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08/04/21 - Caesb celebra aniversário levando saúde para os moradores do Distrito Federal

Companhia completa 52 anos de compromisso com a população

 

A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) está fazendo aniversário! Ao longo de 52 anos, a Empresa tem buscado garantir que sua missão de desenvolver e implementar soluções e gestão em saneamento ambiental, contribuindo para a saúde pública, a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento socioeconômico, seja cumprida. A Caesb não é apenas fornecedora de água e coletora de esgoto. Ela é responsável pela melhoria da qualidade de vida dos moradores da capital do Brasil.

Para garantir essa qualidade é preciso uma grande estrutura: são 9,3 mil km de redes de água abastecidas pela produção de 20,9 milhões de metros cúbicos de água, em média, por mês, além de 7,4 mil km de redes de esgoto, 11 estações de tratamento de água15 estações de tratamento de esgoto no DF e a ETE Águas Lindas, em Goiás. Atualmente, há cerca de 700 mil ligações ativas de água e 608 milde esgotos. A Companhia possui índices de excelência: 99% de atendimento de água, 90,9% de atendimento de esgotos e um índice de continuidade dos serviços de 99%.

O Plano de Investimentos da Caesb para o período de 2021 a 2025 prevê que cerca de R$ 1,8 bilhão seja aplicado no desenvolvimento da Empresa. Esse valor irá expandir e melhorar os sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário, modernizar a infraestrutura, além de ser usado em energias renováveis, programas empresariais e na Tecnologia da Informação.

À frente da Companhia desde agosto de 2019, Daniel Rossiter reforça que a Caesb chega aos 52 anos cumprindo a importante missão de garantir saúde pública e qualidade de vida à população. "Agradeço a cada um dos empregados da Caesb, verdadeiros heróis e entusiastas de um trabalho essencial à vida. Se a Companhia chega hoje a níveis de excelência e vem conquistando prêmios importantes, tudo isso é graças ao trabalho e à dedicação de todos os empregados, que exercem um papel fundamental", destaca o presidente.

Desde 2019 no cargo de secretária-geral da Caesb, Claudia Marques ressalta o prazer em acompanhar de perto todos os processos da Companhia. "Parece pouco tempo dentro dos 52 anos de história, mas foi o suficiente para eu entender e me apaixonar por uma empresa pública que está 24 horas à disposição da população do DF oferecendo serviços essenciais. Tenho a honra ainda de ser a primeira mulher a ocupar a cadeira da Secretaria-Geral. A Caesb é formada por mulheres e homens dispostos a fazer o melhor para a população. Toda essa dedicação resulta nos resultados de excelência que estão sendo alcançados nos últimos anos", destaca, reforçando que “nem a pandemia fez o nosso time parar”.

BEM-ESTAR DA POPULAÇÃO

Com a meta de melhoria constante no atendimento à população, o diretor de Engenharia da Caesb, Virgílio de Melo Peres, explica que atualmente a área é responsável por mais de 70 projetos de pequeno, médio e grande portes, além de mais de 26 obras em andamento que buscam universalizar o saneamento básico no DF, particularmente o projeto Corumbá, considerado uma das maiores obras de saneamento do país atualmente. “É motivo de grande orgulho e privilégio participar com todos os colaboradores caesbianos destes empreendimentos que objetivam proporcionar, de maneira igualitária, saúde e bem-estar a toda população”, exalta o diretor, que trabalhou na Empresa durante 30 anos, se aposentou e retornou aos quadros da Companhia em 2019 como diretor.

O diretor de Planejamento, Regulação e Novos Negócios, Haroldo Toti, destaca características que fazem a Caesb desenvolver constantemente ações de preservação da qualidade ambiental e da água, entre elas o fato de o DF estar localizado em região de cabeceira, com cursos d’água de baixa disponibilidade hídrica. "Nesse sentido, a Caesb atua em diversas instâncias na gestão ambiental, de recursos hídricos e territorial, contribuindo para a integridade ambiental das bacias hidrográficas de seus mananciais de abastecimento. As ações da Caesb se fundamentam nos seguintes princípios estabelecidos pela sua Política Ambiental: precaução, visão sistêmica, cooperação, legalidade, ética, sustentabilidade e publicidade”, detalha Haroldo Toti.

