, distribuídas entre quatro e seis horas diárias. A remuneração varia entre R$ 500 e R$ 900, além do auxílio transporte no valor de R$ 220.

O gerente de Planejamento de Pessoal e Carreiras, Carlos Alberto Figueira dos Santos, explica que a Caesb dispõe de um quadro de 240 estagiários segmentados por nível de escolaridade e que o cadastro reserva vai suprir novas vagas que vão surgindo. “Os estagiários e as estagiárias da Caesb são uma força de trabalho fundamental para a Companhia, pois contribuem na melhoria da prestação de serviços para a população, por meio do compartilhamento de novas ideias, proatividade e renovação do conhecimento”, defende o gerente.

Carlos Alberto argumenta que, além de contribuir para a qualificação profissional, o programa de estágio da Caesb garante a oportunidade para que o estudante adquira experiência prática na profissão escolhida antes de ingressar no mercado de trabalho. “Em contrapartida, recebem uma compensação financeira, estabelecendo uma relação ganha-ganha entre empresa e estagiário. A Caesb prima pela contratação de estagiários como forma de contribuir para o desenvolvimento de habilidades e competências profissionais que serão importantes para a construção de uma carreira bem-sucedida e na formação pessoal dos jovens”, conclui o gerente da Caesb.

Entre os cursos oferecidos na seleção estão: Administração, Gestão de Políticas Arquitetura e Urbanismo, Arquivologia, Biologia, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Comunicação Social, Engenharia Ambiental, Técnico em Administração integrado ao Ensino Médio, Técnico em Enfermagem, entre outros (https://pp.ciee.org.br/vitrine/1243/detalhe).

A Caesb oferece diferentes locais para a realização do estágio, dependendo da área de interesse do candidato. Águas Claras, Brasília, Brazlândia, Ceilândia, Gama, Guará, Itapoã, Núcleo Bandeirante, Paranoá, Planaltina, Recanto das Emas, Riacho Fundo, Samambaia, Santa Maria, São Sebastião, SIA, Sobradinho, Taguatinga, Taguatinga (BR-070) são os locais onde os selecionados poderão trabalhar, de acordo com a disponibilidade de vagas.

No endereço https://pp.ciee.org.br/vitrine/1243/detalhe está o edital com todos os cursos oferecidos e detalhes da carga horária e remuneração.



25/05/21 - Pagamentos das faturas da Caesb não serão mais aceitos em lotéricas a partir de 26/5

Clientes poderão realizar a quitação das contas em 8 bancos conveniados


A partir desta quarta-feira (26), os clientes da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) não poderão pagar suas contas de água e esgoto nas agências lotéricas ou, caso sejam clientes da Caixa Econômica Federal (CEF), por meio dos guichês da instituição bancária, correspondentes bancários, autoatendimento, site ou contas que estejam em débito automático.

Os clientes deverão pagar as faturas em oito bancos conveniados que continuarão aceitando os pagamentos da Companhia. São eles: Banco do Brasil e seus correspondentes bancários, Santander, Banco de Brasília e seus correspondentes bancários, Bradesco, Itaú, Mercantil, Safra e Bancoob.

Tal mudança no pagamento das faturas ocorreu pois a Caixa Econômica Federal (CEF) encaminhou, somente no dia 21 de maio, a documentação de adesão ao Chamamento Público, aberto pela Caesb, para a contratação do serviço de arrecadação bancária de contas, atendendo à Lei nº 13.303/2016. O processo de credenciamento está em andamento e está previsto para ser finalizado no dia 16 de junho. 

Até a assinatura do contrato, a Caesb sugere aos clientes da Caixa Econômica Federal – que utilizam o débito automático em conta-corrente –, que retirem a segunda via da conta pelo aplicativo da Companhia disponível em sistema IOS e Android ou pelo site no endereço https://www.caesb.df.gov.br/portal-servicos/ e façam o pagamento em outro estabelecimento bancário.

