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04/08/21 - Moradores do Condomínio La Font, no Paranoá, são contemplados com rede de esgotamento sanitário

A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) entregou a população mais um sistema coletor de esgotos. Os beneficiados são os moradores do condomínio La Font, no Paranoá. O local recebeu um sistema composto de redes coletoras de esgotos, ramais condominiais e estação elevatória.

Serão beneficiados cerca de dois mil habitantes, nos 426 lotes atendidos. Esta obra terá grande impacto na qualidade de vida da população. O diretor de Operação e Manutenção da Caesb, Carlos Eduardo Borges, explicou que a Companhia tem investido continuamente na expansão da rede de esgotamento sanitário no Distrito Federal. “Com esses investimentos será possível desativar as fossas sépticas do interior dos lotes e ter a garantia do funcionamento adequado das redes coletoras. Isso contribui para o meio ambiente e para a qualidade de vida do usuário, uma vez que você elimina a possibilidade da presença de esgoto nas ruas e a ocorrência de odores”, afirma o diretor.

A área que está sendo atendida recebeu cerca de oito mil metros de ramais condominiais e dois mil metros de redes públicas, totalizando mais de dez mil metros de redes executadas. Foi ainda implantada uma estação elevatória para bombear os esgotos para o sistema de tratamento, equipada com dispositivos de emergência no caso de panes e monitoramento e controle à distância. Os esgotos coletados na região serão tratados na Estação de Tratamento de Esgotos do Paranoá.

Interligação à rede de esgoto e seu uso correto

Com a entrega da obra, os moradores do La Font ficam autorizados a interligar suas redes internas à rede coletora de esgoto. De acordo com o gerente de Mobilização Comunitária da Caesb, César Rissoli, técnicos da Companhia têm visitado cada lote e explicado o funcionamento do novo sistema. “No momento da visita entregamos o comunicado de autorização da ligação e fornecemos o prazo de 30 dias para que o morador faça o procedimento. Além disso, também entregamos o material de orientação ao cliente, como folders e cartilha”, explica.

Cerca de 56% dos lotes do Condomínio La Font já estão regulares e o cadastro dos clientes já foi encaminhado à área comercial. Nesse caso, o cliente é orientado a desviar a tubulação da casa, que chega à fossa, para a caixa que a Caesb construiu e, posteriormente, aterrar a fossa.

Segundo o gerente César Rissoli, nos outros 44% dos lotes, as redes estão disponíveis, mas existe algum tipo de pendência. “São lotes que possuem alguma pendência nas instalações internas das residências e que serão atendidos na medida em que se adequarem. Outros casos são de unidades que estavam fechadas e que não foi encontrado nenhum responsável para receber o comunicado de autorização. Para estes, os técnicos da Caesb irão retornar aos lotes em horários alternativos, como à noite ou final de semana, para tentar contactar o cliente”, reforça o gerente.

A Caesb alerta a população sobre os cuidados que devem ser redobrados no uso correto das redes de esgoto. Lançar água da chuva na rede é ilegal e gera inúmeros prejuízos ao meio ambiente. A população também não deve jogar lixo no vaso sanitário ou óleo de fritura na pia, por exemplo. As medidas previnem o entupimento da rede coletora e o consequente retorno do esgoto para dentro dos imóveis. O uso correto da rede coletora de esgoto ajuda a proteger a saúde e o bem-estar da população, além de contribuir para a proteção do meio ambiente.

Crédito da foto: Cristiano Carvalho/Caesb 

 

 

10/08/21 - Programa Água Legal regulariza ligações de água no Sol Nascente

Moradores da Quadra 128 serão beneficiados com fornecimento regular de água

(Atualizado em 30/3/2022)

 

Com o objetivo de regularizar e ampliar os serviços de saneamento para as populações hoje abastecidas por ligações clandestinas de água, o Programa Água Legal, realizado pela Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), avança no Sol Nascente.