DEDICAÇÃO DE UMA VIDA

Além da estrutura física, a Caesb conta com o trabalho de profissionais qualificados que se dedicam 24 horas, 365 dias por ano. São 2.207 empregados, muitos deles com uma vida dedicada à Companhia, como Marta Lúcia da Fonseca, a empregada mais antiga. Ela ingressou na Empresa em 1976, aos 18 anos, quando ainda cursava o ensino médio. De acordo com ela, a estrutura era pequena, mas foi se modernizando e crescendo. “Eu e a Caesb crescemos juntas. Aqui, aprendi a ser uma profissional, com ética, eficiência e eficácia, fiz muitos amigos. Fiz faculdade e trabalhei nas principais áreas, como engenharia, operação, tratamento, manutenção, comercial. Assim, tive a oportunidade de aprender muito sobre o serviço tão essencial que prestamos”, orgulha-se. Atualmente trabalhando no Escritório Regional do Guará como analista de ordens de serviços, ela diz estar no topo de sua carreira. “A Caesb é minha companheira fiel, presente em todos os momentos da minha vida e trabalhar nela é um grande privilégio”, conclui.

O diretor de Operação e Manutenção, Carlos Eduardo Borges Pereira, também construiu sua carreira na Caesb. Ingressou em 1984 como estagiário de curso universitário e durante 28 anos trabalhou no controle de qualidade e na operação de sistemas de tratamento de esgoto. Há dois anos ocupa o cargo de diretor. “Posso dizer, sem medo de errar, que a Caesb me proporcionou o almejado por qualquer profissional: um salário justo, crescimento profissional, ascensão, compromisso com o trabalho e com os nossos clientes, e uma família de amigos”, comemora. De acordo com ele, a Diretoria de Operação e Manutenção não tem monotonia e o trabalho é intenso todos os dias do ano, independentemente se feriado ou final de semana. “Minha dedicação e alegria em trabalhar na Caesb não é nada mais do que uma retribuição a tudo aquilo que aprendi e pela valorização que a empresa me concedeu. Saber que em 52 anos pude contribuir com 30 anos do meu trabalho é muito gratificante”, resume Carlos Eduardo.

FOCO NOS CLIENTES

A Caesb possui uma Diretoria Comercial responsável pelo contato direto com os clientes e pela gestão financeira e contábil. O diretor da área desde 2019, Pedro Cardoso, relata seu sentimento por trabalhar na Caesb: “é uma grande experiência e uma honra trabalhar nessa empresa, pela sua missão e pela qualidade dos empregados. Parabéns à Caesb, pelos 52 anos de bons serviços prestados à população do DF”, elogia.

A Caesb dispõe de 13 escritórios regionais, além de cinco postos "Na Hora", para receber os clientes. No momento, devido à pandemia, eles estão fechados para atendimento presencial. Mas graças a um plano de transformação digital e inovação que teve como objetivo prestar um melhor atendimento ao cidadão, os clientes da Companhia puderam experimentar uma redução da burocracia, a simplificação do acesso e a diminuição do tempo de espera para obtenção dos serviços.

Atualmente, a Empresa disponibiliza cinco canais remotos: WhatsApp, Agência Virtual, App, Site e telefone 115, que funciona de forma automatizada por meio da URA - Unidade de Resposta Audível, onde são oferecidos serviços automáticos para os clientes, sem necessidade de interação com o atendimento humano.