Aos clientes que realizam o pagamento nas lotéricas, a sugestão é que busquem o banco mais próximo conveniado para quitação da fatura.

Serviço:

Para solicitar a segunda via da conta da Caesb:

- Site oficial: https://caesb.df.gov.br/portal-servicos/

- Para baixar o aplicativo da Caesb no celular:

IOS: https://apps.apple.com/br/app/caesb-autoatendimento/id1003831993

Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.df.caesb.mobile


Saiba Mais

Clientes da Caixa Econômica Federal devem pagar faturas da Caesb em outros estabelecimentos bancários

 

26/05/21 - Período de seca chega ao DF e reforça necessidade do uso racional da água

Hábitos simples do dia a dia podem garantir segurança hídrica para os próximos meses

 


O período de estiagem chegou ao Distrito Federal. A seca deve se prolongar até o mês de setembro. Com a ausência da chuva e a queda da temperatura, o inverno seco, típico do cerrado, vai predominar, como é característico do clima de Brasília. Além dos efeitos sentidos pelos moradores, é importante lembrar que a falta de chuva reduz a quantidade de água nos córregos e rios. E os reservatórios do Descoberto e de Santa Maria/Torto, que abastecem cerca de 80% da população do DF, perdem, naturalmente, volume. Sendo assim, é ainda mais importante fazer o uso racional da água.

O maior reservatório do DF, o do Descoberto, verteu continuamente entre 15 de fevereiro e 15 de maio. Já o de Santa Maria verteu entre os dias 14 de fevereiro e 16 de março, atingindo novamente seu nível máximo em 20 de abril. Os altos índices representam segurança hídrica para o DF atravessar o período da seca, mas é preciso manter os hábitos de consumo consciente da água.

A Caesb trabalha no monitoramento constante para garantir a segurança hídrica. No entanto, é importante que toda a população se envolva e faça o uso racional da água, evitando desperdício. Pequenas ações do dia a dia contribuem substancialmente na preservação deste recurso finito. Fazer reúso de água em casa, reduzir o banho ou, até mesmo, não usar mangueira para lavar a calçada e o carro são atitudes conscientes e que fazem a diferença.

Técnicos da Caesb explicam o trabalho que vem sendo realizado pela Companhia e a importância da conscientização da população neste período de estiagem. Confira:

- Quais são as medidas que vêm sendo tomadas para mitigar os efeitos da seca e garantir a segurança hídrica para a população do DF:
Segundo o gerente de Planejamento e Controle Operacional da Empresa, Cristiano Gouveia, a Caesb destina esforços em diferentes linhas de atuação para promover a segurança hídrica à população do DF. As ações vão desde a ampliação de sistemas produtores de água, passando pela instalação ou reforma de unidades operacionais, ações para controle e redução de perdas, educação ambiental, proteção de mananciais, automação de processos industriais, entre outras.

- Como o usuário pode contribuir para não impactar na diminuição dos níveis dos reservatórios e manter a economia de água no DF?
As analistas da Gerência de Gestão Ambiental Corporativa da Caesb, Karina Bassan e Erika Radespiel, explicam que, para que se faça a verdadeira gestão sustentável deste recurso, é preciso pensar de forma mais abrangente e sistêmica, repensando também os hábitos de consumo. São várias ações que devem ser adotadas no dia a dia. Entre elas:

• Verificar regularmente possíveis vazamentos em casa;
• Irrigar as plantas com regador ao invés de mangueira;
• Quem tem áreas externas, preferir plantas nativas do Cerrado, que são mais resistentes e demandam menos água;
• Usar aeradores de torneira que consomem menos água;
• Retirar os restos de comida da louça a ser lavada e usar uma bacia para colocar a louça enquanto passa o sabão. E enxaguar todas de uma vez;
• Quem tem piscina, mantê-la coberta fora do período de uso;
• Usar baldes para lavar o carro, janelas, etc;
• Reaproveitar a água da lavagem de roupas para lavar pisos e áreas externas;
• Juntar várias peças de roupas sujas para usar a máquina de lavar apenas uma vez.

