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27/12/22 - Caesb investiu R$ 1 bilhão em obras de água e esgoto entre 2019 e 2022

Confira a entrevista do Presidente Pedro Cardoso à Agência Brasília

 

Agência Brasília* I Edição: Débora Cronemberger


No Distrito Federal, 99% das residências são atendidas com água tratada e 91,77% são ligadas às redes de esgoto. Esses índices foram alcançados ainda em 2021, com 12 anos de antecedência às metas estabelecidas pelo Novo Marco Legal do Saneamento. O resultado foi possível graças aos investimentos realizados pela Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) entre 2019 e 2022. Foi quase R$ 1 bilhão aplicado na melhoria dos sistemas de abastecimento de água e esgoto, segundo o presidente da Companhia, Pedro Cardoso. Para o próximo mandato do governador Ibaneis Rocha, a Caesb planeja triplicar os investimentos, chegando a mais de R$ 2,8 bilhões. É mais qualidade de vida para toda a população do Distrito Federal.


AGÊNCIA BRASÍLIA – Quanto a Caesb investiu nos últimos quatro anos? 
PEDRO CARDOSO – Entre 2019 e junho de 2022, a Caesb investiu exatos R$ 983.450.384,00, sendo R$ 350,3 milhões no Sistema de Abastecimento de Água e R$ 276,6 milhões no Sistema de Esgotamento Sanitário. Outros R$ 356 milhões foram investidos em operações de melhoria, expansão da infraestrutura, no aumento da eficiência e na manutenção dos sistemas de tratamento de água e de esgoto. Houve ainda aportes financeiros para a ampliação da infraestrutura civil, elétrica, mecânica e de automação e tecnologia de comunicação por telemetria, entre outros empreendimentos, além de investimentos em programas de redução de perdas, aquisições e instalação de equipamentos.


AGÊNCIA BRASÍLIA – Quanto a Caesb pretende investir no próximo Governo Ibaneis Rocha?
PEDRO CARDOSO – A Caesb planeja investir R$ 2,83 bilhões na execução de projetos de expansão dos sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário, tais como: a ampliação do sistema Brazlândia; a implantação de adutora e elevatória do Sistema Corumbá para o Sistema Paranoá Sul; e a ampliação das Estações de Tratamento de Esgoto Melchior, Sul e Planaltina.


AGÊNCIA BRASÍLIA – Quais foram as principais obras de esgotos realizadas entre 2019 e 2022?
PEDRO CARDOSO – Em 2019, começamos a executar obras de esgotamento sanitário em diversos locais, como no condomínio Entre Lagos, no Setor de Mansões Sobradinho e no Sol Nascente. Em 2020, podemos destacar a implantação de redes e estações elevatórias em Sobradinho, as melhorias no sistema de vazão da Estações de Tratamento de Esgoto Melchior e ampliação do sistema de esgoto do Setor de Clubes Esportivos Sul. Em 2021, destacamos a implantação do sistema sanitário da Região dos Lagos no Itapoã e Paranoá, no Trecho II do Sol Nascente, no Pôr do Sol e na Colônia Agrícola Sucupira no Riacho Fundo. Em 2022, foram concluídos os sistemas do Setor de Mansões Park Way (Quadras 1 a 5), Colônia Agrícola Águas Claras, Vila IAPI e Colônia Agrícola Bernardo Sayão. Foram implantados 131 mil metros de redes e duas elevatórias, que conduzirão o esgoto coletado até a ETE Melchior. Outra importante realização: a implantação do sistema de esgotamento sanitário no Sol Nascente (Bacia E), beneficiando cerca de 19 mil habitantes, com investimento de R$ 12 milhões. 


AGÊNCIA BRASÍLIA – A Caesb tem trabalho para atingir as metas do Novo Marco Legal do Saneamento Básico?
PEDRO CARDOSO – O novo Marco Legal prevê que até 31 de dezembro de 2033 os índices de universalização dos serviços alcancem 99% de atendimento de água e 90% de atendimento de esgoto. Ainda em 2021, com larga antecedência, a Caesb atingiu as metas de universalização exigidas pelo novo Marco Legal. Atualmente, chegamos a 99% de atendimento de água e 91,77% de atendimento de esgoto.