PREMIAÇÕES

Ao longo de sua história, a Caesb tem sido reconhecida como uma empresa de excelência. Diversos prêmios recebidos pela Companhia atestam o esforço empreendido pelos empregados. Em 2020, por exemplo, mesmo com todas as dificuldades enfrentadas pela pandemia, Brasília conquistou o 2º lugar entre as capitais brasileiras no ranking ABES da universalização do saneamento, que avalia cinco indicadores: abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto – serviços prestados pela Caesb. A capital federal teve os melhores indicadores entre 1.857 cidades avaliadas em todo o Brasil.

Também no ano passado, a Caesb foi destaque na 20ª edição do Prêmio As 100+ Inovadoras no Uso de TI 2020, conquistando a 66ª colocação entre 241 empresas de todo o país e ocupando posição de destaque entre as 500 maiores do Brasil, em ranking divulgado pela revista Época Negócios. A Caesb passou da 384ª para a 360ª posição, onde o critério de classificação foi a receita líquida.

A Companhia também alcançou, mais uma vez, 100% do Índice de Transparência Ativa (ITA). Pela 5ª vez consecutiva, conquistou, em 2020, o prêmio realizado pela Controladoria-Geral do DF, onde 77 órgãos do DF atingiram um índice de 100%.

A Caesb ficou em 1º lugar no Prêmio MundoGEO#Connect 2016, que premiou os melhores projetos do país, vencendo na categoria “Utilities - Energia, Saneamento, Comunicação”, com o ousado e inovador “Projeto Atlas: Inteligência Geográfica que transforma dados em conhecimento”.

A Empresa esteve ainda entre os 10 finalistas no 21º Concurso Inovação no Setor Público, em 2017, com o Projeto Atlas. O concurso é promovido anualmente, desde 1996, pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em parceria com o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, e reconhece projetos que contribuam para o aumento da qualidade dos serviços prestados à população e tornem mais eficientes as respostas do Estado diante das demandas da sociedade.

Para a diretora de Suporte ao Negócio da Caesb, Roberta Zanatta, responsável pelo departamento de recursos humanos, pela manutenção dos prédios próprios em geral e transportes, bem como pela gestão dos suprimentos da Companhia, trabalhar e conhecer melhor a Empresa foi uma grata surpresa. “Realmente sinto orgulho de fazer parte da equipe Caesb, no auge dos seus 52 anos, e contribuir para que milhões de pessoas no nosso Distrito Federal recebam em suas casas água da melhor qualidade e tratamento de dejetos sanitários tão fundamentais à dignidade do cidadão”, declara a diretora.

BREVE HISTÓRICO

A Caesb foi criada em 8 de abril de 1969, pelo Decreto-Lei nº 524, com o nome de Companhia de Água e Esgotos de Brasília - Caesb. Antes disso, existia uma Divisão de Água e Esgotos no DF, mas era vinculada à Novacap.

Em 1999, por meio da Lei 2.416, a Caesb passou a ser denominada Companhia de Saneamento do Distrito Federal e ampliou o seu mercado no que diz respeito à diversificação de produtos, podendo atuar em todo território nacional. Além disso, foi criada a possibilidade de realizar a abertura de seu capital social.

Já em 18 de janeiro de 2005, a Lei nº 3.559 alterou a Lei nº 2.416, mudando a denominação para Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal, ampliando a área de atuação para outros países, bem como incluindo a possibilidade de prestar serviços na área de resíduos sólidos.

VÍDEO


Veja aqui o vídeo preparado em homenagem aos 52 anos da Caesb:

https://youtu.be/NZKYBotS7Hc

 

Crédito da foto: Marco Peixoto (Caesb)
 
Crédito da foto: Arquivo Público do DF
 
Crédito da foto: Arquivo Público do DF
 
Crédito da foto: Arquivo Público do DF

 

06/04/21 - Audiência pública discute normas para destinação de recursos para Pagamento por Serviços Ambientais

A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) discutiu, em audiência pública realizada por videoconferência na terça-feira (6/4), minuta de Resolução que define normas para que recursos destinados pela concessionária de abastecimento de água e esgotamento sanitário para Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) no DF, estejam previstos nas tarifas de água e esgoto.