Além dessas dicas, é preciso pensar na água invisível, que é a água despendida para consumo de produtos e serviços, utilizada na produção de alimentos, na indústria, no comércio e lazer, por exemplo. É importante compreender que o cuidado e a responsabilidade com a água não se restringem apenas àquela fornecida nas torneiras, mas em toda a cadeia de consumo.

- Como o período de seca impacta nos níveis dos nossos reservatórios?
O gerente Cristiano Gouveia alerta que, à medida em que o período de seca se intensifica no DF, a disponibilidade hídrica nas captações a fio d’água (sem reservação) diminui. Então, os reservatórios (que acumularam água no período de chuva), precisam fornecer mais água para complemento da demanda. Assim, é natural que durante o período de seca os níveis dos reservatórios caiam.

- Qual é a estratégia utilizada pela Companhia como enfrentamento do período de estiagem no que diz respeito aos reservatórios?
Segundo Cristiano Gouveia, a Caesb opera seus reservatórios em busca de armazenar o maior volume de água possível durante a época de chuvas no DF. Durante esse período, a preferência em termos de captação é a fio d’água (sem reservatório). Dessa forma, busca-se iniciar o período de seca com bons volumes reservados nos lagos Descoberto e Santa Maria, além do Lago Paranoá, que passou a ser um manancial para o abastecimento de água no DF em 2017. Dependendo do comportamento durante o período de seca e da recuperação de cada um desses reservatórios no período chuvoso anterior, a Caesb pode realizar modificações na forma de utilização dos mananciais, preservando aquele que esteja em situação de maior vulnerabilidade.

- Em média, em quanto aumenta o consumo de água no DF no período de seca? Como a população pode controlar o uso da água?
Em termos gerais no DF, os meses de maior consumo possuem um acréscimo de aproximadamente 7% em relação à média anual. Entretanto, algumas regiões demandam acréscimos superiores à média do DF, obtendo incrementos da ordem de 10%. A população deve sempre fazer a sua parte e utilizar a água de forma racional e evitar os desperdícios.

- Como está a disponibilidade hídrica das pequenas captações? Houve investimentos em 2020?
Os boletins de monitoramento das pequenas captações, até então, indicam que 2021 poderá ser um ano de boas vazões. As observações de março deste ano apresentaram valores próximos ou superiores aos percebidos em março de 2020 (que foi um ano com boa disponibilidade hídrica). Além disso, é possível afirmar que foram realizados importantes investimentos na melhoria dos sistemas. O período de estiagem de 2021 contará com a operação de melhorias executadas, e outras em execução, que reforçarão os sistemas com maior dependência de captações a fio d’água no DF, localizadas em Sobradinho, Planaltina, Jardim Botânico e São Sebastião.

- E na área rural? Como produtores e agricultores podem contribuir para o uso racional de água?
O superintendente de produção de água da Caesb, Diogo Gebrim, alerta que, além dos cuidados de uso racional de água a serem observados nas áreas urbanas, os produtores e agricultores devem evitar o uso de água potável para fins não domésticos (como irrigação e dessedentação de animais). Eles devem também procurar culturas e atividades agrícolas que sejam compatíveis com a disponibilidade hídrica da região. É preciso manter o bom funcionamento de eventuais sistemas de irrigação e buscar orientação técnica para o correto dimensionamento e uso desses sistemas.

Histórico
Em outubro de 2020, a Caesb iniciou uma campanha de Uso Consciente de Água, em seu site e em seu perfil oficial no Instagram, com os dizeres: “Economize Água. Seja Consciente”. A campanha educativa prevê a divulgação de informações, dicas, matérias, entrevistas e outras estratégias de comunicação reforçando a importância do uso racional deste recurso.

Para identificar que o material faz parte da campanha permanente, a Caesb criou um selo com a marca da ação. Ele será aplicado em todas as peças gráficas e de vídeo que serão divulgadas pela Empresa de saneamento. Nas redes sociais, também será usada a #CaesbEduca para identificar os materiais.


