Acessibilidade


Inovação

Inovação na Caesb

A gestão e soluções inovadoras e sustentáveis em saneamento é o negócio da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal - Caesb. É com esse foco que a Empresa atua, realiza estudos técnicos, fomenta pesquisas para inovação e prospecta possibilidades de novos negócios, por meio de programas e parcerias nacionais e internacionais.

Buscamos nos inserir no ecossistema de inovação com o propósito de solucionar desafios antigos do setor e contribuir para o crescimento de todo ele.

Atuamos por meio de corpo técnico próprio e em conjunto com outras instituições e ou empresas que realizam ou promovam pesquisa e tecnologia.

Para viabilizar financeiramente os projetos, a Caesb se utiliza de orçamento próprio e de recursos externos (contratos de financiamento) captados junto a agências de fomento e outras instituições de apoio, como KFW, BID e Banco Mundial.

Conheça um pouco mais sobre a atuação da Caesb:

1 - Contratos de Financiamento (CRIAR TEXTO)

  1. Projeto Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID (CRIAR TEXTO)
  2. KFW (CRIAR TEXTO)
  3. Banco Mundial (CRIAR TEXTO)

 

2 - Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação – PDI Adasa/Caesb

2.1. Sobre

A Caesb, em parceria com a Adasa, lança em 2023 seu primeiro programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação para os serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Distrito Federal – Programa PDI Adasa/Caesb.  A iniciativa tem o objetivo de fomentar o desenvolvimento científico e tecnológico e sanar questões reais da Companhia com a adoção de tecnologias apropriadas e inovadoras resultantes do programa, além de difundir os conhecimentos gerados.

O programa é regulamentado pela Adasa e suas regras gerais estão instituídas na Resolução n.º 13, de 20 de dezembro de 2021, denominada de Manual de Elaboração e Avaliação dos Projetos.

Para a seleção de projetos para o Programa, a Caesb promove Chamadas Públicas. Os projetos pré-selecionados nas Chamadas são submetidos à chancela da Adasa e então passam a integrar definitivamente o programa.

Para participar, os interessados devem inscrever seus projetos de pesquisa seguindo os prazos e condições estabelecidos nos editais das Chamadas. 

Os editais são publicados no site da Caesb e podem ser consultados clicando aqui.

As chamadas ocorrem a cada dois anos, preferencialmente nos meses de junho, e a Adasa abre processo para chancelar os projetos anualmente. 

Não são aceitos projetos de pesquisa básica, e os objetos de pesquisa devem ser aderentes aos temas delimitados nos editais e avaliados como originais e inovadores pela banca examinadora.

Atenção!!! já está aberto o prazo para inscrição no Chamamento Público N° 001/2022 – Caesb para Seleção Pública de Propostas de Projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI) em Serviços de Saneamento Ambiental. Clique aqui para acessar o edital. Participe!

2.2 Linhas de Pesquisa

Os temas possíveis de pesquisa para o Programa são definidos pela Caesb a partir de rodadas de reunião com seus técnicos, que identificam e deliberam sobre quais são os mais relevantes para a Companhia e para o setor de saneamento.

Na sequência, para cada um dos temas, são destacados um conjunto de desafios que carecem de alguma solução ou de uma solução mais eficiente, que obrigatoriamente deverá ser social, técnica, econômica e ambientalmente sustentável.

Os temas e desafios definidos para a chamada pública de projetos de pesquisa vigente da Caesb (link: ChP N° 001/2022) são os seguintes:

Tema 1: Melhorias do Sistema de Tratamento e Distribuição de Água

  • Desafio: Proposição de melhorias na gestão de abastecimento de água em sistemas isolados por meio de tecnologias inteligentes, móveis, autônomas e sustentáveis. 
  • Desafio: Desenvolvimento de métodos avançados para remoção de microcontaminantes e vírus em ETAs e ETEs com avaliação da eficiência e da viabilidade técnica e econômica, visando a segurança da água. 
  • Desafio: Estudos para avaliar a implementação da oxidação avançada nos processos de tratamento de água como barreira sanitária visando a segurança da água (toxinas, formação de THM, entre outros).