Para mais informações, clique aqui.  

14/04/21 - Terceira etapa da substituição de ramais de água começa nesta quarta (14)

Com o objetivo de prevenir vazamentos e perdas de água, Caesb vai realizar o serviço na QNP 11 de Ceilândia

 

A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) inicia, nesta quarta-feira (14), a terceira etapa do Plano de Manutenção Preventiva Programada de Substituição de Ramais. A ação vai ser realizada na QNP 11 de Ceilândia e terá duração aproximada de 30 dias. O objetivo geral da iniciativa é melhorar as redes e os ramais de distribuição de água (instalação que liga a rede geral de água da rua com a rede interna do imóvel) em todo o DF.

Nessa etapa, serão substituídos 214 ramais prediais de água. As equipes da Companhia vão fazer levantamento de dados, manutenção de redes de água, inspeções, substituições dos ramais e pesquisa de vazamentos. Será realizada recomposição de pavimentação asfáltica e, no interior das residências, recomposição de calçadas, muretas e paredes onde o serviço for realizado.

O superintendente de Operação e Manutenção de Redes Oeste-Sul da Caesb, Mauro Laerte, esclarece que o trabalho é uma ação preventiva sem ônus para os clientes. “A ação atende ao Plano Distrital de Saneamento Básico (PDSB). Além disso, queremos combater as perdas de água ocorridas por vazamentos não visíveis ocasionados pelo envelhecimento da infraestrutura, fadiga do material, excesso de pressão no sistema e reincidência de rompimentos”, explica Mauro.

Para a execução dos trabalhos, eventualmente, será necessário acessar a residência dos moradores. Para isso, os empregados da Caesb estarão uniformizados e portando crachá de identificação. Eles vão adotar as medidas de prevenção ao coronavírus, como o uso de máscaras e álcool em gel. Em caso de portão fechado, os empregados deixarão um aviso de comparecimento com as instruções de procedimento.

De acordo com Mauro Laerte, para a execução dos trabalhos, será necessário, em alguns momentos, interditar ruas e vias, podendo gerar transtornos aos moradores. “ACaesb pede a compreensão de todos e se coloca à disposição por meio dos canais de atendimento. Nós sempre pedimos que os moradores tenham atenção ao transitar nas proximidades das obras, que respeitem as sinalizações de segurança e evitem deixar as crianças perto das obras. O nosso principalobjetivo é garantir a segurança e a satisfação dos nossos clientes”, reforça o superintendente.

Plano de Manutenção Preventiva

O Plano de Manutenção Preventiva Programada de Substituição de Ramais teve início em novembro de 2020. Já foram contempladas as regiões do Gama, Jardim Botânico, Ceilândia e Samambaia. Até agora, foram substituídos 1.469 ramais de água. O projeto prevê a substituição de 20.360 até fevereiro de 2022, podendo chegar a aproximadamente 30 mil. O projeto integra as diretrizes do Plano Distrital de Saneamento Básico (PDSB).

Conheça o Plano Distrital de Saneamento Básico (PDSB): https://www.caesb.df.gov.br/images/arquivos_pdf/plano-distrital-saneamento-basico.pdf

Mais informações poderão ser obtidas por meio da Central de Relacionamento com o Cliente – 115 e escritório on-line no site www.caesb.df.gov.br.

Saiba mais:

Segunda fase de substituição de ramais contemplará Ceilândia e Samambaia

Primeira etapa dos trabalhos acontecerá no Gama, em Ceilândia e no Jardim Botânico


Crédito das fotos: Cristiano Carvalho (Caesb)

 

15/04/21 - Caesb começa a enviar declaração de quitação anual para clientes

Usuários que possuem débitos ainda podem aderir ao Programa de Negociação de Débitos – PND 2020

Atualização (O programa de negociação de débitos foi encerrado em 30 de abril de 2021)

Usuários da Caesb que estão em dia com o pagamento de suas contas de água vão receber a declaração de quitação anual de seus débitos, referente ao ano de 2020. O documento atestando a adimplência do cliente começou a ser enviado no início do mês pela Companhia, juntamente com a fatura de abril.