28/05/21 - Caesb retoma atendimento presencial e reabre escritórios regionais

Atendimento nos Escritórios Regionais será mediante agendamento, que é feito pelo PORTAL DE SERVIÇOS, clique aqui 

A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) irá retomar suas atividades de forma presencial a partir do dia 1º de junho, próxima terça-feira. Desde o dia 15 de março, os empregados da Companhia vinham exercendo suas atividades em regime de teletrabalho, atendendo aos atos normativos do Poder Executivo, em especial ao Decreto nº 41.853, publicado no Diário Oficial do DF em 2 de março de 2021. O Decreto estabeleceu regime de teletrabalho evitando, assim, aglomeração nas unidades da Companhia e garantindo a saúde de empregados e usuários dos serviços da Empresa.

O retorno presencial exclui os empregados e colaboradores que estejam enquadrados no grupo de risco, sem o protocolo completo de vacinação, e as gestantes. Os empregados deverão seguir o Protocolo de Retorno enviado a eles, com as informações necessárias para um retorno seguro e responsável.


O atendimento presencial nos Escritórios Regionais da Caesb é realizado somente por meio de agendamento, que é feito no site da Caesb, clicando no banner do PORTAL DE SERVIÇOS, que está na página inicial, ou diretamente no endereço: https://caesb.df.gov.br/portal-servicos/. "É importante reforçar que todos os serviços presenciais também estão disponíveis nas plataformas digitais e os usuários devem priorizar esse tipo de atendimento, zelando pela saúde e segurança”, declara o superintendente de Comercialização da Caesb, Diego Rezende.

Desde o início da pandemia, a Caesb investe nos atendimentos digitais para facilitar o acesso dos usuários aos serviços prestados. Durante o período em que o atendimento presencial esteve suspenso, todos os serviços oferecidos pela Empresa puderam ser solicitados nos meios virtuais, como site, aplicativo nos sistemas IOS e Android, central telefônica (telefone 115) e, mais recentemente, por meio da atendente virtual Iara, que está disponível no site da Caesb e auxilia nas demandas dos usuários.

Pelo aplicativo de autoatendimento, disponível para download nos sistemas IOS e Android, os usuários podem informar vazamento na rua, solicitar revisão ou segunda via de contas, alteração de titularidade e vencimento, desobstrução de esgoto, além de informações sobre consumo de água, consulta de protocolos, entre outras opções.

O site oficial da Caesb disponibiliza atendimento para parcelamento de débitos, 1ª ligação de água, autoleitura, religação de água, ressarcimento de danos, interferência de rede e situação de débito, entre outras opções.

A Central de Relacionamento com o Cliente, pelo telefone 115, é outro canal que pode ser utilizado. O ouvidor da Caesb, Eduardo Soares, reforça que a Central 115 dispõe de uma série de autosserviços em modo digital, facilitando a vida do cliente que optar pelo contato telefônico. “Dentro da Central 115 existe uma ferramenta que facilita o acesso aos serviços, conhecida como URA – Unidade de Resposta Audível. Ao ligar para a Central, o usuário é atendido pelo robô que oferta serviços e informações diversas, como: consulta de débitos pendentes e segunda via de contas; revisão de contas; consulta de falta de água; solicitação de desobstrução de esgoto; solicitação de conserto de vazamento de água (no hidrômetro e na rua); consulta do andamento de protocolos; informações sobre tarifa social, alteração de titularidade e protesto de contas”, destaca Eduardo Soares.

 

Conheça os canais de atendimento ao cliente:

31/05/21- Consumidor consciente recebe bônus-desconto na conta de água

Caesb devolverá R$ 11 milhões aos usuários que economizaram água


Utilizar água de forma racional é dever de todo cidadão. E, no Distrito Federal, essa prática sustentável gera benefícios aos usuários com a aplicação do bônus-desconto. A partir do mês de junho, a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) concederá o benefício de 20% aos clientes que reduziram o consumo de água entre os anos 2019 e 2020, após apurado o consumo mês a mês.

