Acessibilidade


08/09/21 - Caesb investe na melhoria da comunicação com o cliente utilizando SMS

O envio de mensagens por celular, via SMS, já é uma realidade na Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb). A Empresa vem utilizando a ferramenta para melhorar a comunicação com seus clientes.

A solução desenvolvida utiliza inteligência espacial para identificar especificamente os clientes impactados por eventual manobra ou manutenção na rede que causem falta d’água. A Caesb pode, também, utilizar a ferramenta para enviar informações relevantes sobre campanhas que esteja realizando para os clientes. Para que o usuário receba mensagens da Companhia, ele precisa estar com o seu cadastro atualizado. Se não estiver, pode fazer a atualização por meio do Autoatendimento, no site da Caesb, onde há a opção "Atualizar Dados Cadastrais". É necessário cadastrar um número de celular. Atendendo a esse requisito, se a Caesb realizar algum tipo de comunicação dentro da região onde o usuário estiver cadastrado, ele passará a receber os SMSs enviados pela Companhia.

O gerente de Geoprocessamento da Caesb, Carlos Eduardo Machado Pires, defende que o envio de mensagens SMS é uma abordagem de baixo custo e alta eficiência, pois atinge 100% dos celulares, independente do usuário ter alguma aplicação específica ou acesso à internet. "A integração do GIS com a Central de Atendimento (IGCA) proporcionou a transformação digital na comunicação direta com os clientes da Caesb. Agora é possível enviar informações relevantes apenas para os usuários que realmente precisam ter conhecimento, não sendo necessário veicular em grandes mídias ou jornais, onde muitas vezes os principais interessados não são atingidos”, comemora Carlos Eduardo.

O agente de Suporte ao Negócio da Caesb, Alexandre Siqueira Lacerda, que trabalha na Gerência de Atendimento ao Cliente (PROC), explica que Integração do GIS com a Central de Atendimento, por meio do georreferenciamento, tornou possível enviar campanhas comerciais, de obras, manutenção e operação para clientes cujas inscrições estejam contidas dentro de uma determinada área geográfica. “A parceria tornou possível uma mudança de paradigma para a Companhia no relacionamento com os seus clientes, uma vez que a partir de agora a Caesb poderá tomar a iniciativa na comunicação e se antecipar ao contato do usuário numa ocorrência de falta de água, por exemplo”, exalta.

O trabalho em equipe entre diferentes áreas da Caesb foi essencial para o funcionamento da nova ferramenta. Para a divulgação de falta d’água, por exemplo, há um fluxo que começa na área de georreferenciamento (ESEG), responsável por criar a poligonal afetada pela falta d´água. A lista das inscrições afetadas é passada para a Ouvidoria (PRO) via webservice. O GCOM, então, preenche os dados de contato e une com a mensagem predefinida a ser enviada e manda para o disparador da compuvox, que envia o SMS para os contatos vinculados às inscrições.

Essa integração entre os dois sistemas, Compuvox e o IGCA, foi feito pela Assessoria de Tecnologia da Informação (PRT). O gerente de Desenvolvimento e Manutenção de Sistemas, César Augusto da Fonseca, explica que foi criado um serviço online (webservices) que une os dados de contatos de cada uma das inscrições mapeadas na poligonal afetada pela falta d´água, por exemplo, e envia essas informações para o disparador de SMS da compuvox.

Foto: Cristiano Carvalho (Caesb)

10/09/21 - Parceria da Caesb em eventos na semana de 06/09 a 12/09/2021

Entrega de cestas básicas na Estrutural

A Campanha Solidariedade Salva beneficia, neste sábado, famílias da Estrutural com a entrega de mil cestas básicas aos moradores da cidade. A Caesb disponibiliza água ao público no local.  

Setembro Amarelo

O Conselho Tutelar do Park Way realiza, em 11/10, ação social em homenagem ao setembro amarelo, mês de prevenção ao suicídio com apoio da CAESB, na Feira Vargem Bonita.

Passeio Ciclístico da Primavera

O Instituto Vida Plena reúne cerca de 500 participantes no passeio Ciclístico da Primavera neste domingo, em Sobradinho.

