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04/09/20 - Campanha solidária da Caesb continua ajudando população vulnerável do DF

Caesb já doou cerca de 10 mil itens de higiene pessoal

Em continuidade às ações solidárias lançadas pela Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) durante a pandemia do novo coronavírus, a Empresa fez duas doações de sabonetes para instituições de Ceilândia e do Itapoã. Foram 1.350 itens doados para ajudar no combate da Covid-19. As entregas fazem parte da campanha solidária lançada pela Caesb em maio e que segue ajudando famílias em situação de vulnerabilidade social.

Na última semana, a Caesb doou 1.200 sabonetes para a creche RN Sol Nascente, que atende aproximadamente 400 famílias de Ceilândia, e 150 sabonetes para o Grupo Agradecer, que desenvolve projetos com famílias carentes do Itapoã, no Paranoá e do Entorno do DF. Com essas doações, a Caesb já doou cerca de 10 mil itens de higiene pessoal.

Responsável pela creche RN Sol Nascente, Cláudia Damiana da Silva Teixeira reforçou que a doação vai permitir mais dignidade às famílias, já que estavam usando sabão de soda na higienização das crianças e dos adultos. A instituição atende crianças vulneráveis com aulas de pedagogia e contribui com as famílias do bairro doando produtos de higiene e alimentação.

“Relatos como esse que vivenciamos na RN Sol Nascente nos fazem perceber como essa ação é importante e significativa para a sociedade. É por esse motivo que a Caesb decidiu manter a campanha e, com o apoio de quem pode doar, continuar ajudando as famílias que mais precisam”, destacou Nívia Pedrosa de Oliveira, gerente de Qualidade de Vida e Responsabilidade Social da Caesb.


Para a representante do Grupo Agradecer, Lilian Silva, a ação solidária da Caesb mostra que o Estado está atento com a população mais vulnerável. “O gesto da Caesb comprova que o governo e o cidadão conseguem trabalhar juntos para ajudar os mais carentes”,  ressaltou.

A ação solidária da Caesb foi lançada em 5 de maio e duraria um mês. O objetivo inicial era ajudar as famílias de 450 crianças e adolescentes atendidos pelo Golfinho, um Projeto Social da Caesb. Mas a Empresa decidiu continuar arrecadando e distribuindo os itens também para instituições sem fins lucrativos até o fim da pandemia de Covid-19.

Os produtos de higiene arrecadados já foram doados para famílias de Ceilândia, Itapoã e Paranoá atendidas no Golfinho, além do Instituto Solidário de Ceilândia, Lar dos Velhinhos, instituto El Shadai, Grupo Agradecer e Creche RN Sol Nascente.

Entre os doadores, desde o início da campanha, estão os próprios empregados e aposentados da Caesb, associados da Caesb Esportiva e Social (Caeso), equipes do Parque Tecnológico de Brasília (Biotic) e da Secretaria de Comunicação do Governo do Distrito Federal (Secom) – que se uniram à campanha e viraram pontos de coleta dos itens –, as empresárias Heloísa Helena e Pollyana Prudente, a Drogaria Brasil, o servidor do TJDFT, Michael Xavier, a Mirante Incorporações – que iniciou a campanha doando 2 mil sabonetes, o Shopping DF Plaza, a Rede D’Or, que doou 3,6 mil sabonetes, psicólogos e neurocientistas da HeartBrain, o Instituto Plástica Oclusal- IPO Palmieri, a ótica Audrey Brants, além de advogados de Brasília e pessoas anônimas da comunidade que estão deixando suas doações nos pontos de coleta.

Os itens de higiene pessoal continuam sendo recebidos nas portarias das unidades Sede e SIA da Caesb, na sede do Biotic e na ótica Audrey Brants, na Asa Sul.

Fotos: Divulgação/Caesb

10/09/20 - Caesb é destaque em evento internacional que reúne usuários de geoprocessamento

Cases de sucesso da Companhia foram apresentados nesta quinta-feira (10) 

 

O sucesso do uso do geoprocessamento na Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) foi destaque, nesta quinta-feira (10), no Encontro de Usuários (EU) da ESRI. O evento acontece anualmente e a Caesb teve diversos cases reconhecidos e destacados. A Environmental Systems Research Institute (ESRI) é uma empresa americana, especializada na produção de soluções para a área de informações geográficas, líder mundial em geoprocessamento.

Implantado em 2013 como uma ação de transformação digital para a gestão do cadastro técnico da Caesb, o geoprocessamento (GIS Corporativo) tem permitido otimizar o cadastro técnico da Companhia, automatizar, integrar e transformar digitalmente outros processos da Empresa.