AGÊNCIA BRASÍLIA – Como foi possível atingir esses resultados?
PEDRO CARDOSO – Desde 2019, estamos fazendo investimentos constantes para atender ao crescimento populacional do Distrito Federal. Conseguimos ampliar em 1,3 mil quilômetros as redes de água e esgoto. Aumentamos o atendimento em 38.992 ligações de água e 60.818 ligações de esgotamento sanitário. Além disso, ampliamos a população beneficiada com a tarifa social para 26.737 ligações ativas de água cadastradas. 


AGÊNCIA BRASÍLIA – A Caesb planeja ampliar o alcance do Sistema Produtor Corumbá?
PEDRO CARDOSO – Sim. Em 2022, depois de superarmos alguns problemas que por anos atrasaram a obra, conseguimos entregar esse sistema, que hoje abastece com água tratada 1,3 milhão de pessoas em quatro cidades da região sul do DF (Santa Maria, Gama, Recanto das Emas e Riacho Fundo II) e em quatro municípios goianos (Luziânia, Valparaíso de Goiás, Cidade Ocidental e Novo Gama). Agora trabalhamos para consolidar o abastecimento em outras áreas, como o Setor Habitacional Ponte de Terra e o Setor Meirelles. Indiretamente, toda a parcela oeste do DF e a cidade de Águas Lindas de Goiás também serão beneficiadas com a geração de excedentes no Sistema Descoberto. 


AGÊNCIA BRASÍLIA – O que a Caesb tem feito para garantir que o meio ambiente seja respeitado?
PEDRO CARDOSO – Temos diversos projetos, como o Expresso Ambiental. É um ônibus que transporta uma maquete de seis metros sobre O ciclo do saneamento, mostrando desde a captação de água até a devolução do produto tratado. Também recebemos estudantes e empresas que desejam conhecer o processo de tratamento de água e esgoto. Além disso, realizamos palestras de educação ambiental com foco no ciclo do saneamento e no uso consciente da água. Atuamos também junto a empresas para estimular o descarte ambientalmente correto de materiais. Em 2022, foram coletados 10.150,65 kg de resíduos laboratoriais, 18.720 kg de tubos e peças contaminados por esgoto, 3.860 unidades de lâmpadas inteiras, 19,85 kg de cacos de lâmpadas quebradas, além de 21 kg de pilhas.


AGÊNCIA BRASÍLIA – Quais foram as ações da Companhia para melhorar o atendimento ao cliente?
PEDRO CARDOSO – A Caesb possui mais de 700 mil clientes e para atendê-los disponibiliza 13 Escritórios Regionais, seis postos Na Hora e diversos canais de atendimento virtual. Com a suspensão do atendimento ao público nos escritórios regionais devido à pandemia, a Companhia investiu ainda mais na modernização de seus canais de atendimento virtual. O Aplicativo da Empresa, por exemplo, que está disponível aos usuários desde 2015, foi completamente redesenhado e recebeu uma nova identidade visual, tornando mais fácil a navegação e o acesso aos serviços. A reformulação completa do aplicativo fez parte do plano de transformação digital e inovação da Caesb com o objetivo de prestar um melhor atendimento ao cidadão, reduzir a burocracia, simplificar o acesso e diminuir o tempo de espera para obtenção dos serviços. Atualmente, a Caesb disponibiliza cinco canais remotos: WhatsApp (disponível apenas para as cidades de Taguatinga, Ceilândia, Samambaia, Sobradinho e Planaltina), Agência Virtual, App, Site e a Central 115. O atendimento ao cliente pela Central de Atendimento 115 também foi reformulado, e o serviço de URA – Unidade de Resposta Audível automatizado. Além disso, a Ouvidoria da Caesb lançou um novo sistema que otimiza o atendimento, o registro e os tratamentos das demandas recebidas pela área.

