Acessibilidade


Caixa de Gordura Padrão CGD - 120 Litros

Informações importantes:

  • As caixas de gordura devem ser estanques (sem vazamentos) e possuir tampas removíveis;
  • As caixas deverão ser instaladas ou construídas em locais de fácil acesso e ter boas condições de ventilação;
  • A seção da caixa poderá ser circular ou retangular;
  • As caixas podem ser em CONCRETO ou em ALVENARIA desde que atendidos os requisitos mínimos de retenção;
  • Todos os modelos de caixa de gordura devem cumprir as exigências da norma (NBR 8160) expedida pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas);

ATENÇÃO

A caixa de gordura deverá ter VOLUME MÍNIMO DE RETENÇÃO DE 120 LITROS e ser limpa periodicamente.

Os detritos e gorduras retirados devem ser acondicionados em sacos plásticos e colocados no lixo.
Dúvidas, ligue no telefone: 115

cgd120 Novo 

Obs.: o serviço de coleta de resíduos da caixa de gordura é efetuado pelo Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal - SLU, mediante agendamento prévio. Para mais informações, favor consultar à Carta de Serviços no site do SLU (https://www.slu.df.gov.br/).

 

Caixa de Gordura Padrão CGP - 18 Litros

Modelo de caixa de gordura (CGP) - Padrão residencial unifamiliar

Volume de retenção mínimo - 18 Litros

Observações importantes:

  • As caixas de gordura devem ser estanques (sem vazamentos) e possuir tampas removíveis;
  • As caixas deverão ser instaladas ou construídas em locais de fácil acesso e ter boas condições de ventilação;
  • A seção da caixa poderá ser circular ou retangular;
  • As caixas podem ser de PVC, CONCRETO ou até mesmo de ALVENARIA desde que atendidos os requisitos mínimos de retenção;
  • Todos os modelos de caixa de gordura devem cumprir as exigências da norma (NBR 8160) expedida pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas);


ATENÇÃO

A caixa de gordura deverá ter VOLUME MÍNIMO DE RETENÇÃO DE 18 LITROS e ser limpa periodicamente.
Os detritos e gorduras retirados devem ser acondicionados em sacos plásticos e colocados no lixo.
Dúvidas, ligue no telefone: 115

 

cgd18

Obs.: o serviço de coleta de resíduos da caixa de gordura é efetuado pelo Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal - SLU, mediante agendamento prévio. Para mais informações, favor consultar à Carta de Serviços no site do SLU (https://www.slu.df.gov.br/).

Programas e Projetos Ambientais

Entre os projetos de educação ambiental destacamos:
 

Expresso Ambiental

O Expresso Ambiental é o ônibus de Educação Ambiental da Caesb. Nele é apresentada uma maquete de 6 metros onde é possível apreciar o Ciclo do Saneamento, desde a captação de água no manancial até a devolução do efluente tratado no corpo hídrico.

  • Obs.: As atividades do Expresso Ambiental encontram-se temporariamente suspensas. Entretanto estamos recebendo solicitações para lista de espera. Caso queira agendar o Expresso Ambiental, clique aqui.

 

Palestras Ambientais

A Caesb oferece palestras de educação ambiental com foco no ciclo do saneamento e no uso consciente da água para a comunidade, como escolas públicas e privadas. Para obter informações ou esclarecer dúvidas, envie um e-mail (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.) para a Gerência de Gestão Ambiental Corporativa (RMAA), com dados da comunidade a ser atendida (caracterização do público alvo, faixa etária, quantitativo, local do atendimento, data pretendida para o atendimento, contato do responsável).