"SEJUS mais perto do cidadão" no Paranoá

A Caesb é parceira nesta iniciativa da Secretaria de Justiça e Cidadania do DF, que oferece serviços públicos itinerantes à população do Paranoá Parque, nos dias 10 e 11/9.

Gravações do longa-metragem Made in Favela

A Caesb é parceira na produção do longa-metragem Made in Favela, que relata a história do cantor Gustavo Hungria. A hidratação da equipe durante as gravações realizadas em Brasília e Goiânia conta com apoio da Companhia.

Escritório da Emater no Núcleo Rural do Rio Preto

Uma unidade móvel da Caesb atendeu o público presente à inauguração das novas instalações do escritório da Emater em Planaltina, no Núcleo Rural do Rio Preto, em 9/9.

Obra de revitalização das quadras 507/508 da W3 Sul

Entrega à comunidade do espaço conhecido como Beco do Renato Russo, na Asa Sul, após revitalização, contou com a Caesb para amenizar o calor na quinta-feira.

Passeio Ciclístico Feira do Morango

Moradores de Brazlândia aproveitaram o feriado da independência com passeio ciclístico em alusão à tradicional Feira do Morango na cidade.

Gerência de Mobilização e Eventos – PRCE

Assessoria de Comunicação – PRC

13/09/21 - Água Legal regulariza ligações em Sobradinho e Planaltina

Algumas cidades do Distrito Federal são abastecidas por sistemas que dependem de mananciais pequenos ou médios, que reduzem sua disponibilidade hídrica nos meses secos. É o caso de Sobradinho e Planaltina. Quem mora nessas cidades sabe que no período de seca, os córregos Pipiripau, Mestre D'Armas, Quinze, Corguinho, Brejinho, Fumal Contagem e Paranoazinho, que fazem parte do Sistema de Abastecimento Sobradinho-Planaltina, ficam com pouca disponibilidade de água. Há, ainda, algumas áreas como a Fercal que são abastecidas por poços profundos.

Uma das ações da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) para melhorar a oferta de água nessas cidades é a execução do Programa Água Legal, que tem como objetivo regularizar e ampliar os serviços de saneamento para as populações hoje abastecidas por sistemas precários ou por ligações clandestinas de água no DF.

Na área norte, que inclui as RAs de Planaltina, Sobradinho, Sobradinho II e Fercal, 12 áreas integram o planejamento para execução em 2021.

Nas ARIS Mestre D'Armas I e ARIS Mestre D'Armas II, em Planaltina, desde setembro de 2020, foram regularizadas 361 novas ligações de água, beneficiando cerca de 1.100 pessoas. A primeira etapa do Plano de Atendimento 2021 do Programa prevê a regularização de 477 novas ligações. Com isso, a Companhia estima a recuperação de 5.250 m3 de água por mês. Estão sendo investidos cerca de R$ 500 mil, em recursos próprios da Caesb. Até o momento, 350 moradias estão em fase final de regularização na Fercal Oeste. 

O coordenador do Programa Água Legal, Jefferson Motta, explica que, em Sobradinho, seis áreas foram selecionadas para diagnóstico. Dessas, três devem ser contempladas com a execução de 654 ligações, ainda em 2021. Em Sobradinho II, 23 novas residências no Condomínio Chácara Trapiá acabam de ser atendidas no âmbito do Programa Água Legal. “Nas RAs da zona norte do DF, dez áreas encontram-se em fase de elaboração de projeto. Ao todo, nesses locais, os estudos de regularização em curso preveem atingir cerca de 5 mil moradias em suas fases atual e futuras. Novas áreas serão incorporadas aos estudos à medida que a execução das obras evoluir”, prevê Jefferson Motta.

População deve manter hábitos conscientes de consumo

Mudar os hábitos de consumo pode ser uma poderosa ajuda na manutenção dos níveis dos reservatórios que abastecem essas cidades. Ações como banhos mais curtos, conserto de vazamentos, regulagem da descarga e lavagem de calçadas a seco contribuem para evitar um problema maior. Reduzir o tempo de banho de 20 para 5 minutos, por exemplo, pode economizar 90 litros de água.