 


 

29/12/22 - Caesb monta estrutura para garantir a hidratação do público na posse presidencial

A Companhia montou um esquema de plantão com 32 colaboradores para atender as mais de 300 mil pessoas esperadas

 

A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) irá garantir a distribuição de água de forma ininterrupta nas festividades da posse presidencial, na Esplanada dos Ministérios, no próximo dia 1° de janeiro. Serão disponibilizados cerca de 30 mil litros de água para atendimento ao público presente. A partir das 7h, quatro unidades móveis equipadas com caixas de 500 litros cada, ligadas diretamente à rede de abastecimento, serão dispostas na Praça dos Três Poderes.

A estrutura montada dispõe logo no início da manhã, no quadrante central da Esplanada dos Ministérios, de dois caminhões com caixas de cinco mil litros de água cada. A partir das 17h, quatro unidades móveis com caixas de 500 litros cada reforçam o atendimento no local, até a madrugada do dia 2 de janeiro.

Para manter a oferta de água ao público estimado em 300 mil pessoas, a Companhia montou um esquema de plantão com 32 colaboradores. Um caminhão-pipa com 10 mil litros ficará à disposição para reabastecimento das unidades móveis.

Um total de seis mil copos contendo água envasada pela Caesb serão destinados a servidores de diversos órgãos que irão atuar na ocasião. Além disso, ainda serão instalados três pontos para funcionamento em tendas com postos de saúde do SAMU. Para a oferta de água às forças de segurança, será reservada uma unidade fixa com caixa de 500 litros, próximo ao Museu da República, na Estrutura da Cidade da Segurança.

A atuação da Caesb para garantir a hidratação do público não ficou restrita ao dia da posse. Uma mobilização extra foi necessária para atender a demanda das caravanas oriundas de outras unidades da federação. Para atendimento de cerca de 45 mil pessoas, foi realizada ontem (28) a instalação de seis unidades fixas com caixas de 500 litros de água, em cada um dos pontos de acolhimento, montados no Estádio Nacional Mané Garrincha e nos Pavilhões de Exposição do Parque da Cidade e da Granja do Torto. Para o acolhimento no Centro Comunitário da Universidade de Brasília (UnB), foram ligados dois pontos no setor destinado à alimentação.


Crédito da foto: Cristiano Carvalho (Caesb)

02/01/23 - Caesb entrega a estação elevatória de esgotos no Sol Nascente

População já está autorizada a fazer ligações 

A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) finalizou mais uma etapa da implantação do sistema de esgotamento sanitário do Setor Habitacional Sol Nascente: a Estação Elevatória de Esgotos. Cerca de 17 mil moradores serão beneficiados nesta etapa. 

O gerente de Mobilização Comunitária da Caesb, César Augusto Rissoli, esclarece que uma autorização de funcionamento já foi distribuída. “Entregamos aos moradores um comunicado orientando como deve ser feita a ligação da tubulação de suas casas com a rede de esgoto da Caesb e como usar o sistema de forma adequada”, explica o gerente. 

A Estação Elevatória da Bacia “E” do Sol Nascente é a maior da região administrativa. Ela integra o sistema de esgotamento sanitário composto por rede coletora de esgotos e por linha de recalque. Todo o sistema custou R$ 16,7 milhões e foi construído com recursos próprios da Caesb. A elevatória terá capacidade de bombeamento de até 50 litros por segundo e esgoto será levado para a Estação de Tratamento de Esgotos Melchior, em Samambaia. 

O assessor da Diretoria de Engenharia da Caesb, Antônio Luís Harada, explica que a Caesb iniciou a implantação do sistema de esgotamento sanitário do Sol Nascente em 2011, porém, a ocupação da área vem crescendo durante os últimos anos em ritmo acentuado. 