A Caesb entregou esta semana o sistema de fornecimento de água de 454 casas da quadra 128 da Região Administrativa Sol Nascente. Serão beneficiados aproximadamente 2 mil moradores com a regularização e a ampliação dos serviços de saneamento, anteriormente abastecidos por ligações irregulares de água.

Em execução desde o ano passado, o Programa Água Legal prevê que a população faça a adesão voluntária ao serviço regular da Caesb. Em 2020, foram realizadas 290 ligações de água e, até junho deste ano, foram regularizadas 800 novas ligações, beneficiando cerca de 3,8 mil pessoas. A primeira etapa do Plano de Atendimento 2021 prevê a regularização de 2,1 mil novas ligações.

Para a realização desta etapa, será investido aproximadamente R$ 1,6 milhão, em recursos próprios da Caesb, por meio de contratos de obras. Com a regularização das ligações, a Companhia estima a recuperação de 8.860 m3 de água por mês. A previsão é de que a primeira etapa seja concluída em outubro deste ano, beneficiando mais de 7,2 mil pessoas.

Histórico do Programa

O Água Legal foi criado em março de 2019. Os primeiros passos foram fazer um levantamento dos terrenos em núcleos informais, quantificar a demanda por ligações e redes públicas de água potável, definir as poligonais de atendimento, analisar a população dos locais e, posteriormente, contatar a administração do local ou a liderança comunitária.

Com a publicação do Decreto Distrital nº 40.254/2019 e a revisão da Resolução nº 14/2011 da Adasa, o Programa deu importantes avanços. O Decreto permitiu a construção da infraestrutura necessária para regularizar as ligações de água, e a atualização da Resolução possibilitou que o morador do lote ou casa se tornasse legítimo para requerer a ligação de água, independentemente se a ocupação é regular ou não. Dessa forma, a política de atendimento do Programa Água Legal se tornou simples, prática e sem burocracia.

Para requerer a ligação de água, o programa exige apenas o RG, o CPF e o preenchimento do Termo de Solicitação de Serviços. O morador pode financiar os materiais suplementares da instalação, como caixa, cavalete e mureta, nas mesmas condições da taxa de 1ª ligação, oferecidas pela Caesb caso opte por adquirir os materiais com a Companhia ou não tenha condições financeiras de adquiri-los no mercado local.

O coordenador do Programa Água Legal, Jefferson Motta, explica que os beneficiários do Programa Auxílio Brasil são identificados e podem pleitear a inclusão na Tarifa Social, quando fazem o pedido de ligação de água e, assim, podem vir a ficar isentos dos custos da 1ª ligação, mediante análise. “A política adotada causa um baixo impacto na renda domiciliar, uma vez que a aquisição dos serviços e produtos para a 1ª ligação de água é financiada em parcelas mensais sem juros pela Caesb, com impacto mensal igual ou inferior a 3,5% do salário-mínimo, ou seja, 36 reais”, explica Jefferson Motta.

O analista de sistemas de saneamento da Caesb, Elber Costa, que atua no Programa desde a sua concepção em 2019, explica que o Água Legal é um programa destinado prioritariamente às áreas que usam água de forma não autorizada, notadamente concentradas em ocupações informais, listadas nas ações de médio e longo prazo do planejamento e execução da infraestrutura definitiva. “Não existe melhor meio de proteção dos mananciais que a implantação de esgotamento sanitário em áreas cujas ocupações sejam irreversíveis”, defende o analista.

Elber Costa salienta que as ações do Programa visam garantir não só a regularidade do abastecimento de água, mas, principalmente, a qualidade da água distribuída. “Essas ações contribuirão para a universalização do acesso à água para a população do Distrito Federal, conforme determina o novo marco do saneamento”, conclui.

 

Tarifa Social

Os beneficiários do Programa Auxílio Brasil poderão solicitar a Tarifa Social pelo site da Caesb. De acordo com as regras da Adasa, a tarifa residencial social corresponde a 50% do valor cobrado da tarifa residencial padrão relativo ao consumo de água. As solicitações serão avaliadas caso a caso.

