Acessibilidade


20/10/20 - Caesb lança campanha permanente para incentivar o uso racional da água em todo o DF

Medidas simples contribuem na preservação deste bem finito


Após semanas de temperaturas elevadas e índices de umidade do ar baixos, as chuvas começaram a chegar ao Distrito Federal. A notícia é boa, mas o alerta de que a população precisa usar água de forma racional continua. Pensando nisso, a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) lança, neste mês de outubro, a campanha de uso racional da água: “Seja consciente! Economize água!”.

Toda semana, a Companhia vai divulgar informações, dicas, matérias, entrevistas e outras estratégias de comunicação reforçando a importância do uso racional deste recurso. Para identificar que o material faz parte da campanha permanente, a Caesb criou um selo com a marca da ação. Ele estará aplicado em todas as peças gráficas e de vídeo que serão divulgadas pela Empresa de saneamento. Nas redes sociais, também será usada a #CaesbEduca para identificar os materiais. Neste mês das crianças, a Caesb perguntou algo simples para as pequenas e os pequenos: como você economiza água em casa? O resultado foi divulgado em um vídeo que faz parte da ação (Assista aqui).

A secretária-geral da Caesb, Claudia Marques, reforça que a campanha é permanente e tem como objetivo conscientizar a população do DF sobre a importância do uso responsável da água, tanto no período de seca quanto no período de chuva. "Em 51 anos, a Caesb nunca teve uma iniciativa permanente para debater o assunto. Nós entendemos a importância de mostrar à população, constantemente, a necessidade do uso racional deste bem tão precioso à vida. Nosso trabalho vai além do tratamento da água e do esgoto. Estamos falando de saúde e qualidade de vida. Por isso, queremos trabalhar em parceria com a população para que, juntos, possamos construir esse trabalho educativo. É uma campanha da própria Caesb, mas que deve ser realizada em parceria com todos os cidadãos do Distrito Federal. A população será a nossa grande parceira nesta iniciativa", ressalta Claudia.

Nos primeiros dias do mês de outubro, o Distrito Federal passou pelo pico de consumo de água do ano. De janeiro a setembro de 2020, a produção média de água foi de 7.500 L/s. Já entre os dias 1º e 12 de outubro, a produção aumentou 11%, chegando a 8.300 L/s, o que indica o reflexo de um maior consumo pela população, possivelmente em razão do calor e do tempo seco.

A água é um recurso finito e precisa ser preservada para o futuro. A pedagoga da Caesb Érika Radespiel defende que utilizar a água de forma consciente é um exercício de cidadania. “Isso precisa ser colocado em prática em todos os momentos e não apenas em situações pontuais. Essa cidadania é uma consciência coletiva que se materializa na responsabilidade individual de cada um. São ações simples que devem ser praticadas diariamente”, destaca Érika.

Ela elenca ações simples de uso racional que contribuem diretamente no uso consciente da água. “Tomar um banho controlado é fundamental. E não é só para as crianças e adolescentes. Os adultos também precisam ter essa atitude. Ao escovar os dentes, você pode usar um recipiente como um copo ao invés de manter a torneira aberta durante todo o período que estiver escovando. São medidas simples e que fazem a diferença”, garante a pedagoga.

O diretor de Operação e Manutenção da Caesb, Carlos Eduardo Borges Pereira, reforça a importância do uso consciente da água. “Em função da onda de calor nos primeiros dias do mês de outubro, a nossa produção de água aumentou para atender a demanda da população do DF. Mas temos que ter muita cautela. O uso racional da água é fundamental, pois, além de garantir este recurso para o futuro e evitar a falta dele, gera economia para a população, com a redução nas contas de água”, afirma o diretor.

Dicas de uso racional de água

  • Um banho de vinte minutos desperdiça, em média, 130 litros de água. Mais do que os 110 litros recomendados pela Organização das Nações Unidas (ONU) para uso diário por pessoa para necessidades de consumo e higiene.
     
