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30/07/24 - Troca de experiências é o resultado de encontro entre Ouvidorias da Caesb, do GDF e da União



Garantir que o cidadão seja ouvido é o objetivo a ser cumprido

Atender bem, incentivar a participação, ouvir as reivindicações e buscar soluções aos problemas do cidadão e da população. Para fortalecer estes conceitos, representantes das Ouvidoria da União, do Governo do Distrito Federal e da Companhia de Saneamento Ambiental do DF se reuniram nesta terça-feira (30) na sede da Caesb. 

“O encontro de hoje nos mostra a importância de ouvirmos a sociedade, que tem um papel fundamental em apontar aonde podemos promover melhorias e inovar nossas ações. Essa troca de experiência fortalece os nossos laços”, afirmou a secretária-geral da Caesb, Grazielle Borges. Também estiveram presentes no encontro o Diretor Jurídico da Caesb, Eduardo Roriz, o diretor Financeiro e Comercial da Companhia, Sérgio Lemos, e a ouvidora-adjunta da Caesb, Claudia Melo. 

As Ouvidorias funcionam como uma ponte entre a população e os órgãos do Governo. Elas são um mecanismo para que os cidadãos possam acompanhar o serviço público, questionando, solicitando, influenciando nas decisões e fornecendo dados para a criação de políticas públicas. 

Segundo a ouvidora-geral da União (da Controladoria-Geral da União), Ariana Frances, “é muito importante essa aproximação para conhecer a realidade das ouvidorias que fazem os serviços públicos chegarem até a população. Com esse encontro observei que tem uma preocupação muito grande de qualificar o trabalho que a Ouvidoria faz. E por outro lado, ver que a gestão da Empresa se utiliza desses dados e informações, para melhorar os seus processos e a entrega que é feita para a população”. 

A ouvidora-geral interina da Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF), Fernanda Oliveira, ressaltou que o órgão funciona como um mecanismo de transformação. “A Ouvidoria é uma ferramenta de transformação do Estado, onde a gente consegue captar de cada demanda individual, aquilo que a gente pode melhorar, inovar e transformar”, explicou a ouvidora. 

Para o ouvidor da Caesb, Eduardo Soares, “a OGU e a OGDF desempenham papel fundamental na mediação das demandas dos cidadãos, assegurando que suas vozes sejam ouvidas e que suas preocupações sejam tratadas de maneira adequada”, ressaltou Eduardo. 

“A Caesb, por sua vez, é responsável por um serviço essencial: o fornecimento de água e o tratamento de esgoto à população do DF e, de certa forma, servindo a nação brasileira, por meio dos serviços prestados à toda estrutura administrativa federal sediada em Brasília”, complementou o ouvidor da Caesb. 

Além da troca de conhecimento, as Ouvidoras conheceram as instalações da Caesb, como o Teatro da Empresa.

 

Crédito das fotos: Cristiano Carvalho (Caesb)

Foto 1 - Da esquerda para a direita, a assessora do Gabinete da Ouvidoria da União, Juliana Demonte, a ouvidora-adjunta da Caesb, Claudia Melo, a ouvidora-geral interina da CGDF, Fernanda Oliveira, a ouvidora-geral da União, Ariana Frances, a secretária-geral da Caesb, Grazielle Borges, e o ouvidor da Caesb, Eduardo Soares

 

Foto 2 - Troca de experiências no encontro de Ouvidorias na Caesb