 

Coleta de Óleo de Fritura Residual

Pontos de entrega voluntária de óleos residuais de fritura (parceira SLU):

  • SLU / Papa Entulho: Asa Sul – Av. das Nações – L4 – ao lado da Estação de Tratamento de Esgotos Brasília Sul da Caesb;
  • SLU / Papa Entulho: Ceilândia - QNN 29, AE, s/n, Ceilândia- DF;
  • SLU / Papa Entulho: Ceilândia - QNP 28, AE – Setor P – Ceilândia – DF;
  • SLU / Papa Entulho: Ceilândia - QNM 27, AE – Ceilândia – DF;
  • SLU / Papa Entulho Planaltina - Área Especial n 02 - Lts 11 e 12 – St. Norte – Planaltina – DF;
  • SLU / Papa Entulho Guará - SRIA II - QE 25 - Àrea Especial do CAVE;
  • SLU / Papa Entulho Taguatinga - QNG 47, AE 09, Taguatinga – DF;
  • SLU / Papa Entulho Brazlândia - AE 02, Lt. K, Brazlândia – DF;
  • SLU / Papa Entulho Gama – Av. do Contorno – Lt. 2 – Próximo ao Detran / Gama – DF.
  • SLU / Papa Entulho Santa Maria - Fazenda Saia Velha AC 219 - Santa Maria/DF (Setor de Oficinas).

 

Visitas às Estações de Tratamento de Água e Esgoto

A Caesb recebe em suas Estações de Tratamento de Água – ETA e nas Estações de Tratamento de Esgoto – ETE visitas de estudantes, assim como, de técnicos de diversos setores da sociedade.

  • Para conhecer as normas e realizar a marcação de visitas, clique aqui.

 

Disponibilização de Material Educativo Impresso

  • Para conhecer os folhetos, cartilhas, jogos, ilustrações e manuais educativos da Caesb, clique aqui.

 

Outros Assuntos Ambientais

 

Projeto Biguá

Coleta de Óleo de Fritura Residual

- Pontos de entrega voluntária de óleos residuais de fritura (parceira SLU):

  • SLU / Papa Entulho: Asa Sul - Av. das Nações – L4 – ao lado da Estação de Tratamento de Esgotos Brasília Sul da Caesb;
  • SLU / Papa Entulho: Ceilândia - QNN 29, AE, s/n, Ceilândia- DF;
  • SLU / Papa Entulho: Ceilândia - QNP 28, AE – Setor P – Ceilândia – DF;
  • SLU / Papa Entulho: Ceilândia - QNM 27, AE – Ceilândia – DF;
  • SLU / Papa Entulho Planaltina - Área Especial n 02 - Lts 11 e 12 – St. Norte – Planaltina – DF;
  • SLU / Papa Entulho Guará - SRIA II - QE 25 - Àrea Especial do CAVE;
  • SLU / Papa Entulho Taguatinga - QNG 47, AE 09, Taguatinga – DF;
  • SLU / Papa Entulho Brazlândia - AE 02, Lt. K, Brazlândia – DF;
  • SLU / Papa Entulho Gama - Av. do Contorno – Lt. 2 – Próximo ao Detran / Gama – DF.
  • SLU / Papa Entulho Santa Maria - Fazenda Saia Velha AC 219 - Santa Maria/DF (Setor de Oficinas).

Marcações de Visitas às Estações de Água e Esgoto

Você quer conhecer o processo de tratamento de água e esgoto realizado pela Caesb?

A Companhia disponibiliza visitas para as instituições de ensino (fundamental – a partir do 6° ano, médio, superior e técnico) e empresas que desejam conhecer de perto as Estações de Tratamento de Água (ETAs) e as Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs).

 

Estações de Tratamento que Recebem Visitas e os Dias da Semana (somente será marcada uma visita por dia):

►► ÁGUA (quarta-feira ou quinta-feira, no período da manhã (9h) ou da tarde (14h):

  • ETA Brasília (1 visita por semana)
  • ETA Brazlândia (somente pela manhã); 
  • ETA Pipiripau;
  • ETA Rio Descoberto;
  • ETA Vale do Amanhecer.


►► ESGOTO (terça-feira ou quinta-feira, no período da manhã (9h) ou da tarde (14h):

Observação: Marcação de uma ETE por mês.

  • ETE Gama (2 visitas ao mês, sendo uma a cada 15 dias);
  • ETE Sobradinho (somente universitários e visitas só pela manhã);
  • ETE Sul (1 visita por mês);
  • ETE Norte (1 visita por mês);
  • ETE Melchior (1 visita por mês);
  • ETE Águas Lindas (1 visita por mês).

 

Observação:

Os alunos menores de idade que chegarem sem os responsáveis para acompanhá-los não serão recebidos. 