  • Uma torneira aberta continuamente durante três minutos tem um gasto de 18 litros de água. Ao escovar os dentes, recomenda-se fechar a torneira e só abrir quando for enxaguar a boca. Na lavagem da louça, a atitude deve ser a mesma. Com a torneira aberta, o gasto médio é de 240 litros. Abrindo e fechando a torneira, o gasto cai para 70 litros.
     
  • Ao limpar calçadas, a melhor opção é varrer a sujeira ao invés de utilizar mangueiras, reduzindo, assim, o uso inadequado de água potável. Outra opção de economia é utilizar a água da lavagem de roupas para fazer esse tipo de limpeza.
     
  • Uma torneira mal fechada desperdiça 46 litros por dia. Uma correndo em filete gasta 180 a 750 litros. Já uma ligada normalmente pode gastar até 12,5 mil litros de água por dia. Uma descarga comum gasta de sete a 10 litros de água. É necessário sempre observar se a válvula está regulada, se não há furos nos canos e as torneiras da casa estão bem fechadas.
     
  • Outra medida que pode contribuir para o aspecto ambiental e econômico é a instalação de hidrômetros individualizados. Eles reduzem o desperdício de água e permitem uma cobrança justa pelo consumo real de cada unidade habitacional. A medição individualizada incentiva o consumo responsável de água e propicia mais atenção aos aspectos de manutenção das instalações hidráulicas, pois, em caso de vazamentos, há um aumento da conta mensal individual induzindo o morador a tomar providências imediatas.


Quer aprender a economizar água? Escute quem sabe tudo.

23/10/20 - Famílias do Riacho Fundo II são beneficiadas com doações de sabonetes

Pontos de arrecadação de itens de higiene continuam recebendo donativos

 
A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) está há quase seis meses auxiliando famílias em situação de vulnerabilidade social. Desde maio, quando foi lançada a Campanha Solidária “Os cuidados com a higiene pessoal salvam vidas. Faça a sua doação. Ganhe um coração aquecido!”, foram distribuídos mais de 10 mil sabonetes e barras de sabão, arrecadados pela empresa pública.

Recentemente, a Gerência de Qualidade de Vida e Responsabilidade Social (SGPQ) da Caesb esteve na instituição Centro Social Reviver do Riacho Fundo II para entregar 800 sabonetes a 200 famílias da região. A instituição atende pessoas com problemas de saúde com doações de roupas, alimentos, móveis, remédios, materiais de higiene e assistência afetiva, física e emocional. O trabalho é feito em conjunto com a Pastoral da Saúde da Paróquia Medalha Milagrosa do Riacho Fundo II.

“Ajudamos famílias que não têm nada. Neste momento de pandemia, a doação dos sabonetes vai auxiliar na prevenção ao coronavírus. Agradeço a Caesb pelo apoio e espero que a empresa continue com esse trabalho que leva solidariedade aos mais necessitados e estimula os que podem doar”, agradeceu Gidelma da Silva, presidente do Centro Reviver.

A ação solidária da Caesb foi lançada com o objetivo inicial de ajudar famílias de 450 crianças e adolescentes atendidos pelo Golfinho, um projeto de responsabilidade social da Companhia. Com o sucesso das doações, a Empresa decidiu manter os pontos de arrecadação e distribuir os itens de higiene para outras instituições sem fins lucrativos até o fim da pandemia de Covid-19. A Companhia já doou cerca de 10 mil itens de higiene pessoal. Os artigos continuam sendo recebidos nas portarias das unidades Sede e SIA da Caesb, na sede do Biotic e na ótica Audrey Brants, na Asa Sul.

Entre os doadores, desde o início da campanha, estão os próprios empregados e aposentados da Caesb, associados da Caesb Esportiva e Social (Caeso), equipes do Parque Tecnológico de Brasília (Biotic) e da Secretaria de Comunicação do Governo do Distrito Federal (Secom) – que se uniram à campanha e viraram pontos de coleta dos itens –, as empresárias Heloísa Helena e Pollyana Prudente, a Drogaria Brasil, o servidor do TJDFT, Michael Xavier, a Mirante Incorporações – que iniciou a campanha doando 2 mil sabonetes, o Shopping DF Plaza, a Rede D’Or, que doou 3,6 mil sabonetes, psicólogos e neurocientistas da HeartBrain, o Instituto Plástica Oclusal - IPO Palmieri, a ótica Audrey Brants, além de advogados de Brasília e pessoas anônimas da comunidade que estão deixando suas doações nos pontos de coleta.