A área definida pela Caesb como “Bacia E” é uma das áreas do Setor Habitacional Sol Nascente de ocupação mais recente, apresentando infraestrutura ainda em consolidação. A área encontra-se dentro do “Trecho 3” do Setor, sendo uma das últimas a receber licenciamento ambiental para sua ocupação regular. 

“Estima-se que o atendimento à região administrativa com redes coletoras de esgotos esteja em torno de 90%, dado o constante surgimento de novas área ocupadas. Apesar disso, as áreas atendidas com redes coletoras de esgotos no bairro, já possuem condições adequadas de salubridade, garantindo condições mínimas de higiene e saúde pública para seus moradores”, conclui Harada. 

Crédito da foto: Cristiano Carvalho (Caesb) 

 

 

16/01/23 - Confira as dicas da Caesb para o período das férias escolares

Mantenha os registros de água fechados para evitar vazamentos 

Neste período de férias escolares, é comum muitos brasilienses viajarem e se ausentarem de suas residências. As dicas de segurança habituais devem sempre ser seguidas como trancar portas e janelas, tirar os eletrônicos das tomadas, evitar divulgar fotos em redes sociais, fechar o registro de gás, suspender a entrega de jornais ou revistas ou deixar qualquer tipo de evidência de que o imóvel está desocupado. A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) aproveita e oferece algumas dicas adicionais para garantir a tranquilidade dos viajantes: 

Vazamento de água 

Antes de viajar, feche todos os registros de água do imóvel, incluindo o registro geral. Essa medida evita desperdício em caso de vazamentos ou esquecimento de alguma torneira aberta. 

- Confira o funcionamento da boia da caixa d’água, pois ela serve para fechar a entrada do reservatório quando a caixa já está cheia. 

- Teste todas as torneiras e os chuveiros do imóvel, uma vez que um gotejamento pode desperdiçar até 46 litros de água por dia. 

- Deixe a pia limpa e jogue o lixo fora. A louça suja acumula sujeira e atrai insetos. Aproveite para colocar os talheres de molho e lavar todas as peças de uma só vez. 

- Lave as roupas sujas antes de viajar. Reutilize a água da máquina para lavar a garagem ou o quintal. 

- Feche os ralos para evitar que insetos (baratas, aranhas ou escorpiões) invadam a casa na sua ausência. 

- Cuidar das plantas também é importante. Utilize vasos auto irrigáveis, que possuem um reservatório de água em quantidade suficiente para sua sobrevivência e retire recipientes que possam ser depósito do mosquito da dengue. 

- Peça para uma pessoa de confiança visitar sua casa periodicamente e verificar se não houve nenhum vazamento. 

- Caso algum vazamento seja identificado internamente, a Caesb deve ser informada sobre o conserto, o local deve ser fotografado e esses registros devem enviados à Companhia. Isso é necessário para que seja analisado se houve influência do vazamento no consumo medido. Se o vazamento ocorrer no cavalete do hidrômetro, somente a Caesb pode realizar o reparo. O usuário deve entrar em contato com a Empresa e solicitar a correção da fatura. 

Ao retornar, aproveite e faça a limpeza da caixa d´água do seu imóvel, pois a água parada por um longo período pode favorecer a presença de algas e bactérias, além de uma possível contaminação por animais, caso a tampa tenha se deslocado em sua ausência. Confira o passo a passo da limpeza no site da Caesb

Pagamento 

Para evitar surpresas, lembre-se de antecipar o pagamento da sua conta de água da Caesb. A fatura pode ser paga em toda a rede bancária, agências lotéricas, correspondentes bancários ou pelo sistema de débito automático. A segunda via da conta está disponível em vários canais de atendimento: 

- Aplicativo disponível nos sistemas IOS e Android. No app, é possível fazer o download da fatura em PDF e enviar por e-mail ou aplicativo de mensagem; 

- Site www.caesb.df.gov.br; 

- Agência Virtual; 

- Central de Atendimento Telefone 115 (válidos para ligações no DF); 

- Escritórios Regionais (apenas para emissão da segunda via da fatura); 

- Postos na Hora e 

- WhatsApp (disponível exclusivamente para usuários de Taguatinga, Ceilândia, Samambaia, Sobradinho e Planaltina). 