O gerente de Geoprocessamento da Caesb, Carlos Eduardo Machado, defende que a participação da Caesb em eventos como o EU ESRI é importante para que se possa conhecer as novidades e os cases aplicados por outros usuários da tecnologia e, assim, aplicar também nos processos da Companhia. “Ter os nossos projetos destacados como Cases de Sucesso nestes eventos é motivo de orgulho, pois ressalta a excelência dos nossos profissionais e torna a Caesb vitrine, referência na aplicação desta tecnologia. Este destaque demonstra que a Caesb está na crista da onda, sendo pioneira na condução de projetos de sucesso que otimizam os processos e resultados com o uso do GIS”, comemora Carlos Eduardo.

Antes do uso do geoprocessamento, conhecido internamente como Atlas Caesb, atividades como vistoria ambiental de obras, gestão de lodo de esgoto, fiscalização de obras, mapeamento de espaços confinados, auditoria de ativos para fins de revisão tarifária e análise ambiental para liberação de novas ligações eram executadas de forma manual. Os dados eram coletados por formulários em papel, o que dificultava a gestão, o monitoramento e a geração de indicadores. O GIS Corporativo promoveu a transformação digital destes processos, possibilitando a coleta de dados em campo usando dispositivos móveis, o monitoramento em tempo real e Dashboards com painéis de indicadores que apoiam na gestão e na tomada de decisão mais precisas.

Além da transformação digital, o Atlas Caesb possibilitou a integração de dados de sistemas corporativos. Com isso, são gerados mapas e análises espaciais que servem de apoio para o planejamento tático e operacional.  Graças a essa inteligência espacial, é possível, com base em dados históricos, fazer uma previsão da necessidade de manutenção nas redes de esgoto antes mesmo de haver problemas de extravasamento. Com isso, ações proativas de serviços são feitas, reduzindo o custo de manutenção corretiva.

MONITORAMENTO
Mais do que a melhoria qualitativa nos processos em que é aplicado, o GIS Corporativo também possibilita identificar e priorizar ações que resultam em aumento de receita e redução de despesas, como, por exemplo, a identificação de possíveis ligações clandestinas e perdas de faturamento.

Desde 2016, um trabalho conjunto entre a Superintendência de Suporte à Expansão (ESE), a Assessoria de Tecnologia de Informação (PRT) e a Superintendência de Comercialização (CAC) utiliza a solução GIS para a identificação de possíveis ligações clandestinas por meio de análises espaciais, interpretação e sobreposição do cadastro técnico e comercial. Dessa forma, o trabalho da equipe de fiscalização é otimizado ao focar esforços e ações em imóveis previamente mapeados. As ligações clandestinas contribuem para as perdas aparentes (ou perdas comerciais) de água.

O superintendente de Comercialização da Caesb, Diego Rezende, explica que com o mapeamento de perdas, por meio do geoprocessamento, é possível identificar possíveis consumos não autorizados de forma mais atuante e planejar as ações de retirada de ligações clandestinas em todo o Distrito Federal. “Em muitos casos, a CAC utiliza o suporte das forças policiais para a retirada dos chamados "gatos", quando há uma atuação criminosa. Para que a força de trabalho seja mais produtiva, é essencial que tenha o mapeamento das regiões com os maiores volumes de perdas e com baixo índice de vazamentos na rede”, defende o superintendente.

PARCERIA COM O GDF E OUTRAS EMPRESAS
O uso do geoprocessamento fez da Caesb uma empresa pioneira no compartilhamento de dados e informações, em tempo real, com outros órgãos do Governo do Distrito Federal. Com isso, há uma maior celeridade nos processos de órgãos que demandam dados da Companhia, como consultas de interferência para execução de obras públicas. Atualmente, cerca de 10 órgãos do GDF utilizam dados espaciais da Caesb disponibilizado pelo GIS Corporativo.

Além do GDF, o Atlas Caesb é reconhecido como referência entre as empresas de Saneamento do Brasil, o que permitiu à Companhia ter um assento permanente no Comitê Gestor da Infraestrutura de Dados Espaciais do DF (IDE/DF), como disposto no art. 7º, inciso V do decreto 40.554/2020.

Parte do sistema compartilhado é restrito aos órgãos e pode ser acessado pelos servidores tanto por navegadores de internet quanto por aplicativos para celulares e tablets. No entanto, a população também pode obter algumas informações nos mapas publicados no site da Caesb e no aplicativo da Companhia.

Entre os sistemas abertos para os cidadãos no site estão os mapas das estações pluviométricas e fluviométricas, e das estações de tratamento de água e de esgoto.  A população também pode acrescentar dados ao sistema. Caso o morador veja um vazamento na rua, é possível acessar o aplicativo da Caesb para celular, disponível em sistema IOs e Android e enviar uma foto. A informação fica acessível imediatamente para o sistema da Companhia.