 

Créditos das fotos: Marco Peixoto (Caesb)

 

26/10/20 - Caesb ocupa posição de destaque entre as maiores e melhores empresas do país

Ranking foi divulgado pela revista Época Negócios

 

A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) subiu 24 posições no ranking das 500 maiores empresas do país. A divulgação foi feita na nona edição do Anuário Época Negócios, uma publicação da Editora Globo, em parceria com a Fundação Dom Cabral.

O ranking das 500 maiores empresas do Brasil é construído principalmente a partir dos dados consolidados dessas companhias, obtidos por balanços ou fornecidos por elas. A Caesb passou da 384ª para a 360ª posição, onde o critério de classificação é a receita líquida. Em 2019, a receita líquida da Companhia foi de R$ 1.880,5 bilhão, um crescimento de 18% em relação ao ano de 2018.

Em 2020, o principal ranking do Anuário, chamado de 360º, elencou as 334 melhores empresas do país, de 25 diferentes setores. Essas companhias buscam a excelência e foram avaliadas em seis dimensões: Desempenho Financeiro, Governança Corporativa, Pessoas, Inovação, Visão de Futuro, que é a forma de planejar o futuro, e Sustentabilidade.

Na avaliação do Desempenho Financeiro, a Caesb ocupou a 184ª posição, a 315ª na dimensão Pessoas, seguida pelo 74º lugar na Governança Corporativa. Já no tópico Inovação, a empresa ocupou a 159ª posição. A 126ª colocação foi alcançada no tópico Visão de Futuro e, finalmente, a 224ª posição no quesito Sustentabilidade. A Caesb foi a terceira empresa que mais cresceu na pontuação, com uma variação positiva de 77%.

No setor de Água e Saneamento, foi divulgado o ranking das maiores empresas do setor e a classificação nas diferentes dimensões. A Caesb ficou em 7º lugar geral, ocupou o 4º lugar nos quesitos Inovação e Governança Corporativa, e o 5º lugar na dimensão Visão de Futuro.

"O resultado apresentado pela Caesb, uma empresa pública do DF, é o reflexo do trabalho técnico e comprometido dos empregados e colaboradores que atuam na Companhia. Prestamos um serviço essencial à população do DF, com 99% de distribuição de água e 100% de tratamento do esgoto coletado. O nosso principal objetivo é atender com excelência cada moradora e morador do DF. Afinal, o nosso negócio é água, esgoto e, acima de tudo, saúde pública. O resultado nos deixa muito felizes e com a certeza de que a Caesb apresentará resultados melhores a cada dia", destacou o presidente da Caesb, Daniel Rossiter.

A Superintendente de Planejamento e Modernização Empresarial, Luiza Brasil, completa: “os resultados só evidenciam que a Caesb é uma empresa de excelência. Eles são decorrentes do esforço dos técnicos e trabalhadores da Companhia que possuem a missão de levar uma água de qualidade a todos os usuários do DF, bem como coletar e tratar os esgotos.”

A versão online do Anuário Época Negócios 360° está disponível no site da Época Negócios e na versão impressa. Confira aqui: https://epocanegocios.globo.com/360/noticia/2020/10/como-sao-escolhidas-melhores-campeas-e-empresa-do-ano-no-epoca-negocios-360.html

 

28/10/20 - Clientes da Caesb devem atualizar dados cadastrais para que possam receber benefícios

Consumidores podem utilizar aplicativo ou site para corrigir dados

 

(Atualizado em 30/03/2022)

 

Para garantir a atualização dos dados dos clientes, a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) está notificando 20 mil usuários por meio de comunicados distribuídos aos imóveis pelos leituristas. O cadastro da Companhia prevê que os clientes atualizem dados pessoais como CPF ou CNPJ, documento pessoal digitalizado, telefone, e-mail, além de documentos que comprovem a posse, propriedade ou ocupação do imóvel (confira a lista completa dos documentos).