Caso o usuário tenha contas em aberto com a Caesb até 31 de outubro de 2022, é possível participar de mais uma edição do Programa de Negociação de Débitos, disponível para clientes pessoas físicas e pessoas jurídicas. O programa oferece condições especiais para a negociação de débitos, flexibilizando os pagamentos à vista e oferecendo parcelamento, com a redução gradativa dos juros de mora. 

 

Crédito da foto: Cristiano Carvalho (Caesb)

23/01/23 - Caesb fará a substituição de ramais de água em Ceilândia

13ª etapa dos trabalhos começa hoje 

 

A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) inicia hoje a execução de mais uma etapa da implementação do Plano de Manutenção Preventiva Programada de Substituição de Ramais. O objetivo dos trabalhos é melhorar as redes e os ramais de distribuição de água, ou seja, a instalação que liga a rede geral de água da rua com a rede interna do imóvel, diminuindo vazamentos e, consequentemente, o índice de perdas da Companhia. Tal ação resultará em maior confiabilidade do sistema.  

A 13ª etapa das ações de substituições de ramais previstas no Plano Distrital de Saneamento Básico – PDSB começa hoje na QNN 20, em Ceilândia, e irá substituir 108 ramais prediais de água. Durante o período de execução, além da substituição de ramais, as equipes de manutenção da Caesb farão levantamento de dados, manutenção de redes de água, inspeções e pesquisa de vazamentos. Os serviços externos preveem a recomposição de pavimentação asfáltica e, internamente, nas residências, a Companhia deve realizar a recomposição de calçadas, muretas e paredes onde for realizado o serviço. A previsão é de que os trabalhos terminem em 30 dias. 

Para a execução dos trabalhos, será necessário acessar a residência dos moradores. Para isso, os empregados da Caesb estarão uniformizados e portando crachá de identificação. Em caso de portão fechado, os empregados deixarão um aviso de comparecimento com as devidas instruções de procedimento. Outras informações podem ser obtidas por meio da Central de Relacionamento com o Cliente, pelo número 115, Escritório Online no site www.caesb.df.gov.br ou Postos de Atendimento localizados no Na Hora. A execução adequada e completa dessas melhorias resultará em maior eficiência do sistema e a colaboração dos clientes é essencial durante o processo. 

O superintendente de Operação e Manutenção de Redes Oeste-Sul, Mauro Laerte, ressalta que o trabalho desenvolvido se trata de ação preventiva, sem custos para os clientes. “Nosso objetivo é atender o PDSB por meio da substituição de ramais, combater as perdas físicas de água no sistema por vazamentos não visíveis ocasionado pelo envelhecimento da infraestrutura, fadiga do material por stress hidráulico, excesso de pressão no sistema e reincidência de rompimentos nos ramais”, explica o superintendente.  

 PLANO DISTRITAL DE SANEAMENTO BÁSICO (PDSB) 

O Plano Distrital de Saneamento Básico (PDSB), elaborado pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), em parceria com a Caesb e outras empresas do DF, tem como base a Lei Federal nº 11.445/2007, que estabelece as diretrizes nacionais para o saneamento básico. 

Uma das afirmações do PDSB é a de que os vazamentos em ramais prediais são os principais responsáveis pelas atuais perdas do sistema. Dessa forma, há a recomendação de uma gestão da infraestrutura, englobando a instalação e manutenção das tubulações, onde os ramais estão incluídos. Eles devem ser padronizados e executados com material de mais qualidade. Em cenários desejáveis de redução do índice de perdas da Caesb, 2% dos ramais prediais devem ser substituídos por ano em locais onde ocorre maior incidência de vazamentos. 

 

 Crédito da foto: Cristiano Carvalho (Caesb)

 

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