Os clientes da Caesb que tiverem direito ao bônus já receberam o comunicado juntamente com a fatura deste mês. Este é 11º ano consecutivo em que a Companhia atende à Lei Distrital nº 4.341/2009, e à Resolução nº 06/2010, da Adasa.

Segundo o superintendente de Comercialização da Caesb, Diego Rezende, a Companhia irá devolver R$ 11.841.826,57, a 518 mil clientes, a partir de junho. “No ano passado, o bônus concedido aos usuários foi de R$ 8 milhões. Se compararmos com a devolução deste ano, podemos identificar que os usuários têm adotado práticas racionais do uso da água e isso contribui na preservação deste recurso finito”, reforça Diego.

Desde setembro de 2009, a Companhia encaminha informações da legislação que dispõe sobre o incentivo à redução do consumo de água no DF, no verso da fatura. O período de apuração do bônus-desconto para este ano é de janeiro de 2019 a dezembro de 2020. O bônus será concedido conforme o valor a que o cliente direito a receber, seguindo o cronograma abaixo:

Critério para Devolução (valor a ser devolvido)

Mês

Total

Quantidade

Valor Total

Valor menor que R$ 8,75

06/2021

263.358

R$ 1.035.942,51

Valor maior ou igual a R$ 8,75 e valor menor que R$ 15,00

07/2021

93.719

R$ 1.090.305,57

Valor maior ou igual a R$ 15,00 e valor menor que R$ 22,75

08/2021

58.144

R$ 1.088.615,07

Valor maior ou igual a R$ 22,75 e valor menor que R$ 32,50

09/2021

37.976

R$ 1.036.233,08

Valor maior ou igual a R$ 32,50 e valor menor que R$ 47,00

10/2021

27.751

R$ 1.078.444,73

Valor maior ou igual a R$ 47,00 e valor menor que R$ 72,00

11/2021

18.807

R$ 1.078.255,16

Valor maior ou igual a R$ 72,00 e valor menor que R$ 135,00

12/2021

11.491

R$ 1.088.391,22

Valor maior ou igual a R$ 135,00 e valor menor que R$ 360,00

01/2022

5.240

R$ 1.081.953,11

Valor maior ou igual a R$ 360,00 e valor menor que R$ 1.220,00

02/2022

1.781

R$ 1.088.814,92

Valor maior ou igual a R$ 1.220,00 e valor menor que R$ 6.500,00

03/2022

454

R$ 1.092.996,34

Valor maior ou igual a R$ 6.500,00

04/2022

71

R$ 1.081.874,86

Total

518.792

R$ 11.841.826,57


Como funciona o cálculo

No mês de maio, a Caesb envia ao titular da conta que reduziu seu consumo um demonstrativo contendo as informações:

• volume economizado em metros cúbicos no período de apuração;

• volume básico de cálculo do bônus-desconto em metros cúbicos;

• tarifa inicial da categoria, em reais por metro cúbico vigente na data e

• valor do bônus-desconto em reais e a forma de concessão do bônus.

O valor será calculado multiplicando a tarifa inicial da categoria em que o usuário está enquadrado, por 20% do somatório dos volumes mensais economizados no período de 12 meses de apuração.

Dicas de uso racional da água

A contribuição de cada pessoa para o uso racional e consciente da água pode ir além de diminuir o tempo no banho, fechar corretamente a torneira após o uso e usar vassoura ao invés da mangueira quando for limpar. O reuso de água da chuva ou da máquina de lavar, por exemplo, são ótimas opções e auxiliam a economizar.

Neste período de estiagem o objetivo da Companhia é alertar e sensibilizar a população para o consumo racional da água. Além disso, combater o desperdício também é uma prática que deve ser sempre observada.

Confira em nosso site o material educativo para o uso racional da água e também acompanhe em nosso perfil no Instagram as dicas para preservar este recurso tão precioso. O meio ambiente agradece!

 

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