Tema 2: Melhorias do Sistema de Coleta e Tratamento de Esgoto

  • Desafio: Solução para otimização do processo de produção, com alternativas de tratamento e destinação ambientalmente adequada do lodo de esgotos da Caesb.
  • Desafio: Solução para o controle da produção e alternativas de destinação ambientalmente adequada dos resíduos do tratamento de esgotos da Caesb (areia, material gradeado, gordura).
  • Desafio: Avaliação dos impactos nas ETEs da Caesb e alternativas de pré-tratamento dos resíduos de fossas e tratamento de resíduos de caixas de gordura transportados por caminhões tipo vaco-sucção.
  • Desafio:  Proposição de soluções para destinação, tratamento e aproveitamento de gases gerados no processo de tratamento de esgotos.
  • Desafio:  Proposição de soluções para otimização da operação de UASBs – controle e técnicas de monitoramento, remoção de lodo e crosta, retenção de biomassa, e outros resíduos do processo de tratamento de esgotos.
  • Desafio:  Estudo e proposição de soluções para modernização dos aspectos construtivos dos UASBs.
  • Desafio:  Otimização dos processos existentes e modernização de estação de tratamento de esgoto.

Tema 3: Modernização do Sistema de Gestão da Informação de Cobrança

  • Desafio: Eficientização do processo de atualização cadastral dentro da base de dados da Caesb, sem onerar o tempo do usuário e sem burocratizar o processo, de forma que seja possível à Companhia acionar contratualmente o usuário em caso de inobservância dos deveres contratuais estabelecidos.

Tema 4: Sustentabilidade, Meio Ambiente e Recursos Hídricos

  • Desafio: Proposição de soluções em termos de métodos ou sistemas de irrigação de forma que contemple as características de esgotos tratado com relação à métodos de produção de água de reúso, sistemas de irrigação, impactos ao solo e às águas subterrâneas, à vegetação, à saúde pública, de forma que atenda aos guias de qualidade da água internacionais e locais.
  • Desafio: Desenvolvimento de metodologia preditiva da qualidade do Lago Paranoá frente a intensificação dos seus usos múltiplos como manancial de abastecimento para um cenário de 30 anos.
  • Desafio: Proposição de técnicas de manejo de lodo de ETA, com objetivo de reduzir o impacto ambiental.
  • Desafio: Proposição de soluções para a transformação do óleo de fritura (ORF) em óleo base lubrificante (OBL) apto a ser utilizado na produção de biolubrificantes e avaliação da viabilidade técnica e econômica dessa utilização no âmbito da Caesb.

Tema 5: Gestão Operacional, Controle de Perdas e Eficiência Energética

  • Desafio: Proposição de soluções para identificar e ranquear pontos de vulnerabilidade relacionados à falha de faturamento que tenham como motivo as incorreções ou desatualizações cadastrais.
  • Desafio: Proposição de soluções para utilizar, de forma integrada, os dados já existentes na base da Caesb com a inteligência necessária para a predição de fraudes contratuais.
  • Desafio: Desenvolvimento de soluções para aproveitar a energia de pressão excedente no sistema para a sua transformação em energia elétrica.
  • Desafio: Solução para monitorar e disponibilizar remotamente, de forma confiável e de baixo custo, dados de micromedição.
  • Desafio: Proposição de tecnologias para incremento da precisão da micromedição e para a substituição econômica de hidrômetros.
  • Desafio: Proposição de soluções para instrumentar as redes de distribuição de água para detecção ágil de vazamentos e rompimentos por meio da aplicação de sensores (ruído, acelerômetro, pressão ou outras tecnologias que se mostrem promissoras) (PGO).