CAESB RECONHECIDA E PREMIADA
O GIS Corporativo rendeu à Caesb diversos prêmios de reconhecimento de excelência. A Caesb ficou em 1º lugar no Prêmio MundoGEO#Connect 2016, que premiou os melhores projetos do país, vencendo na categoria “Utilities - Energia, Saneamento, Comunicação”, com o ousado e inovador “Projeto Atlas: Inteligência Geográfica Que Transforma Dados Em Conhecimento”.

A Caesb também esteve entre os 10 finalistas no 21º Concurso Inovação no Setor Público, em 2017, com o Projeto Atlas. O concurso é promovido anualmente, desde 1996, pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em parceria com o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, e valoriza as equipes de servidores públicos que, comprometidos com o alcance de melhores resultados, dedicam-se a repensar atividades cotidianas por meio de pequenas ou grandes inovações que gerem melhoria na gestão das organizações e políticas públicas, contribuam para o aumento da qualidade dos serviços prestados à população e tornem mais eficientes as respostas do Estado diante das demandas da sociedade.

Carlos Eduardo Machado explica que o GIS chegou para revolucionar a forma de trabalho e possibilitou ampliar o leque de ferramentas e tecnologias de Geoprocessamento, expandindo o portfólio de soluções e benefícios até então obtidos. “O GIS Corporativo da Caesb pode ser traduzido em uma única frase: Inteligência espacial que transforma dados em conhecimento!", resume.

PRÓXIMAS AÇÕES
A Caesb possui parcerias com universidades no DF. Uma delas é com a Universidade de Brasília e busca ampliar a atuação do GIS nos processos da Companhia com adoção de novas geotecnologias, como uso de drones. A previsão é que as ações comecem no segundo semestre de 2021, já que exigem treinamento, capacitação, orçamento e contratação.

Outra parceria acontece com o Centro Universitário Iesb e busca aprofundar a utilização de ciência de dados para otimizar processos e retomar as pesquisas de detecção de fraudes no consumo, dentre outras ações.


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12/09/20 - Caesb está entre as 100 empresas mais inovadoras do país

Ranking apresenta as empresas que têm investido em TI para melhorar os processos internos

A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) foi destaque na 20ª edição do prêmio As 100+ Inovadoras no Uso de TI 2020 e conquistou a 66ª colocação entre 241 empresas de todo o país. O prêmio é realizado pela IT Mídia em parceria com a PwC e reconhece os projetos mais inovadores do país. Os vencedores foram anunciados durante o primeiro dia do IT Forum Anywhere, que aconteceu nesta quinta-feira (10) de forma virtual em razão da pandemia. A premiação reúne e avalia projetos de TI que resultaram positivamente nos negócios das empresas, tanto públicas quanto privadas.

A Caesb conquistou a posição ao apresentar a integração dos sistemas tecnológicos desde a coleta de dados até a geração de painéis analíticos que permitem à Empresa o planejamento e a execução de processos operacionais e administrativos. A chefe de Tecnologia da Informação da Caesb, Márcia Sabino Duarte, explicou a importância dos sistemas. “A Companhia tem investido em inovação e tem buscado a transformação digital em todos os seus processos.”

“No projeto apresentado, mostramos a integração dos sistemas com a coleta de dados via telemetria, gestão comercial, gestão de manutenção de sistemas hidráulicos com aplicativos mobile, gestão de documentos eletrônicos, de eficiência energética, de planejamento e de contrato”, esclareceu.

A Caesb tem inovado em processos de TI para garantir eficiência e qualidade no atendimento aos usuários dos serviços de água e esgoto. Segundo Márcia Sabino, os processos administrativos e operacionais são geridos por sistemas construídos internamente, o que elimina a necessidade do uso de papel. “Todos os serviços ofertados ao cidadão, por exemplo, estão disponíveis na internet e no aplicativo. A Caesb investiu em internet das coisas com os hidrômetros que enviam os dados de consumo direto para a Empresa. Além disso, temos trabalhado com painéis inteligentes de dados (BI) que possibilitam importantes tomadas de decisão”, afirmou Márcia.

Mesmo com os resultados positivos e o reconhecimento de estar entre as 100 empresas mais inovadoras do país, a Caesb vai continuar investindo em tecnologia. “Com todo o apoio da Direção da Caesb, estamos iniciando projetos de ciência de dados para aplicar inteligência artificial e algoritmos e melhorar a eficiência dos processos da Companhia”, destacou Márcia Sabino. Além disso, a Caesb vai realizar um hackathon em busca de soluções inovadoras para problemas identificados pela Companhia. “O evento vai reunir programadores e outros profissionais ligados ao desenvolvimento de software em maratonas de trabalho. O objetivo é criar soluções específicas para um ou vários desafios”, reforçou a  chefe da TI.

