Acessibilidade


24/06/19 - Clientes da Caesb começam a receber o bônus-desconto

Tem direito ao desconto de 20% quem economizou em 2018 na comparação com 2017 

A partir deste mês de junho, a Caesb volta a aplicar o bônus-desconto de 20% aos usuários que conseguiram reduzir o consumo de água na comparação de 2018 com 2017, apurado mês a mês e depois totalizado. Os clientes da Caesb com direito ao bônus receberam o comunicado juntamente com a fatura do mês de maio. O valor concedido este ano refere-se a, aproximadamente, 62% do valor concedido no ano passado.

A medida atende a Lei Distrital nº 4.341, de 22 de junho de 2009, e a Resolução nº 06, de 5 de julho de 2010, da Adasa, e está sendo praticada pela Caesb pelo nono ano consecutivo. Desde setembro de 2009, a Companhia encaminha, no verso da fatura, informações da legislação que dispõe sobre o incentivo à redução do consumo de água no DF.

Para 2019, a Caesb calcula que irá devolver um montante de R$ 10.012.667,18 aos clientes. Este valor representa, aproximadamente, 62% do valor concedido ano passado, que foi de R$ 16.183.841,10. Isso pode ser atribuído ao racionamento ocorrido no ano de 2017 que fez com que os usuários diminuíssem o consumo, não tendo mais uma margem para consumo no ano de 2018.

O período de apuração do bônus-desconto é de janeiro/17 a dezembro/18. O bônus será concedido conforme o valor que o cliente tem a receber, de acordo com cronograma de devolução:

Critério para Devolução

Mês

Total

Quantidade

Valor Total

 

valor < 8

06/2019

239.971

R$      918.874,46

valor >= 8 e valor < 12

07/2019

73.756

R$      730.866,48

 valor >= 12 e valor < 17

08/2019

53.376

R$      763.478,36

 valor >= 17 e valor < 23

09/2019

41.906

R$      819.047,59

 valor >= 23 e valor < 31

10/2019

32.934

R$      870.436,45

 valor >= 31 e valor < 41

11/2019

22.086

R$      783.018,32

 valor >= 41 e valor < 58

12/2019

17.296

R$      835.681,33

 valor >= 58 e valor < 94

01/2020

12.101

R$      869.052,48

 valor >= 94 e valor < 200

02/2020

6.636

R$      860.859,85

 valor >= 200 e valor < 550

03/2020

2.714

R$      853.217,11

 valor >= 550 e valor < 2.600

04/2020

885

R$      895.593,58

valor >= 2.600

05/2020

110

R$      812.541,17

Total

503.771

R$10.012.667,18

 

Cálculo

No mês de fevereiro, a Caesb encaminhou ao titular da conta, que reduziu seu consumo, um demonstrativo contendo:

• volume economizado em metros cúbicos no período de apuração;

• volume básico de cálculo do bônus-desconto em metros cúbicos;

• tarifa inicial da categoria, em reais por metro cúbico vigente na data;

• valor do bônus-desconto em reais e a forma de concessão do bônus.

O valor será calculado multiplicando a tarifa inicial da categoria em que o usuário está enquadrado, por 20% do somatório dos volumes mensais economizados no período de 12 meses de apuração.

Como calcular

O cliente A, de tarifa residencial, consumiu em janeiro de 2017 40m³, e em janeiro de 2018 o consumo foi de 10m³. No caso, a economia realizada foi de 30m³. O bônus-desconto prevê 20% desta economia realizada, sendo 6m³. Para obter o valor em reais do bônus, deve-se multiplicar o 6m³ pelo valor da tarifa, que é de R$ 3,14. O bônus a ser concedido será de R$ 18,84.

O cliente B, de tarifa comercial, consumiu em fevereiro de 2017 491m³, em março de 2018 o consumo foi de 446m³. No caso, a economia realizada foi de 45m³. O bônus-desconto prevê 20% desta economia realizada, sendo 9m³. Para obter o valor em reais do bônus, deve-se multiplicar o 9m³ pelo valor da tarifa, que é de R$ 7,97. O bônus a ser concedido será de R$ 71,73.