Crédito da foto: Cristiano Carvalho/Caesb

 

13/08/21 - Parceria da Caesb em eventos: semana de 09/08 a 15/08/2021

15ª Travessia do Fogo

O Lago Paranoá receberá, neste sábado, a 15ª Edição da Travessia do Fogo, em comemoração aos 165 anos do Corpo de Bombeiros Militar do DF. A Caesb é parceira do evento com fornecimento de água aos participantes.

Inauguração do acesso ao Núcleo Rural Lamarão

Também neste sábado, os moradores do Núcleo Rural Lamarão, na região do Paranoá, irão receber a visita da unidade móvel de água da Caesb durante a inauguração do acesso ao setor.

Programa Produzir Brasil

A Emater-DF contou com parceria da Caesb nesta semana, nas ações do Programa Produzir Brasil, no Assentamento Márcia Cordeiro, em Planaltina.

Inauguração da UBS do Paranoá Parque

A Caesb esteve presente na inauguração da UBS do Paranoá Parque, na quarta-feira, 11/08, com nossa unidade móvel de água, amenizando a sede do público presente em dia de baixa umidade.

 

Gerência de Mobilização e Eventos – PRCE

Assessoria de Comunicação – PRC

16/08/21 - Substituição de ramais chega a quinta etapa em Ceilândia

A Caesb iniciou a quinta etapa do Plano de Manutenção Preventiva Programada de Substituição de Ramais. O objetivo da ação é diminuir os vazamentos nas tubulações de água e, consequentemente, o índice de perdas da Companhia, o que resultará em maior confiabilidade do sistema de fornecimento.

Uma das metas do Plano é melhorar as redes e os ramais de distribuição de água (instalação que liga a rede geral de água da rua com a rede interna do imóvel) em todo o DF. Ao todo serão substituídos 154 ramais, nesta quinta fase, na QNP 30 de Ceilândia. Desde novembro de 2020, quando o plano começou a ser executado, 2.214 ramais foram substituídos em Ceilândia, Samambaia, Gama, Jardim Botânico, Planaltina e Plano Piloto.

O trabalho desenvolvido é uma ação preventiva e não gera custo para os clientes. Durante a execução dos serviços, os técnicos da Companhia farão a manutenção de redes de água, substituições de ramais prediais, assim como inspeções, levantamento dos dados e pesquisa de vazamentos. No caso de serviços externos, está prevista a recomposição de pavimentação asfáltica e, internamente nas residências, a Companhia deve realizar a recomposição de calçadas, muretas e paredes onde for realizado o serviço.

Para a execução dos serviços, eventualmente será necessário acessar a residência dos moradores, gerando uma Ordem de Serviço (OS). Os empregados da Caesb estarão uniformizados portando crachá de identificação e irão adotar todas as medidas de prevenção ao coronavírus, como o uso de máscaras e álcool em gel. Em caso de portão fechado, será deixado um aviso de comparecimento com as devidas instruções.

Plano de Manutenção Preventiva

O Plano de Manutenção Preventiva Programada de Substituição de Ramais teve início em novembro de 2020. O projeto prevê a substituição de 20.360 ramais prediais de água até 18 de fevereiro de 2022. O contrato permite que esse número chegue a aproximadamente 30 mil.

Uma das afirmações do PDSB é a de que os vazamentos em ramais prediais são os principais responsáveis pelas atuais perdas do sistema. Dessa forma, há a recomendação de uma gestão da infraestrutura, englobando a instalação e manutenção das tubulações, onde os ramais estão incluídos. Eles devem ser padronizados e executados com material de mais qualidade. Em cenários desejáveis de redução do índice de perdas da Caesb, 2% dos ramais prediais devem ser substituídos por ano em locais onde ocorre maior incidência de vazamentos.

