Perguntas Frequentes Central 115/Ouvidoria



 

 


Formulário da ouvidoria

Formulário da ouvidoria

         

Ouvidoria

Resposta   A Ouvidoria da Caesb é uma unidade de atendimento de 2º nível, ou seja, atua em questões, já conduzidas junto à Central 115, Escritórios Regionais ou Postos de Atendimento "Na Hora"; tais como: má qualidade dos serviços prestados, descumprimentos de prazos, não aplicação de normas ou dispositivos legais estabelecidos, etc.
Denúncias sobre má conduta de empregados, direção perigosa, danos ao patrimônio da Caesb, bem como, elogios, sugestões e críticas ao serviços prestados também devem ser encaminhadas diretamente à Ouvidoria da Caesb.
Já as denúncias sobre danos ambientais, despejos de água servida na rua, transbordamento de fossa, ligações clandestinas de água e reclamações sobre leituras são atendidos prioritariamente nos canais de atendimento de 1º nível (Central 115, Escritórios Regionais e Postos de Atendimento "Na Hora").
Resposta   Qualquer pessoa física ou jurídica.
Resposta   A Ouvidoria da Caesb é uma unidade de Atendimento em 2º nível, ou seja, atua em questões já conduzidas junto a um dos canais de atendimento de 1º nível da Caesb, especialmente, em casos de atendimento ou resposta insatisfatórios, má qualidade dos serviços, descumprimento de prazos ou dispositivos legais estabelecidos, entre outros. É também responsável pelo recebimento das seguintes manifestações: denúncias sobre má conduta de empregados, direção perigosa, danos ao patrimônio da Caesb e críticas, elogios e sugestões em relação aos serviços prestados pela Caesb. Para registro de reclamações ou solicitações junto à Ouvidoria, é necessário que se informe o número do protocolo original, fornecido por algum canal de atendimento de 1º. Nível (Central 115, Escritórios ou Postos de Atendimento ao Público).
Resposta   Nome completo do empregado denunciado; Nome da unidade de lotação ou empresa prestadora de serviço do denunciado; Descrição detalhada do(s) fato(s); Data e horário/periodicidade do(s) fato(s) denunciado(s); Local onde ser verificou a ocorrência; Fotos, vídeos, documentos ou outras provas que evidenciem o(s) fato(s) denunciado(s). Obs.: Caso existam e sejam passível de envio por meio eletrônico, utilize a opção ANEXAR do Formulário de Denúncia.
Resposta  Sim. O formulário eletrônico da Ouvidoria permite o envio de fotos ou documentos nos formatos: jpg, png, jpeg ou pdf.
Resposta   A identificação não é obrigatória, mas todo registro identificado tem garantia total de sigilo dos dados, conforme Decreto nº 24.582/2004.
Resposta   Caso haja necessidade de informações antes do desfecho da demanda, basta ligar no telefone 3329-9090 e solicitá-las.
Resposta   Basta ligar no telefone 3329-9090 e informar os dados do solicitante ou endereço a que se refere à demanda.
Resposta   O prazo adotado pela Ouvidoria da Caesb para encaminhamento da resposta ao cliente é até o 10º dia útil desde o contato.
Resposta No Sistema Eletrônico de Serviço de Informação ao Cidadão (e-SIC). Este é o sistema informatizado que centraliza as entradas e saídas de todos os pedidos de informações dirigidas ao Poder Executivo do Distrito Federal. Atualmente, o e-SIC é mantido pela Controladoria-Geral do DF e pode ser acessado pelo endereço http://www.e-sic.df.gov.br. Destaca-se que além de propiciar o registro e encaminhamento dos pedidos de informação, é através deste sistema que cidadão poderá consultar as respostas dos pedidos registrados.

 


Central 115 - Caesb


Vazamentos de Água
Resposta Ligar para a Central 115 e solicitar o conserto. Caso o vazamento seja após o hidrômetro, o registro do cavalete deve ser fechado. O prazo de atendimento é de seis horas úteis.
Resposta Ligar para a Central 115 e solicitar o conserto do vazamento, fornecendo referências sobre a sua localização. O prazo de atendimento é de, no máximo, duas horas corridas.

 

Desobstrução de Esgotos
Resposta Ligar para Central 115 e solicitar a desobstrução ou o conserto, fornecendo referência sobre a sua localização. O prazo de atendimento é de doze horas úteis.
Resposta A Caesb só atua até a caixa de inspeção, ou seja, a última caixa de esgotos da residência. Caso essa caixa esteja obstruída, o conserto deve ser solicitado à Central 115. O prazo de atendimento é de doze horas úteis. Se o entupimento se der nas outras caixas ou na rede interna, o próprio morador deve providenciar a desobstrução ou o conserto.

 

Falta d’Água
Resposta Primeiramente deve-se verificar se os registros de entrada de água estão fechados. Caso estejam abertos e, mesmo assim, a água não esteja entrando, a CAESB deve ser acionada, através da Central 115.
Resposta Deve-se efetuar o pagamento da conta que gerou o corte e solicitar à Central 115 a religação da água. Pode-se também comparecer ao Escritório Regional ou posto de atendimento do “Na Hora” para apresentar o comprovante de pagamento.

 

Contas de Água
Resposta Ligar à Central 115 ou comparecer a um Escritório Regional ou Posto de Atendimento da Caesb para verificar o motivo do não recebimento da fatura e solicitar a emissão ou o envio da segunda via. Pode-se também emitir segundas vias de contas no sítio www.caesb.df.gov.br, e nas máquinas de Autoatendimento do BRB.
Resposta Ligar à Central 115 ou comparecer a um Escritório Regional ou Posto de Atendimento Caesb com uma conta de água em mãos, de forma a facilitar o atendimento.
Resposta O parcelamento de contas pendentes é concedido somente ao proprietário ou representante legal do imóvel, mediante normas em vigor e análise de viabilidade pela Caesb. A negociação só pode ser realizada presencialmente, nos Escritórios Regionais ou postos de atendimento do Na Hora, sendo necessária a apresentação de documentos pessoais e de propriedade do imóvel.
Resposta Ponderar se houve mudança nos hábitos de consumo ou aumento do nº. de moradores; comparar a leitura do hidrômetro com a que está em sua conta de água; executar testes de vazamento nas instalações hidráulicas do imóvel. Somente após estas verificações, e não encontrando nenhuma irregularidade, contatar a Central 115 para uma possível vistoria e análise da fatura.
Resposta Presencialmente, em qualquer escritório regional ou postos Na Hora. O cliente deve apresentar documentos pessoais e da propriedade, posse ou ocupação do imóvel, originais e cópias legíveis, não sendo aceitos documentos incompletos, rasurados, com emendas ou ilegíveis. A lista completa dos documentos necessários para realização deste serviço está disponível na Carta de Serviços ao Cidadão da Caesb, páginas 29-31. 

 

Informações Diversas
Resposta Os endereços, horários de funcionamento e serviços prestados pelos Escritórios Regionais poderão ser consultados junto à Central 115 ou no sítio www.caesb.df.gov.br.