Consertar vazamentos também é muito importante. Uma torneira pingando desperdiça 46 litros de água por dia e se o vazamento for maior, em forma de filete, o desperdício pode chegar a 750 litros por dia. Outro hábito que gasta muita água é a lavagem de calçadas. Varrer a sujeira ao invés de lavar as calçadas com mangueira gera uma economia de, em média, 120 litros de água potável. Outra alternativa é utilizar a água usada na lavagem de roupas para limpar as calçadas. O simples ato de escovar os dentes com a torneira fechada e só abrir para enxaguar a boca pode economizar 16 litros de água. 

Foto: Divulgação Caesb

17/09/21 - Caesb participa da edição 2021 da Semana do Lago Limpo no Pontão do Lago Sul

No próximo sábado (18), a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) estará no Pontão do Lago Sul, entre às 7h e às 12h30, hidratando todos os participantes da Semana do Lago Limpo. A ação, criada pela Adasa, integrará a programação do Dia Mundial da Limpeza (World Cleanup Day).  Uma unidade móvel da Caesb fornecerá água potável durante toda a manhã.

O Cleanup Day surgiu no intuito de reunir a sociedade numa grande ação de remoção de resíduos das praias. Em Brasília, o evento mundial foi adaptado às particularidades da região do Cerrado. Desde 2005, a Caesb participa do Cleanup Day no Lago Paranoá, que é considerado a “praia de Brasília”, além de ser um importante manancial para os brasilienses.

O evento objetiva ampliar e reforçar a consciência e a educação ambiental dos cidadãos com relação ao lixo gerado nas áreas urbanas. Para isso, promove mutirões para remoção de resíduos lançados em áreas de relevante interesse ecológico, principalmente para a preservação dos recursos hídricos.

A programação prevê a limpeza das margens e do fundo do Lago Paranoá, além de atividades socioeducativas, que contarão com a participação de instituições parceiras e da sociedade civil.

Leve sua garrafinha e abasteça com a água da Caesb! Pequenas atitudes contribuem para a redução do lixo.

17/09/21 - Parceria da Caesb em eventos na semana de 13/09 a 19/09/2021

Cleanup Day

Caesb garante a hidratação do público no Cleanup Day, no sábado, ação pelo Dia Mundial da Limpeza, no Pontão do Lago Sul. Mergulhadores realizam a coleta de resíduos e contam com auxílio de voluntários em caiaques, stand up paddle e canoas.

Vacinação

Doação para a comunidade beneficia cerca de 2 mil pessoas em vacinação contra a Gripe Influenza Quadrivalente, no sábado, no estacionamento 10 do Parque da Cidade.

Esporte e solidariedade

No domingo, a parceria da Caesb apoia a Corrida dos Arcanjos, no Recanto das Emas; o passeio ciclístico solidário, no estacionamento 4 do Parque da Cidade, e a I Corrida da Esperança, em Sobradinho.

Projeto "Área de Segurança Prioritária”

Integrantes das forças de segurança do DF contam com fornecimento de água na inciativa que compõe o Programa DF+ Seguro, no Centro Olímpico da Estrutural, dias 17 e 18/9.

Ação Mulher no Campo

Moradoras do Assentamento Renascer Palmares, em Sobradinho I, foram contempladas em atividades do "Projeto Ação Mulher no Campo", em 17/9, que auxilia mulheres rurais em situação de violência.

Gravações “Anticena”

Filmagem do curta-metragem de ficção intitulado “Anticena” produzido, em Brasília, conta com parceria da Caesb.

Plantio e mudas

Em comemoração à Semana do Cerrado cerca de 60 crianças realizaram um plantio demonstrativo, em 15/9, na Orla do Lago Paranoá, em iniciativa da Secretaria do Meio Ambiente do DF com apoio da Caesb.

Programa Jovem Candango

A Caesb disponibilizou água para cerca de 2 mil 500 pessoas durante a Cerimônia de boas-vindas aos novos integrantes do Programa Jovem Candango, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em 14/9.

Posto do “Na Hora”

Moradores da Estrutural receberam atendimento com unidade móvel da Caesb durante a inauguração do Posto de Autoatendimento do “Na Hora” na cidade, em 13/9.

Gerência de Mobilização e Eventos – PRCE

Assessoria de Comunicação – PRC

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