Conheça o Plano Distrital de Saneamento Básico (PDSB):

https://www.caesb.df.gov.br/images/arquivos_pdf/plano-distrital-saneamento-basico.pdf

Mais informações poderão ser obtidas por meio da Central de Relacionamento com o Cliente – 115 e escritório online no site www.caesb.df.gov.br.

18/08/21 - Caesb lança novas funcionalidades em seu aplicativo de autoatendimento

A Caesb lançou, neste mês, três novas funcionalidades para o seu aplicativo de autoatendimento. Agora, além dos serviços já ofertados, os usuários podem solicitar a autoleitura, gerar PDF da segunda via de conta e salvar ou compartilhar por e-mail ou Whatsapp, e registrar extravasamento de esgoto por meio do canal verde (técnicos e fiscais do Ibram).

A ferramenta autoleitura já existe no site da Companhia e agora está disponível no app. Ela permite que o próprio usuário forneça a leitura do medidor do hidrômetro. Para tanto, o cliente deverá realizar o cadastro no aplicativo.

Segundo o superintendente de Comercialização da Caesb, Diego Rezende, o cadastramento só é possível para as inscrições na qual o usuário é atual responsável financeiro. “O usuário deve informar a leitura encontrada no hidrômetro com antecedência de até 3 dias da data programada. Após 05 dias úteis da informação da leitura, ficará disponível, no app, a conta processada para pagamento. Nos meses de abril e outubro, o cliente deverá permitir, na data prevista para execução da leitura, o acesso ao hidrômetro para vistoria e confirmação de registros”, explica Diego.

Outra nova funcionalidade é a opção de salvar como PDF a segunda via da fatura ou compartilhar o documento via e-mail, whatsapp ou drive. O desenvolvedor do novo aplicativo, o empregado Bernardo Vergne Dias, destaca que essas novas funções servem para ampliar o leque de serviços digitais oferecidos pela Companhia. “O objetivo da Companhia é trazer comodidade para nossos clientes, de forma que eles possam resolver mais facilmente suas necessidades, sem precisar sair de casa”, explica Bernardo.

Para os fiscais e demais servidores do Instituto Brasília Ambiental (Ibram), a Companhia desenvolveu uma funcionalidade exclusiva no app. Lá eles poderão comunicar o extravasamento de esgoto em parques e unidades de conservação. As ordens de serviço geradas por esses chamados serão classificadas como urgentes e encaminhadas como prioridade para a área de manutenção.

Para a chefe da área de Tecnologia de Informação da Caesb, Márcia Duarte, o objetivo é prestar um melhor atendimento ao cidadão ao reduzir a burocracia, simplificar o acesso e diminuir o tempo de espera. “Nossos técnicos trabalham diariamente para ofertar a maior quantidade possível de serviços em nosso app, sempre buscando oferecer canais de atendimento ágeis e modernos”, reforça Márcia.

Até o momento, o aplicativo possui mais de 60 mil usuários ativos no sistema Android e 13 mil no sistema iOS, da Apple. Somente na última semana, mais de três mil novos usuários baixaram o aplicativo. Nos últimos seis meses, o app foi aberto mais de 640 mil vezes pelos usuários, o que representa uma oportunidade de prestação de serviço pela Companhia.

Serviços disponíveis pelo app

O aplicativo disponibiliza atualmente inúmeros serviços, além de um link para a simulação da tarifa e outro para a Carta de Serviços: revisão de conta, alteração da data de vencimento, alteração de titularidade, informar vazamento na rua com uso de GPS, segunda via de conta, consultar e informar falta d´água, vazamento no hidrômetro, desobstrução de esgoto, consumo de água, situação dos protocolos, mapa de balneabilidade e cartilha caça-vazamentos.

Para baixar o aplicativo no sistema Android, clique aqui: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.df.caesb.mobile

Para baixar o aplicativo no sistema iOS, clique aqui: https://apps.apple.com/br/app/caesb-autoatendimento/id1003831993

Crédito da foto: Cristiano Carvalho/Caesb

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