 

2.3. Projetos em andamento (link para ARQUIVO EM PDF)

2.4. Projetos concluídos (link para ARQUIVO EM PDF)

 

3 - Revista Eletrônica da Caesb (CRIAR TEXTO)

 

4 - Programas (CRIAR TEXTO)

  1. Pesquisa
  2. Vamos Juntos
  3. Desenvolve
  4. Acelera

 

5 - Projetos em Andamento e Realizados

5.1. Game para Auxiliar na Conscientização da Necessidade de Preservação das Bacias Hidrográficas e dos Mananciais para a Qualidade da Água do Distrito Federal (2022 / em andamento)

  • Desenvolvimento de game para o público jovem e adulto em parceria com a startup S.E.R.A Games.  O projeto faz parte do programa DF Inovador, que visa conectar organizações públicas e privadas com startups do ecossistema de inovação do DF e RIDE com a missão de solucionar desafios de inovação.   

5.2. Projeto de Detecção de Mudanças – DMUD (2022 / em andamento)

  • O DMUD combina análise espacial e inteligência artificial para identificar e classificar, a partir de fotointerpretação de imagens de satélite, alterações na vegetação e no solo das bacias de mananciais, evidenciando potencial risco aos recursos hídricos utilizados pela Caesb para captação de água. A Caesb é a primeira empresa de saneamento do país a atuar com essa tecnologia, que inclui análise espacial de dados.

5.3. Piloto para Detecção de Vazamento na Rede de Distribuição de Água por Meio de Imagens de Satélites (2021 / em andamento)

  • Uma parceria entre a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a empresa israelense Asterra para ajudar a encontrar vazamentos visíveis e não visíveis nas redes de água da Companhia. O projeto consiste em pesquisar vazamentos por imagem de satélite, recurso que permite gerar maior eficiência e otimizar recursos.

5.4. Rede Monitoramento Covid Esgotos (2020 / em andamento)

  • A Rede Monitoramento Covid Esgotos foi criada com o intuito de ampliar a disponibilidade de informações para o enfrentamento da pandemia de Covid-19 por meio do monitoramento do SARS-CoV-2 nos esgotos de importantes capitais brasileiras (Belo Horizonte - MG, Curitiba - PR, Fortaleza - CE, Recife - PE e Rio de Janeiro - RJ) e do Distrito Federal. As informações geradas no projeto podem contribuir para a tomada de decisões por parte das autoridades de saúde, incluindo a definição de ações para o combate à pandemia de Covid-19.

5.5. Piloto para Redução de Perdas Físicas de Água com o Uso de Inteligência Artificial (2018)

  • Executado em parceria com uma Startup brasileira, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, com a utilização de produto tecnológico de pesquisa de vazamentos: uma haste de escuta eletrônica (denominado de Fluid) desenvolvido pela Startup Stattus4. O projeto foi selecionado pelo BID para ser apresentado como caso de sucesso, executado no Brasil, em encontro anual entre mutuários de Banco de diversos países do mundo.

5.6. Sistema de Tratamento de Água de Ultrafiltração por Membranas (2017)

  • Sistema utilizado na Estação de Tratamento de Água (ETA) Lago Norte.  Construída na época do racionamento, foi a solução encontrada para abastecer parte da população de Brasília com a água do Lago Paranoá.  As membranas de ultrafiltração eliminam contaminantes por um mecanismo simples de exclusão por tamanho e o uso de produtos químicos se restringe ao processo de limpeza das membranas e aos itens obrigatórios para garantir a potabilidade da água. A ETA Lago Norte é uma das maiores do Brasil com uso exclusivo desse tipo de tecnologia, sendo referência no Brasil.