Dos 703 mil clientes atendidos no Distrito Federal, a previsão é que 507 mil adimplentes recebam o documento com o nada-consta. Com a declaração, o cliente pode se desfazer de todos os comprovantes dos pagamentos das faturas de 2020. Basta guardar um só documento, reduzindo o volume de armazenamento.

Esta é a 12ª vez que a Caesb envia o documento aos clientes em obediência à Lei Federal nº 12.007/2009. A legislação determina que empresas públicas e privadas forneçam declaração periódica de que os usuários de seus serviços arcaram corretamente com as obrigações financeiras de exercícios passados. As emissões anuais de quitação de débitos devem ser feitas, no máximo, até o mês de maio.

Programa de Negociação de Débitos encerra no dia 30 de abril

Para os clientes que não receberam a declaração anual de quitação de débitos de 2020, ainda está em vigor o Programa de Negociação de Débitos – PND da Companhia. O serviço estará disponível até 30 de abril. Cerca de 37 mil clientes já foram beneficiados com o Programa.

O PND 2020 garante desconto de até 99% nos juros de mora para pagamento à vista, até 15 dias a partir do recebimento do boleto. Se o cliente optar por realizar o pagamento, toda a dívida em nome dele será quitada. Caso o nome esteja negativado, os custos de cartório deverão ser pagos em até três dias úteis.

Os usuários que optarem pelo parcelamento das dívidas terão o desconto progressivo dos juros, de acordo com a quantidade de parcelas. Para aderir, o cliente deve acessar a área de autoatendimento no site da Caesb e clicar na opção Programa de Negociação de Débitos.

Saiba mais

Programa de Negociação de Débitos - PND

 

19/04/21 - Caesb utiliza chatbot Iara em seu processo de transformação digital

Atendente virtual Iara auxilia nas demandas dos usuários


Os clientes da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) dispõem, a partir de agora, de uma ferramenta muito útil e fácil de ser utilizada: uma assistente virtual no site oficial. Na Empresa, o nome dessa assistente é Iara, figura presente no folclore brasileiro e conhecida como a “mãe das águas”. Esse atendimento via chatbot permite a interação humano-robô por meio de uma caixa de texto com informações relevantes ao usuário e a possibilidade de realização de serviços automatizados. A finalidade da nova ferramenta é aliar inovação e tecnologia à eficiência dos serviços de saneamento prestados à população do DF.

Desde o início da pandemia, a Caesb investe nos atendimentos digitais para facilitar o acesso dos usuários aos serviços prestados. Os resultados mostram que os cidadãos têm buscado os meios digitais. Houve redução de 87% na quantidade de atendimentos nos escritórios regionais, entre 2019 e 2020. O mesmo aconteceu com os postos do Na Hora, onde a redução chegou a 67%.

Na contramão desses percentuais, as ferramentas digitais aumentaram o alcance consideravelmente. O uso do escritório on-line no ano passado teve um aumento de 598%, quando comparado a 2019. Em 2019, foram 21.757 atendimentos com origem digital e 486.082 com origem humana, seja presencial ou por telefone. Já em 2020, o perfil mudou: os atendimentos on-line alcançaram 197.212 e os presenciais 196.512.

“Identificamos uma migração considerável do público da Caesb para os meios digitais. Por isso, temos nos adaptado para oferecer todos os serviços de forma virtual e dar mais conforto aos clientes”, explica Diego Rezende, superintendente de Comercialização da Caesb.

