03/06/24 - Comitiva suíça de cooperação conhece projeto de saneamento rural desenvolvido pela Emater-DF e Caesb

Objetivo do grupo é apoiar e fomentar projetos piloto para fortalecer as estruturas do Programa Nacional de Saneamento Rural do Brasil

Representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e da Agência Suíça para o Desenvolvimento e Cooperação (Cosude) conheceram nesta segunda-feira (3) o projeto de saneamento rural desenvolvido pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF) e a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) no Assentamento Betinho, na região de Brazlândia.

O BID e a Cosud possuem o programa SIRWASH, que tem como objetivo melhorar os ambientes de inovação, o intercâmbio de conhecimento e normas para promover e melhorar a prestação serviços de água, saneamento e higiene para as comunidades rurais. No âmbito desse programa, as instituições assinaram um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) para levar mais ações e serviços de saneamento básico a áreas rurais e comunidades tradicionais do Brasil, impulsionando a implantação do Programa Nacional de Saneamento Rural (PNSR).

Entre as fases do programa está o desenvolvimento de projetos piloto no DF, Piauí, Bahia e Amazonas de forma que contribuam para o fortalecimento do PNSR.

Durante o encontro entre as instituições, o presidente da Emater-DF, Cleison Duval, ressaltou a importância dos produtores rurais para a proteção dos mananciais e para o fornecimento de alimentos saudáveis para a população. “O DF possui um cinturão verde, responsável por abastecer a cidade com alimentos frescos, produzidos localmente. E com um olhar holístico sobre a propriedade rural, a Emater entende que o saneamento é item essencial não só para a qualidade de vida de quem vive no campo, mas para contribuir com a produção de alimentos seguros e com a preservação dos mananciais”, declarou.

Para apresentar o trabalho desenvolvido no DF, a analista de sistemas de saneamento da Assessoria de Planejamento da Caesb, Norma Dixo, falou do trabalho da instituição, sobre o contexto nacional do saneamento rural e sobre dados referentes à realidade local quanto ao saneamento rural. “Queremos avançar na universalização do sistema de saneamento rural do DF. E uma parceria com o programa SIRWASH tendo o Assentamento Betinho como piloto nos daria a oportunidade de aprimorar nossos serviços e ser referência para o restante do país em relação à universalização do acesso ao saneamento rural”, disse.

O assessor de Projetos Especiais e novos negócios da Caesb, Fuad Moura, destacou que “diante dos desafios que temos para o saneamento rural no DF, o piloto proposto pode contribuir de forma substancial para que o DF seja a primeira UF a universalizar o atendimento de água e esgoto na área rural, por meio de um modelo de gestão com participação comunitária e com a participação de diferentes atores do GDF”.

Já a responsável pelo projeto de Saneamento Rural da Emater-DF, Luciana Silva, falou sobre o papel da Emater-DF que, além da assistência técnica, tem como desafio levar inovação aos sistemas produtivos, criando melhores condições de vida e de trabalho, aumentando a produtividade com o melhor uso da terra e da água. “Já instalamos em parceria com a Caesb 254 fossas biodigestoras na região da Bacia do Descoberto de forma a proteger nossos mananciais e a saúde de quem vive no campo e na cidade. Além de receberem os sistemas de saneamento, os produtores são capacitados sobre sua manutenção e uso”, contou Luciana.

Após a apresentação, Gustavo Méndez, coordenador dos Países do Cone Sul da Divisão de Água e Saneamento do BID, mostrou exemplos de projetos piloto como os desenvolvidos na Bahia e destacou que o programa SIRWASH trabalha de forma integral e multissetorial. “Contribuímos não apenas com a eficiência operacional, mas com incentivo à inovação, materiais educativos, capacitação para aproveitamento manutenção dos sistemas e para aproveitamento de energias provenientes do sistema de saneamento para redução de custos nas propriedades rurais, por exemplo”.

Visita a campo

No período da tarde, a comitiva visitou a propriedade rural de Jozias Neves, o primeiro contemplado pela iniciativa, no Assentamento Betinho, em Brazlândia. Ele produz hortaliças, como morango, brócolis e pimentão num terreno próprio de 3 hectares.

“Esse sistema trouxe muitos benefícios para a plantação da nossa família. Ele evita a contaminação do solo, não prejudica o meio ambiente e garante a qualidade das nossas hortaliças”, comemorou o produtor. Ele disse, ainda, que “nosso sustento vem da venda das hortaliças. Atendemos clientes não só do Distrito Federal, mas de outros Estados também. O sistema tem ajudado a dar a destinação correta do esgoto”.

Sobre a COSUDE

A COSUDE (Agência Suíça para o Desenvolvimento e Cooperação) é uma agência do Governo Suíço dentro Departamento Federal Suíço de Relações Exteriores (FDFA).

Sobre o BID

A missão do Banco Interamericano de Desenvolvimento é melhorar vidas. Fundado em 1959, o BID é uma das principais fontes de financiamento de longo prazo para o desenvolvimento econômico, social e institucional na América Latina e no Caribe. O BID também realiza projetos de pesquisa de ponta e presta assessoria política, assistência técnica e treinamento a clientes públicos e privados de toda a região.