Acessibilidade


Educação Corporativa

A Escola Corporativa Caesb (ECO) foi criada em 21 de setembro de 2004 pela Resolução de Diretoria nº 78/04. Desde de então, tem adotado como estratégia, modernas práticas corporativas com a finalidade de promover de forma contínua e permanente o desenvolvimento integral do seu corpo funcional que é um dos mais importantes patrimônios da Empresa. Tem, portanto, criado as oportunidades necessárias ao aprimoramento e desenvolvimento das competências capazes de transformar o conhecimento em real vantagem competitiva.

A ECO desenvolve ações educativas com base em tecnologias e metodologias que contemplam processos e ferramentas de educação nas modalidades presencial e à distância (EaD) envolvendo, desta maneira ações de formação educacional, de capacitação profissional, e ainda de cultura organizacional e gestão do conhecimento. Estas ações educativas estão embasadas nos quatro pilares propostos pela UNESCO para a educação ao longo da vida, quais sejam: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver com o outro e aprender a ser.

Por acreditar que a melhoria dos resultados depende do estímulo à pesquisa e ao compartilhamento da informação e do conhecimento, a ECO busca também valorizar, aproveitar e reconhecer o capital intelectual e estimular a elevação da escolaridade de seus empregados por meio, entre outros, de programas de bolsa escolar e incentivo financeiro. 
 

Conheça um Pouco mais Sobre a Escola Corporativa Caesb – ECO

Negócio: Conhecimento

Definição: é uma unidade educativa dentro da organização.

Missão: Geração, aplicação e compartilhamento do conhecimento para o desenvolvimento da organização com vistas a competitividade.

Visão: Ser reconhecida, interna e externamente, como unidade parceira, promotora e disseminadora do conhecimento, de forma proativa, e permanente.

Objetivo: Propiciar ações inovadoras voltadas à promoção e disseminação do conhecimento.
 

A Escola Corporativa tem por Finalidade:

  • Difundir os valores e a visão estratégica da empresa;
  • Estimular a participação ativa das lideranças da empresa, em especial da alta gestão, nas ações da Escola;
  • Promover ações que viabilizem a capacitação dos empregados nas competências definidas para a empresa;
  • Propiciar educação contínua e permanente para a formação e o desenvolvimento pessoal e profissional de empregados e colaboradores da empresa;
  • Possibilitar ações de identificação e transformação da cultura e clima organizacional;
  • Realizar a gestão eficiente dos conhecimentos produzidos.  


Amplitude de Educação Corporativa


 

 

Capacitação e Desenvolvimento Profissional

A ECO entende a Capacitação e o Desenvolvimento como um processo contínuo e dinâmico de preparação dos empregados a partir dos objetivos da unidade de lotação, da Empresa e/ou do cargo ocupado, processo esse que se concretiza por meio de assimilação de conhecimentos, aprimoramento de habilidades e reformulação de atitudes.

A Capacitação e o Desenvolvimento dos empregados podem ser realizados por meio de eventos, cursos, treinamentos em serviço, etc.

A demanda por Capacitação e Desenvolvimento contempla as Matrizes de Capacitação das Unidades (registro realizado pelo gestor da unidade de lotação do empregado em sistema informatizado das demandas de treinamento necessárias para cada empregado) e também as necessidades levantadas no Planejamento Estratégico da Caesb e pelo Sistema de Gestão de Pessoas por Competências.

Os eventos são realizados nas modalidades presencial ou a distância, e são distribuídos por programas, tais como::
 

Programa de Desenvolvimento Gerencial – PDG

Qualificar e atualizar os gestores da Caesb nos conhecimentos necessários à boa condução das atividades inerentes à função gerencial, contribuindo para a motivação da equipe, bem como para o cumprimento do Planejamento Estratégico da Companhia e para o alcance dos resultados esperados.

Programa de Segurança do Trabalho – PRST

Promover o conhecimento e a conscientização do empregado sobre a segurança e a prevenção de acidentes do trabalho na Caesb, bem como sobre a saúde ocupacional. As ações de treinamento contemplam as Normas Regulamentadoras – NRs, cuja oferta deve ser periódica e visa atender a exigências previstas em Legislação Trabalhista. A não-observância desse critério pode sujeitar a Caesb ao pagamento de multas, principalmente nos casos em que ocorram acidentes de trabalho.

Programa de Melhoria do Desempenho e Competência – PMDC

Promover ações educacionais que resultem na melhoria do desempenho dos empregados, seja nas atividades inerentes ao cargo, seja naquelas relacionadas aos processos dos quais o empregado participa. Compreende cursos de aperfeiçoamento, técnicos e operacionais.

 

Programa Mergulhando na Caesb

Integrar os empregados da Caesb, apresentando os aspectos gerais e os principais processos da Companhia, garantindo, assim, uma melhor execução das atribuições.

Programa de Treinamento Técnico – PTT

Promover ações educacionais que resultem no aprimoramento dos conhecimentos técnicos para melhor desempenho nas atividades e processos inerentes ao cargo.

Programa de Valorização e Aprimoramento do Empregado – PRVE

Valorizar e disponibilizar aos empregados da Caesb oportunidades de desenvolvimento em todas as suas dimensões: social, intelectual, física e espiritual.

Programa Ambiental Olhos D´Água – PAMB

Capacitar e desenvolver a força de trabalho em seus diversos níveis de atuação, visando obter conscientização sobre a importância da política ambiental da Caesb.

 

 

Formação Educacional

Bolsa Escolar para os Empregados da Caesb

No intuito de ampliar conhecimentos e aperfeiçoar o potencial do seu corpo funcional, a Caesb incentiva a elevação da escolaridade de seus empregados, de acordo com critérios e procedimentos definidos em Regulamentos próprios.

 

Gestão do Conhecimento

Muito do conhecimento existente na empresa reside nas mentes dos trabalhadores, daí a importância de manter a sabedoria e o conhecimento dentro da organização.

Por isso, a ECO gerencia os conhecimentos produzidos pela Empresa, inseridos nos processos, organizando e sistematizando a capacidade da companhia de capturar, armazenar, gerar, criar, analisar, traduzir, compartilhar e fornecer a informação exata de maneira rápida e precisa.

 

Gestão do Clima e Cultura Organizacional

A Gestão do Clima Organizacional pode ser definida como a atuação permanente voltada para criar condições que elevem a motivação, o interesse, o envolvimento, o desempenho dos empregados e consequentemente os resultados empresariais. No entanto, nem sempre estes objetivos são alcançados, já que um dos fatores mais complexos nesse sentido é a própria subjetividade humana.

Neste sentido, a cultura organizacional - conjunto de valores, crenças, políticas administrativas - é que dá forma ao modo especial e único de como as pessoas agem e interagem dentro de uma organização e consequentemente colaboram para o estabelecimento de uma cultura e clima organizacional.

Cientes de que o clima é o reflexo dos efeitos dessa cultura na organização, fazemos continuamente a gestão de ambos, por entendermos que a cultura organizacional pode ser reforçada ou alterada, de acordo com as transformações sofridas pelos seus membros ou ainda por influências externas.

Contatos:

  • Gerência da Escola Corporativa Caesb – ECO: (61) 3312-2032/2123.