 

Processos PAD Concluídos

- Processos Administrativos Disciplinares (PADs), até 2021, já concluídos (*):

2013 2014 2015 2016 2017 2018
  • 092.004.977/2013 
  • 092.004.872/2013
  • 092.002.622/2013
  • 092.004.223/2014 
  • 092.004.020/2014
  • 092.003.282/2014
  • 092.003.281/2014
  • 092.003.215/2014
  • 092.003.214/2014
  • 092.003.176/2014
  • 092.003.102/2014
  • 092.004.179/2015 
  • 092.002.994/2015
  • 092.001.880/2015
  • 092.001.465/2015
  • 092.007.233/2016 
  • 092.006.610/2016
  • 092.006.333/2016
  • 092.006.272/2016
  • 092.006.110/2016
  • 092.004.400/2016
  • 092.004.399/2016
  • 092.000.083/2016
  • 092.008.607/2017 
  • 092.007.668/2017
  • 092.007.657/2017
  • 092.007.580/2017
  • 092.006.831/2017
  • 092.006.743/2017
  • 092.003.769/2017
  • 092.002.383/2017
  • 092.002.334/2017
  • 092.001.594/2017
  • 092.006.882/2018
  • 092.006.151/2018
  • 092.005.738/2018
  • 092.005.735/2018
  • 092.005.155/2018.
  • 092.004.654/2018
  • 092.004.559/2018
  • 092.004.409/2018
  • 092.003.414/2018
  • 092.003.080/2018 

 

2019 2020 2021
  • 092.006.345/2019 
  • 092.005.549/2019
  • 092.003.876/2019
  • 092.003.367/2019
  • 092.003.197/2019
  • 092.000.194/2019
  • 092.000.116/2019
  • 00092.00016382/2020-05.
  • 00092-00009511/2020-22
  • 00092.00040512/2021-44
  • 00092.00017748/2021-83.
  • 00092-00011660/2021-65

 

(*) Os processos estão organizados pelo ano de abertura.

Informações mais detalhadas sobre esses processos poderão ser obtidas com os representantes das Comissões, por meio do telefone 3213-7576.

 

Processos de Sindicâncias Concluídas

- Processos de Sindicâncias, até 2021, já concluídos:

  • 00092-00056323/2021-44
  • 092.000.857/2014
  • 092.003.390/2014
  • 092.008.616/2014
  • 092.006.610/2016
  • 092.009.277/2017

 

Informações mais detalhadas sobre esses processos poderão ser obtidas com os representantes das Comissões, por meio do telefone 3213-7105.

Processos TCE Concluídos

- Processos de Tomadas de Contas Especiais (TCEs), até 2021, já concluídos (*):

2006 2008 2010 2011 2012 2013 2014 2015 2016
  • 092.002.977/2006
  • 092.001.328/2008 
  • 092.002.215/2010
  • 092.006.689/2011.
  • 092.008.741/2012 
  • 092.007.006/2012
  • 092.000.556/2012.
  • 092.007.517/2013 
  • 092.001.860/2013
  • 092.001.689/2013
  • 092.001.385/2013
  • 092.005.809/2014.
  • 092.005.020/2014
  • 092.004.522/2014
  • 092.004.521/2014
  • 092.001.964/2014.
  • 092.003.931/2015
  • 092.007.850/2016 
  • 092.007.794/2016
  • 092.000.556/2016

 

2017 2018 2019 2020 2021
  • 092.008.929/2017.
  • 092.005.604/2017
  • 092.002.942/2017
  • 092.005.740/2018.

 

 

  • 000922-00040512/2021-44

 

(*) Os processos estão organizados pelo ano de abertura.

Informações mais detalhadas sobre esses processos poderão ser obtidas com os representantes das Comissões, por meio do telefone 3213-7105.

 

Relatório de Análise de Atendimento das Metas e Resultados do Plano de Negócios

Em cumprimento à "Lei da Responsabilidade das Estatais" (Lei nº 13.303, de 30 de junho de 2016), bem como ao Estatuto Social, a Caesb disponibiliza o Relatório de Análise de Atendimento das Metas e Resultados do Plano de Negócios e Estratégia de Longo Prazo.

 

 

Sub-categorias