Acessibilidade


06/02/23 - ETA Rio Descoberto completa 37 anos amanhã no dia 7 de fevereiro



Estação de Tratamento de Água abastece 60% da população da capital 

  

A Estação de Tratamento de Água Rio Descoberto (ETA RD) completa 37 anos no dia 7 de fevereiro. Responsável por 50% da água produzida na capital, o que corresponde ao atendimento de quase 60% da população do DF, a ETA atende 16 regiões do Distrito Federal e é a maior unidade de tratamento de água da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb).  

A operação da ETA Rio Descoberto foi iniciada em fevereiro de 1986. À época, a capacidade de tratamento era de três mil litros/segundo com tecnologia de filtração direta. Com o passar do tempo, a capacidade foi aumentando e, atualmente, possui capacidade projetada para até seis mil litros/segundo. Com os diversos investimentos e melhorias, os processos ficaram mais modernos com a redução das perdas de água de 5% a quase zero.  

Em 2022, a ETA RD operou com vazão média de quatro mil litros/segundo. Essa produção atendeu as cidades de Ceilândia, Taguatinga, Vicente Pires, Águas Claras, Samambaia, Riacho Fundo I e II, Recanto das Emas, Gama, Santa Maria, Núcleo Bandeirante, Park Way, Candangolândia, Sol Nascente, Pôr do Sol e Arniqueiras. 

Segundo o gerente dos Sistemas Produtores de Água Descoberto e Brazlândia, Wellington Ribeiro de Freitas, a partir de 2010, a Companhia intensificou os investimentos na automação das unidades operacionais, incluindo a ETA RD. “Com isso, houve o desenvolvimento de um novo sistema de supervisão e infraestrutura composta por rede de transmissão, equipamentos, instrumentação de processo e nova sala de operação, propiciando, assim, melhoria das condições operacionais da unidade e da estabilidade do processo”, esclarece o gerente. 

Por ser grande e por sua arquitetura permitir a visualização da água que chega à estação, a ETA RD recebe um elevado número de visitantes todos os anos. Técnicos de diversos países e outras companhias de saneamento vão à unidade para entender o sistema, considerado uma referência. Em 2019, a estação recebeu a visita de quase 1.400 pessoas, entre alunos de escolas públicas e outras instituições. Com a pandemia, as visitas estiveram suspensas, mas foram retomadas em agosto de 2022. A expectativa é que 2023 seja um ano de muitas visitas. 

  

         

Crédito das fotos: Marco Peixoto (Caesb)