CLIENTE A

TARIFA RESIDENCIAL NORMAL

 

CONSUMO (m3)

ECONOMIA

(m3)

20%

TARIFA(R$)

BÔNUS (R$)

01/2017

01/2018

40

10

30

6

3,14

18,84

 

CLIENTE B

TARIFA COMERCIAL

 

CONSUMO (m3)

ECONOMIA

(m3)

20%

TARIFA(R$)

BÔNUS (R$)

02/2017

02/2018

491

446

45

9

7,97

71,73

 

09/07/19 - Parceria entre Caesb e SEMA cria reservatórios de água para combater incêndios

A Caesb está instalando reservatórios de água em Unidades de Conservação (UC) para combater incêndios florestais. A iniciativa faz parte das ações do Plano de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (PPCIF) do DF, conduzido com a Secretaria do Meio Ambiente.

Na Floresta Nacional de Brasília (Flona), ao lado da pista de pouso e decolagem do Aeroporto Internacional de Brasília, um reservatório com capacidade para 80 mil litros já está em fase final de instalação. A iniciativa irá gerar economia de combustível de aviação, de água potável, e dará independência em relação ao tráfego aéreo.

A previsão é de que até o início de 2020 dez Unidades de Conservação recebam os equipamentos que foram doados e serão instalados pela Caesb.

Saiba mais sobre o assunto, clicando aqui (Agência Brasília).

11/07/19 - Caesb faz operação de combate a ligações clandestinas de água

A Caesb realizou, na manhã desta quinta-feira (11/07), uma operação para combater as ligações clandestinas de água no Condomínio Mestre D’armas 2, em Planaltina. Com o apoio da Polícia Militar, 263 casas tiveram o fornecimento de água suspenso, após o desmanche das ligações irregulares.

Essa foi a quinta operação realizada no mesmo local. De acordo com técnicos da Caesb, foram feitas diversas tentativas de negociação com os moradores, e medidas educativas foram aplicadas visando orientá-los quanto à irregularidade. Sem sucesso, novos “gatos” foram instalados, causando, além de prejuízo financeiro, problemas de abastecimento para moradores de localidades próximas.

O consumo irregular de água neste condomínio gerou prejuízo de R$ 13 mil mensais. A Caesb abrirá um processo administrativo contra os infratores, que responderão pela ilegalidade do ato. Ligação clandestina de água é crime e a multa varia de R$ 1.600 a R$ 72 mil.

Somente no ano passado, foram contabilizadas perdas financeiras no valor de R$ 35 milhões, causadas por ligações clandestinas em todo DF. “Essa prática é totalmente reprovável.  Além de crime de furto de água, fragiliza as redes, causando diversos vazamentos com possibilidade de contaminação da água e expõe a população a disseminação de doenças. Sem contar que torna a água mais cara para aqueles que estão dentro da regularidade, pois a água furtada influencia no índice de perdas da Companhia, e esse índice, é um dos componentes da tarifa”, destacou o Gerente de Vistoria e Fiscalização da Caesb, Geraldo Donizeth.

    

Crédito das fotos: Marco Peixoto/Divulgação/Caesb

 

15/07/19 - Caesb já recuperou R$ 39 milhões após nova forma de cobrança

Consumidores podem parcelar débitos pela internet

Quitar débitos de água e esgoto pela internet permitiu aos clientes da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) retomar os serviços de água que estavam suspensos, por falta de pagamento. O débito pode levar inclusive ao protesto dos títulos junto ao cartório de notas. Desde agosto do ano passado, a Companhia encaminhou aos cartórios 160.936 faturas que estavam em aberto há mais de 60 dias, em um valor total de R$ 98 milhões.

Com o parcelamento ou a quitação dos débitos, a empresa recuperou R$ 39 milhões. À vista foram pagas mais de 35 mil contas, no valor de R$ 9,4 milhões. Diariamente são enviadas para o cartório de protestos cerca de 2.700 contas de água e esgoto sem pagamento.

O objetivo da medida adotada pela Empresa é reduzir a inadimplência, em especial das faturas de baixo valor, pois hoje constam mais de dois milhões de contas, de até R$ 500,00, em aberto, o equivalente a 96% de todas as faturas não quitadas junto à Companhia.

Aos clientes que têm débitos com a Companhia estão sendo enviados boletos do título protestado. Além dos valores devidos à Caesb, também devem ser quitadas as taxas de emolumentos cobradas pelo cartório, variando conforme o valor do título protestado.