Há sete anos, a Caesb realiza essa atualização de forma contínua para que os clientes possam receber benefícios sociais a que têm direito, visto que a tarifa social e outros programas estão diretamente relacionados ao CPF ou ao CNPJ dos usuários. A atualização também é necessária para evitar a suspensão no fornecimento de água.

O superintendente de Comercialização da Companhia, Diego Rezende Ferreira, explica que a atualização cadastral é necessária para que o usuário, de fato, tenha um comprovante de seu vínculo com o imóvel e facilite a comprovação de residência e solicitação de serviços ao longo do tempo. “Desde a publicação da Resolução nº 14, da Adasa, em outubro de 2011, o vínculo da Caesb com os usuários passou a ser por meio da relação contratual entre pessoa física ou pessoa jurídica. Mas, como a quantidade de usuários vinculados à Companhia é superior a 700 mil, alguns usuários ainda não atualizaram o cadastro”, resume Diego.

A atualização cadastral pode ser feita após cadastro prévio no site da Caesb. Na sequência, deve ser acessado o Autoatendimento, clicando em “Alteração do Titular da Conta”. Também é possível atualizar os dados pelo App da Caesb, em “Alterar Titularidade”, pela Agência Virtual e nas unidades do Na Hora, por meio de agendamento prévio, no site da Caesb.


Débitos
Caso o cliente possua débitos junto à Caesb, eles deverão ser negociados para efetivação da atualização cadastral. O usuário pode parcelar as contas em aberto pelo site www.caesb.df.gov.br, via Autoatendimento, ou presencialmente nos escritórios regionais ou nas unidades do Na Hora, por meio de agendamento prévio, no site da Caesb. Para o parcelamento, o consumidor deve levar cópia e original dos documentos pessoais e dos documentos de propriedade ou posse do imóvel.

Caso o consumidor tenha dúvidas quanto à autenticidade do comunicado enviado, pode entrar em contato pelo telefone 115.

 

03/11/20 - Caixa d’água garante o fornecimento durante manutenção nas redes

Caesb reforça a importância da instalação do equipamento nos imóveis

 

A água que sai das Estações de Tratamento e Bombeamento percorre uma longa distância até chegar à casa dos usuários. Para que tudo funcione perfeitamente, é necessário realizar manutenção neste caminho constantemente. Hoje, a rede de abastecimento de água da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) tem uma extensão de 9,3 mil quilômetros. Por isso, o fornecimento pode ser interrompido momentaneamente para garantir a segurança do sistema e dos trabalhadores. Quem não tem caixa d’água no imóvel, pode ficar sem abastecimento por até 24 horas.

O coordenador de Manutenção de Redes de Água Oeste da Caesb, Valdir Jose Viana, reforça a importância de instalação de caixa d’água nas residências, nos comércios e nas indústrias em geral. “Por lei, toda unidade usuária deve contar com reservação de volume mínimo correspondente ao consumo médio diário. A caixa d’água é uma reserva essencial, que garante o abastecimento do imóvel em ocasiões que o abastecimento é suspenso devido a serviços de manutenção corretiva (quando há rompimento de rede), manutenções preventivas (intervenções executadas para evitar a ocorrência de possíveis problemas) ou melhoria do sistema distribuidor água (execução de obras para expansão de redes, interligações e/ou instalações de equipamentos e válvulas de controle do sistema)”, explica o coordenador. A Caesb se dedica para que todos esses serviços sejam feitos da forma mais rápida possível para minimizar a suspensão do fornecimento de água.

Valdir Viana explica que “além da proposta de reserva de água que a caixa d’água possibilita, ela contribui para a estabilidade do sistema distribuidor, possibilitando um melhor controle de pressão das redes de distribuição por meio de válvula redutora de pressão. Nos horários de pico de consumo, os clientes vão usar inicialmente o volume armazenado nas caixas d’água. A reposição desse volume ocorrerá de forma gradativa”, afirma.