A assistente virtual, que pode ser acessada pela página principal do site da Empresa e pelo painel de autoatendimento, fornece soluções de suporte técnico para os clientes. A Iara, inicialmente, foi desenvolvida para ofertar serviços que possuem grande demanda, como: desobstrução de esgoto, falta de água, vazamento de água, revisão de contas, segunda via de débitos, entre outros.

"A Caesb, há quase dois anos, vem investindo em um importante processo de transformação digital. Lançamos, recentemente, um aplicativo inovador e totalmente moderno para Android e IOS. Agora, a Iara chega para facilitar ainda mais a comunicação entre a Empresa e os brasilienses. Neste período da pandemia de Covid-19, a Empresa foi atrás de novas soluções que permitissem a continuidade dos serviços, sem nenhuma interrupção. Os empregados da Companhia não medem esforços para garantir o bom atendimento à população. Essas inovações chegaram para ficar e mostram que a Caesb cuida da água, do esgoto e, acima de tudo, da comodidade e do bem-estar dos seus clientes. A Iara é mais uma grande conquista da Caesb e da população do DF que merece contar com serviços de excelência”, comemora a secretária-geral da Companhia, Claudia Marques.

A Iara foi desenhada com o modelo de árvore de decisão, onde são apresentados botões que facilitam a navegação do usuário. A interação é feita com chaves de acesso, como o número da inscrição do imóvel e CPF. O ouvidor da Caesb, Eduardo Soares, ressalta que esse é um grande passo dado pela Caesb. “Os pontos fortes da implementação do Bot são a disponibilidade, pois não há filas, a facilidade no atendimento, uma vez que a Iara conduz o cliente durante todo o processo, bem como a agilidade na obtenção da informação ou do serviço pretendido. Por esses motivos, a Iara se torna um canal de atendimento eficiente e assertivo.”

O chatbot chegou para estreitar relacionamentos e permitir uma comunicação imediata com o cliente. Segundo a gerente de Relacionamento com o Cliente da Caesb, Gabriela Freitas, a ferramenta traz muitas possibilidades de customização. “O nosso trabalho está sendo realizado para que novos serviços sejam disponibilizados e para que a Iara melhore a sua inteligência artificial, por meio de um trabalho contínuo de curadoria. Com isso, pretende-se que o usuário da Caesb se sinta acolhido e bem atendido”, afirma a gerente.

De 1º de fevereiro a 12 de abril deste ano, a Iara recebeu 4.857 acessos. Deste total, 4.394 atendimentos geraram abertura de Ordem de Serviço ou pedido de informações e foram concluídos. Os serviços mais demandados foram parcelamento de débitos, corte de água a pedido do cliente e alteração de titularidade.

Para a adoção desse software, os trabalhos de pesquisa foram iniciados em 2019 e a Assessoria de Tecnologia da Informação da Caesb foi fundamental na implantação da ferramenta. O gerente de Desenvolvimento e Manutenção de Sistemas, César Augusto da Fonseca, comenta a participação da área no processo. “Em 2020, construímos a integração do robô com os nossos sistemas de atendimento. O objetivo é que as solicitações do chatbot sejam transformadas em ordens de serviço ou em informações e retornadas ao cliente por meio de uma interface web”, explica César Augusto.

De acordo com César, em virtude da pandemia, diversos serviços que eram prestados presencialmente ou com alguma interação humana foram disponibilizados utilizando essa tecnologia, como, por exemplo, revisão de contas, consulta de débitos pendentes, segunda via de contas, conserto de vazamento na rua, conserto de vazamento no hidrômetro/cavalete, consulta de falta de água, entre outros. “Em virtude dessa mudança, deslocamos parte da equipe que realizava a abertura dessas solicitações para atender outras atividades do processo, resultando em maior eficiência", comemora o gerente.

E, agora, que já apresentamos a vocês a mais nova tecnologia adotada pela Caesb neste ano, que tal acessar o site www.caesb.df.gov.br e bater um papo com a Iara no WebChat?


 


 

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