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26/06/24 - Caesb investiga causa de rachaduras em casas em Planaltina

Companhia suspeita que construção irregular provocou os danos na estrutura das moradias

 

A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) está investigando o que teria provocado rachaduras nas paredes de três casas na Vila Buritis, em Planaltina. Uma moradora diz que o dano foi causado após o conserto de um vazamento de água na rede da empresa feito por uma equipe de manutenção da companhia. Mas engenheiros da Caesb apontam que a construção irregular de um dos imóveis seria a causa mais provável das rachaduras nas casas.

O caso começou às 8h15 de segunda-feira (24), quando o aposentado Antônio Leite Moreira comunicou à Central de Atendimento da Caesb que havia um vazamento de água na calçada do imóvel onde ele mora na Vila Buriti (casa 2, lote 5, conjunto Q, Quadra 3). Uma equipe de manutenção da Caesb chegou ao local às 15h. Como o reparo era pequeno, o serviço foi concluído antes do final da tarde.

A equipe relatou que o imóvel onde o reparo foi feito é um sobrado de dois pavimentos em construção. Os pilares de sustentação feitos de concreto e as paredes de tijolo já foram concluídos, mas ainda falta o acabamento. O sobrado é bem maior do que a maioria dos imóveis da rua. E fica colado à casa vizinha, que está em nome Adahil Pereira de Farias, mas é alugada para Maria Auxiliadora de Araújo.

Na manhã desta quarta-feira (26), a Caesb teve conhecimento de que o sobrado de Antônio Moreira e a casa de Maria Araújo apresentam rachaduras nas paredes. Maria responsabilizou a Caesb pelos danos, alegando que o problema ocorreu por causa do reparo feito pela companhia para conter o vazamento na calçada de Moreira.

Contradição da moradora

A contradição é que a própria Maria declarou que as rachaduras começaram a aparecer no sábado passado (22), dois dias antes do reparo feito pela equipe da Caesb. Outra contradição: por ser o reparo do vazamento uma obra pequena, a companhia não usou máquinas pesadas que pudessem abalar a estrutura do imóvel.

O mais provável, segundo técnicos da companhia, é que o sobrado de Moreira tenha causado os danos tanto na própria residência dele quanto na casa vizinha. Isto, porém, só poderá ser confirmado após a Comissão de Sinistro da Caesb concluir o laudo sobre o relatório da investigação que está sendo feito pela equipe de manutenção que esteve no local.

O laudo vai apontar as causas das rachaduras e identificar os responsáveis. A partir daí, a Caesb adotará as medidas judiciais cabíveis. Caso a empresa seja apontada como responsável, arcará com os ressarcimentos dos danos provocados aos moradores.

A Caesb informou que, em casos como o da Vila Buriti, em que há danos materiais, o cliente tem que acionar o setor de sinistro da companhia. Isso pode ser feito por meio do site da Companhia.

Crédito das fotos: Cristiano Carvalho (Caesb)


 


 

 

 

 

27/06/24 - Autoleitura é opção para acompanhar conta e reduzir consumo de água

Mais de 10 mil clientes já se cadastraram no serviço oferecido pela Caesb

Em apenas um semestre, mais de 10 mil clientes se cadastraram na Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) para obter o serviço de autoleitura do hidrômetro, que permite ao consumidor acompanhar quantos litros de água o imóvel dele consome mensalmente.

A autoleitura também ajuda a evitar multas aplicadas pela Caesb quando o leiturista não consegue ter acesso ao hidrômetro. As multas são aplicadas quando ou o responsável pelo imóvel não está presente no local no dia marcado para a leitura ou o equipamento está instalado em área interna, impossibilitando ao agente fazer a leitura.

Outra vantagem da autoleitura: a identificação de possíveis vazamentos ou até mesmo furto de água. O cliente, pela autoleitura, poderá identificar se o consumo aumentou muito mais do que o normal. Apontado o problema, o cliente poderá recorrer à Caesb para que a causa da anormalidade seja identificada.

A Caesb, a partir do próximo semestre, vai intensificar o envio de mensagens para que mais clientes passem a adotar a autoleitura, estimulando o consumidor usar a água de forma consciente e a pagar menos.

Como se cadastrar

Os clientes podem, a qualquer momento, fazer o cadastro para obter o serviço. O primeiro é entrar no site da Caesb. Não é necessário apresentar qualquer documento. Mas para se cadastrar, a conta de água do imóvel deve estar em nome do consumidor.