 

14/09/20 - Colônia Agrícola Sucupira recebe rede de esgotamento sanitário

Obras são executadas pela Caesb e devem ser concluídas até março do próximo ano

 

Há mais de vinte anos, a comunidade da Colônia Agrícola Sucupira, área urbana do Riacho Fundo, espera por melhorias na infraestrutura da cidade que possam impactar no aumento da qualidade de vida dos moradores. O Governo do Distrito Federal está trabalhando para que esse desejo se concretize. Neste ano, o Executivo está investindo mais de R$ 6,2 milhões para execução de rede esgoto no local. A iniciativa vai atender 1.122 lotes e beneficiará mais de 5 mil habitantes. O projeto é executado pela Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), que destinou os recursos necessárias para a obra.

A construção vai viabilizar um sistema de esgotamento composto por duas estações elevatórias e as respectivas linhas de recalque, além de cerca um quilômetro de redes de coleta de esgoto sanitário no sistema condominial. Assim, serão desativadas todas as fossas sépticas da região, prevenindo a contaminação do solo e do lençol freático.

Nesta semana, máquinas pesadas e trabalhadores seguem na construção de mil metros de rede de esgoto. Também vão concluir a Estação Elevatória II, a maior que integra o sistema de esgoto local. O mecanismo é responsável pelo armazenamento de resíduos num nível elevado, que depois segue para as estações de tratamento usando a ação da gravidade. As obras começaram em julho e têm previsão de conclusão em março de 2021.

Fotos: Agência Brasília



15/09/20 - Obras de saneamento básico no Distrito Federal somam mais de R$ 230 milhões

Investimentos da Caesb garantirão melhorias em 15 regiões do Distrito Federal


Aumento na disponibilidade hídrica e melhorias no sistema de distribuição de água e de esgotamento sanitário são os resultados imediatos dos R$ 230 milhões investidos pela Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal, nos últimos 20 meses. A longo prazo, moradores de 15 regiões administrativas terão mais qualidade de vida e garantia de saúde. A Companhia tem realizado investimentos com objetivo de levar tranquilidade à população do DF nos próximos anos.

Desde janeiro de 2019, já foram entregues quatro obras e outras 15 estão em andamento, com previsão de conclusão entre o final deste ano e início do próximo. Ao todo, foram gerados 820 empregos diretos e 2.460 indiretos, neste período.

O engenheiro da Caesb Guilherme Gobbi explica a necessidade dos investimentos nas redes de distribuição de água e de esgotamento básico para garantia de disponibilidade hídrica à população do DF por um longo período: “Há duas semanas, finalizamos a ligação de uma adutora no Jardim Botânico, que também atenderá São Sebastião. São obras importantes, que terão uma durabilidade longa de, pelo menos, uns 30 anos.”

A região do Grande Colorado, Sobradinho, Sobradinho II e Planaltina recebe obras de instalação, interligação e setorização de redes que abastecerão a parte norte do Distrito Federal. Somente neste local, o investimento de R$ 3,2 milhões permitirá uma maior disponibilidade hídrica à comunidade de 350 mil pessoas. Com a implantação da nova rede, será possível fazer um controle mais apurado da pressão causada pela água, evitando o risco de rompimento das adutoras e elevando o nível de vazão ao longo da tubulação. Os novos tubos de polietileno (PEAD) de 630 milímetros de diâmetro operam com capacidade para dar vazão a 140 litros de água por segundo e são considerados mais modernos em relação ao modelo usado anteriormente.

Outras áreas com grande população, como Ceilândia, Taguatinga, São Sebastião, Paranoá e Itapoã também serão beneficiadas com as melhorias de setorização das redes, em um total de mais de 218 mil ligações de água. As regiões foram selecionadas a partir de levantamento dos pedidos de manutenção, além dos índices e volumes de água perdidos nos últimos anos, causados principalmente por crescimento urbano acelerado e ocupações irregulares de terrenos.

Daniel Rossiter, presidente da Caesb, ressalta o esforço realizado diariamente pela empresa. “A Caesb trabalha 24 horas por dia para garantir à população uma água de qualidade e um bom tratamento do esgoto. O investimento de mais de R$ 200 milhões que a Caesb vem fazendo vai garantir ainda mais segurança e conforto aos nossos usuários. Seguimos empenhados, com todo o apoio do governador Ibaneis Rocha, para oferecer serviços melhores e atendimento de excelência à população”, ressalta.

Atualmente, a Companhia atende 99% da população do DF com rede de água, além de coletar 89,4% do esgoto e tratá-lo 100%. Em junho deste ano, o Distrito Federal conquistou o prêmio de 2º lugar no ranking ABES da universalização do saneamento, entre as capitais brasileiras.

Confira aqui as obras da Caesb


 


 

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