Acessibilidade


Segurança de Barragens: Notícias



Planejamentos

Em abril de 2024, a Caesb propôs o cronograma para execução das ações que permitirão a realização do simulado da Barragem do Descoberto. Dentre as ações estão previstas:
  • • Atualização cadastral da comunidade da ZAS;
  • • Identificação de líderes comunitários;
  • • Capacitação em escolas e comunidades potencialmente atingidas;
  • • Integração entre os órgãos de proteção, defesa civil, segurança, serviços de atendimento médico de urgência e outros.
Workshop pae x Plancon

Teste de Audiabilidade das Sirenes

No dia 17 de janeiro de 2024, a Caesb, em parceria com a Defesa Civil do DF e o Batalhão Rural do DF, realizou o teste de audibilidade e autonomia das baterias das sirenes instaladas para o alerta dos moradores das áreas rurais em locais abaixo da Barragem do Descoberto. Essa população faz parte do perímetro de segurança do reservatório, ou seja, Zona de Autossalvamento (ZAS).

O sistema de alerta sonoro através de sirenes consiste na emissão de mensagens para áreas definidas, de forma rápida e econômica, que, associada ao serviço de telemetria, pode ser acionada de forma segura, imediata e remota. Foram instaladas sete torres em propriedades rurais ribeirinhas do Rio Descoberto e em comunidades próximas, localizadas no DF e em Goiás (Águas Lindas). Tais medidas fazem parte do Plano de Ação de Emergência (PAE) da Barragem do Descoberto para a evacuação segura da população potencialmente afetada em caso de emergência.

O Plano está previsto na Política Nacional de Segurança de Barragens e em Resolução da ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico).

Teste de sirene

Workshop

Em maio de 2023, a Caesb reuniu, em suas instalações na sede em Águas Claras, diversos órgãos de segurança e proteção civil do DF, Goiás e Governo Federal. Ao todo, 36 órgãos compareceram para participar do treinamento ministrado pela Defesa Civil Nacional e pelo Comitê Brasileiro de Barragens. O foco do evento foi capacitar os profissionais para colocar em prática o estabelecido na Lei 12.334/2010, modificada pela Lei 14.066/2020, e na Resolução 236/17, alterada pela Resolução 121/2022 da Agência Nacional de Águas (ANA), que tratam da segurança das barragens.


A Caesb possui quatro barragens reguladas pela Agência Nacional de Águas e, nos últimos anos, tem trabalhado na elaboração dos Planos de Ação de Emergência das Barragens (PAE). Esse evento deu início à fase de implantação desses planos, cujo resultado final será a realização de um simulado com a população potencialmente atingida.

Workshop pae x Plancon