O próximo passo é ler o hidrômetro e informar, pelo site, a numeração encontrada no aparelho. Isso, porém, tem que ser feito três dias antes da data marcada para o leiturista passar no imóvel. Se, por exemplo, o leiturista estiver agendado para o dia 8, então a leitura feita pelo cliente terá que ser encaminhada até o dia 5. A conta de água feita com a ajuda da autoleitura estará disponível no site cinco dias úteis após a informação dada pelo cliente.

Faça o cadastro no seguinte endereço: https://www.caesb.df.gov.br/portal-servicos/.

29/06/2024 - Amanhã é o último dia para negociar dívida com a Caesb

Programa Caesb Negocia oferece condições especiais para pagamento


Amanhã (30) é o último dia de adesão ao programa Caesb Negocia, que oferece desconto de 99% sobre os juros do total de dívidas contraídas ou multas recebidas até 15 de janeiro de 2024 com a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal.

A adesão ao Caesb Negocia terminaria em maio, mas o prazo foi prorrogado a pedido de diversos clientes. Com a prorrogação, até esta sexta-feira (28) o número de adesões chegou a 22.957 clientes, totalizando R$ 19.151.115,38 em débitos e multas negociados.

O programa oferece condições especiais de pagamento do débito a todos os clientes pessoas físicas e jurídicas. Já os clientes beneficiados pelo programa Tarifa Social podem parcelar o débito em até 60 vezes.

Para aderir ao programa Caesb Negocia neste fim de semana, o cliente pode acessar o site https://www.caesb.df.gov.br/portal-servicos/, opção Programa Caesb Negocia.

Para mais informações, acesse o site da Caesb (www.caesb.df.gov.br).


01/07/24 - WhatsApp agiliza comunicados de vazamento de água e esgoto à Caesb

Companhia adota GPS para que denúncias feitas por moradores sejam recebidas e solucionadas com mais rapidez e eficiência

Agora ficou mais fácil e mais rápido comunicar vazamento de água e esgoto à Companhia de Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb). Basta usar o WhatsApp de atendimento da Empresa, que agora conta com GPS (Sistema de Posicionamento Global), serviço de navegação que localiza, em tempo real e com elevada precisão, qualquer endereço. Assim, havendo vazamento, o morador pode tirar foto do local, marcar o endereço e enviar os dados via WhatsApp para a Caesb. O serviço de manutenção da Companhia receberá as informaçõs e em pouco tempo enviará uma equipe para solucionar o vazamento.

O  WhatsApp da Caesb é o (61) 3029-8428, que funciona 24 horas todos os dias. Foi adotado pela Companhia em abril, quando a Empresa completou 55 anos. A ferramenta ampliou o leque de opções que a Caesb disponibiliza para interagir com seus clientes, como a Central de Atendimento 115 e o próprio site da Companhia (www.caesb.df.gov.br). A Caesb disponibiliza ainda um aplicativo de autoatendimento, desenvolvido para os sistemas Android e IOS, que também possui tecnologia GPS.  Por meio desse conjunto de ferramentas, os clientes podem solicitar reparos, comunizar vazamentos, dar sugestões, fazer reclamações, consultar débitos ou obter informações sobre a conta de água.

Atualmente, as redes de água e esgoto da Caesb somam mais de 17 mil quilômetros de extensão. São 9.854 quilômetros de redes de água e 7.712 quilômetros de redes coletoras de esgoto. Com a adoção do GPS, o WhatsApp da Caesb passou a ser mais eficiente para que a Empresa possa acompanhar, com a ajuda dos moradores, qualquer problema que venha a ocorrer em qualquer ponto dessa extensa rede.

Para o Luís Antônio Reis, presidente da Caesb, o aprimoramento do serviço é bom tanto para os moradores quanto para a Companhia.  “A comunidade ganha ao informar com mais rapidez e precisão o local do vazamento e a proporção do dano, ajudando na solução rápida e eficiente do reparo”, ressalta Reis. “Já a Companhia ganha ao receber a informação logo que o problema surge. Assim, pode agir com rapidez para corrigir problema, economizando tempo e evitando desperdício de água”.

SERVIÇO

 

Crédito da foto: Cristiano Carvalho (Caesb)

 

 

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