Para a aquisição de uma caixa d’água adequada ao imóvel, os usuários podem se orientar na hora da compra seguindo uma conta simples. Em média, cada pessoa consome 100 litros de água por dia. Logo, sabendo quantas pessoas há no imóvel, é só multiplicar por 100 litros. Por exemplo, um reservatório de 500 litros é suficiente para abastecer uma família de cinco pessoas num período de 24 horas.

A Companhia informa, ainda, que toda unidade usuária deve contar com reserva de volume mínimo correspondente ao consumo médio diário, de acordo com o artigo 50 da Resolução nº 14 da Adasa, de 27 de outubro de 2011, que estabelece as condições da prestação e utilização dos serviços públicos de abastecimento de água e de esgotamento sanitário no Distrito Federal. A resolução da Adasa reforça ainda que o usuário é responsável pela limpeza e desinfecção da instalação predial de água e do reservatório predial antes da ligação definitiva de água e, posteriormente, pela limpeza e desinfecção semestral do reservatório.

Limpeza da caixa d’água
A limpeza da caixa d'água dos imóveis é essencial para garantir um ambiente adequado e livre de bactérias para reservar água. A contaminação da água põe em risco a saúde e pode provocar vários tipos de doenças. O período ideal para a realização desse serviço é na chegada do frio, onde há queda das temperaturas e observa-se uma redução no consumo. O ideal é realizar a limpeza e higienização do reservatório domiciliar a cada seis meses.

A limpeza é bem simples e não precisa ser feita por empresa especializada. Confira as dicas da Caesb de como manter a caixa d´água sempre limpa e bem tampada. Os materiais básicos para se fazer a limpeza da caixa d’água são: balde, pá de plástico, vassoura, panos limpos, água sanitária, luvas, botas de borracha e óculos de proteção.

 

  • Primeiro, feche o registro de entrada da caixa d’água ou bloqueie a boia, utilizando uma corda pequena ou fita adesiva;
  • Esvazie a caixa d’água utilizando a água no consumo diário;
  • Tampe a saída da água, localizada no fundo da caixa, utilizando um pano, para que a água utilizada na limpeza não escoe para dentro da tubulação;
  • Execute a limpeza das paredes e do fundo da caixa d’água, utilizando vassoura ou esfregando com uma bucha de pano;
  • Esgote toda a água utilizada na limpeza e, em seguida, seque a caixa;
  • Dilua um litro de água sanitária em 5 (cinco) litros de água, para cada 1000 (mil) litros de capacidade da caixa d’água;
  • Aguarde aproximadamente 30 minutos para concluir a limpeza enxaguando a caixa com água limpa e, em seguida, retirando a água utilizada na limpeza final;
  • Finalize abrindo o registro de entrada ou liberando a boia para a caixa encher normalmente;
  • Recoloque a tampa, verificando uma adequada fixação, evitando a entrada de sujeiras e insetos;
  • Anote em etiqueta adesiva a data de execução da limpeza da caixa e fixe na parte externa.
  • Recomenda-se a limpeza da caixa d’água a cada seis meses, garantindo a potabilidade da água fornecida pela Caesb.
     

Algumas dicas na manutenção da sua caixa d’água

 

- Tampe bem a sua caixa de água: Por questão de saúde pública, as caixas de água devem estar bem tampadas para que não haja surto de dengue. No verão, o mosquito da dengue procura água limpa e parada para se reproduzir.

- O que fazer se a tampa for danificada: A tampa das caixas é essencial para garantir a qualidade da água, especialmente para que ela não se misture com a chuva. Caso a peça original quebre ou trinque, é possível comprar apenas a tampa em lojas de material de construção.

- Como comprar outra tampa: Na hora de comprar uma tampa para a sua caixa de água, meça a largura dela, e, de preferência, compre da mesma marca da caixa de água original. Assim, ela encaixará melhor e a sua água não correrá risco de ser contaminada por animais, insetos ou pela água da chuva, que muitas vezes parece limpa, mas pode conter poluentes (chamada de chuva ácida).

 

 

Pagina 23 de 84