Quem pode Visitar:

  • Instituições de ensino: fundamental a partir do 6ª ano, médio, superior e técnico.
  • Empresas
  • Técnicos
  • Professores
  • Pesquisadores
  • Veículos de Imprensa
  • Forças Militares (ex: bombeiro, policiais militares, etc.)

 

Exigências:

  • O pedido de visita deve ser realizado com antecedência mínima de 10 (dez) dias úteis;
  • Os visitantes devem cursar a partir do 6° ano;
  • Número máximo de visitantes por marcação é de 30 (trinta) pessoas, incluindo os responsáveis;
  • O grupo de visitantes deverá ser acompanhado por 2 (dois) responsáveis da instituição requisitante, assim como por um técnico da unidade a ser visitada;
  • O cancelamento da visita deve ocorrer com no mínimo 72 horas de antecedência.

 

Como Solicitar Visita às Estações de Água e Esgoto:

  • Primeiro contato: via telefone para verificar as datas e estações disponíveis;
  • Segundo contato: a instituição requisitante deve encaminhar, por e-mail, o formulário anexo com a data pré-marcada no primeiro contato. A visita só será confirmada mediante o envio do formulário devidamente assinado pela instituição requisitante;
  • Após o recebimento do formulário de marcação de visitas, a Assessoria de Comunicação – PRC providenciará uma autorização assinada pelo Assessor, com ciência da Superintendência de Produção de Água – PPA ou da Superintendência de Operação e Manutenção de Esgotos – POE, que será encaminhada via e-mail a instituição requisitante e a estação de tratamento que será visitada;
  • A visita só estará confirmada após o recebimento, pela instituição requisitante, da autorização de visita emitida pela Caesb.

 

Regras para a Visita nas Estações de Água e Esgoto :

  1. ​A autorização encaminhada por e-mail, pela Assessoria de Comunicação - PRC, deverá ser entregue ao técnico no dia da visita. Caso contrário, não será permitida a entrada; 
  2. Não serão tolerados atrasos no horário da visita;
  3. Por se tratar de uma área industrial, a instituição demandante deverá indicar 2 (dois) responsáveis pelo grupo, pois eles auxiliarão a Caesb na condução segura da visita;
  4. Os 2 (dois) responsáveis pelo grupo deverão estar sempre atentos às orientações feitas pelo responsável da Caesb para garantir que os visitantes sigam as orientações de segurança;
  5. Os visitantes deverão atender às diretrizes e normas de segurança apresentadas pela Caesb, sob pena de paralisação e/ou cancelamento da visita;
  6. Os visitantes devem se manter na pista e orientados a não subirem nas calçadas sem que sejam direcionados;
  7. Os visitantes não podem subir ou ultrapassar os limitadores naturais (bordas dos tanques);
  8. Os objetos pessoais (bolsas, mochilas, lancheiras e similares) não poderão ser levados no trajeto da visita;
  9. Os visitantes só poderão alimentar-se nos refeitórios. Caso não haja, solicitar aos técnicos um local que seja apropriado;
  10. Cada visitante deverá levar sua garrafinha de água;
  11. Será proibida a utilização de qualquer dispositivo eletrônico para fazer gravação de áudios, vídeos e fotografias nos locais das visitas;
  12. Os visitantes devem ser orientados a não fazer brincadeiras que possam comprometer a segurança deles e dos demais;
  13. O responsável da Caesb avaliará se todas as regras e cuidados de segurança estão sendo seguidos pelos visitantes, devendo encerrar a visita a qualquer momento caso sejam descumpridas;
  14. Após retornarem ao ambiente administrativo todos deverão higienizar as mãos adequadamente;
  15. Vestimentas obrigatórias:
  • Calçado fechado sem salto e com solado antiderrapante;
  • Calça comprida, blusa ou camisa com mangas (Não pode ser regata ou qualquer parte de cima que deixe a axila ou barriga a mostra);
  • Cabelos compridos deverão estar presos;
  • As pessoas que não estiverem devidamente trajadas não poderão acessar a área operacional.

 Formulário:

 

Contatos:

  • Responsável: Michele Dias
  • Telefone: 3213-7117
  • E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

A padronização de visitas é baseada na Norma ND.SOP-004, da Caesb.

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