Após a quitação dos débitos, caso o fornecimento de água esteja suspenso, o prazo é de 16 horas úteis para religação no ramal predial de água e de 10 horas úteis para as demais. A Caesb precisa ter acesso ao hidrômetro ou ramal predial de água para a religação. O consumidor também deve certificar-se de que todas as torneiras do imóvel estejam fechadas para que não haja desperdício no retorno da água.

O cliente pode negociar as contas em aberto pelo site www.caesb.df.gov.br, via Autoatendimento. Os consumidores que desejarem ir até um dos 13 escritórios ou dos cinco postos "Na Hora" devem procurar aquele correspondente a sua localidade, lembrando que os Escritórios Regionais não recebem pagamento de contas. Para o parcelamento de débitos, o consumidor deve levar cópia e original dos documentos pessoais e dos documentos de propriedade ou posse do imóvel.

Caso o consumidor tenha dúvidas quanto à autenticidade do boleto bancário enviado pelo cartório, deve entrar em contato pelo telefone 115.

Serviço:

17/07/19 - Caesb torna-se referência em tecnologia de tratamento de água

Fabricante das membranas de ultrafiltração convida representantes do governo e da indústria para visita à ETA Lago Norte

Um ano e nove meses depois de instalado pela Caesb, o sistema de tratamento de água de Ultrafiltração por Membranas tornou-se referência no Brasil. Técnicos de diversas empresas de saneamento e pesquisadores já estiveram na Companhia para ver de perto o funcionamento do sistema.

Nesta quinta-feira (18), a partir das 13h, a empresa Dupont Water Solutions, representante da fabricante das membranas no Brasil, vai reunir integrantes do governo, da indústria e das empresas de saneamento para uma visita à planta de tratamento de água por ultrafiltração da ETA Lago Norte, uma das maiores do Brasil com uso exclusivo desse tipo de tecnologia. A partir das 14h30, técnicos discutirão a experiência na adoção de novas tecnologias para o saneamento e posicionamento da indústria em relação à crise hídrica, entre outros temas.

O processo de tratamento de água por membranas de ultrafiltração apresenta várias vantagens, como o elevado nível de remoção de contaminantes. O tempo de execução de obra e o tamanho do terreno, por exemplo, foram determinantes para a escolha do sistema. Construída no período do racionamento, a ETA Lago Norte foi a solução encontrada para abastecer parte da população de Brasília com água do Lago Paranoá.

Devido à situação emergencial, a obra precisava ser rápida. Por essa razão, optou-se pelo sistema de membranas de ultrafiltração, que não exige uma área muito grande para a instalação, nem demanda uma obra civil demorada. Em tempo recorde, apenas cinco meses, a ETA Lago Norte começou a operar com 630 módulos de membrana. Atualmente, são captados, tratados e distribuídos 700 litros por segundo para as regiões do Lago Norte, Itapuã, Paranoá, Varjão, Taquari e parte de Sobradinho e da Asa Norte.

Mas a grande vantagem do sistema de ultrafiltração por membranas é a qualidade da água. “Esse sistema dá uma segurança muito grande para a população, independente da época do ano. Nos métodos convencionais, há variação de resultados a depender do período e é preciso usar mais produto químico”, explica a engenheira química Cláudia Simões, coordenadora de Operação da Caesb responsável pelo sistema.

As membranas de Ultrafiltração eliminam contaminantes por um mecanismo simples de exclusão por tamanho. Uma diferença de pressão torna possível a operação. A membrana apresenta um tamanho de corte de 0,030 micros e retém microorganismos (vírus, bactérias, protozoários como Giardia e Cryptosporidium), partículas, sólidos em suspensão, entre outros, gerando uma água tratada de excelente qualidade. O uso de produtos químicos se restringe ao processo de limpeza das membranas e aos itens obrigatórios para garantir a potabilidade da água, segundo a legislação.

Além da ETA Lago Norte, atualmente o sistema de tratamento de Ultrafiltração por Membranas também é usado na ETA Gama, inaugurada em dezembro de 2018. Há estudos na Companhia para adotar a tecnologia de ultrafiltração na ampliação de estações de tratamento, mas ainda está em fase de projeto.

 

  • EVENTO: Visita à Planta de Ultrafiltração de Membranas, Tecnologia de Referência para Tratamento de Água
  • ONDE: ETA Lago Norte
  • QUANDO: Quinta-feira, 18/07/2019, às 13h

 

           

FOTOS: Marco Peixoto/Caesb

Pagina 3 de 85