10/11/23 - Caesb instala placas às margens do Rio Descoberto para proteção de moradores ribeirinhos

Comunidades serão alertadas para evacuação em caso de emergência na Barragem

A Caesb inicia na próxima semana a instalação de 64 placas orientativas e torres de alarmes sonoros (sirenes) para sinalização de áreas abaixo da Barragem do Descoberto, que fazem parte do perímetro de segurança do reservatório. O sistema de alerta será implantado em propriedades rurais ribeirinhas do Rio Descoberto e  em comunidades próximas, localizadas no Distrito Federal e no estado de Goiás (Águas Lindas). Nos próximos dias, serão realizados testes sonoros para verificação dos equipamentos.

Tais medidas fazem parte do Plano de Ação de Emergência (PAE) da Barragem do Descoberto para a evacuação segura da população potencialmente afetada em caso de emergência. O Plano está previsto na Política Nacional de Segurança de Barragens e em Resolução da ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico). O investimento da Caesb neste sistema de alertas é de R$ 1.888.733,75.

Fabricadas em material fotoluminescente (cuja pintura brilha no escuro), as novas placas informarão as rotas de fuga, assim como os pontos de encontro para salvamento por parte da Defesa Civil. As placas serão instaladas nas chácaras ao longo do Rio Descoberto e em trechos da rodovia BR-070, próximo à Barragem, conforme indicação do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes). Essa região foi definida como Zona de Autossalvamento, onde a população deverá ser capaz de buscar locais seguros, após seguir as orientações das placas, em caso de emergência no reservatório.

A Caesb, com o apoio da Defesa Civil do DF, promoveu o cadastramento dessas populações e realizou um seminário de integração com representantes de 35 órgãos dos governos do Distrito Federal e de Goiás, das prefeituras de Águas Lindas e de Santo Antônio do Descoberto (GO) e das Defesas Civis das duas unidades da federação. A próxima etapa de implantação do PAE será a realização de um simulado com a população local para treinamento.

O presidente da Caesb, Luís Antônio Reis, explica a importância dos cuidados com os moradores das comunidades da região abaixo da Barragem do Descoberto: “Temos trabalhado incansavelmente para manter a segurança de todos aqueles que estão na área próxima ao nosso maior reservatório. Por isso, estamos cumprindo mais uma etapa da Política Nacional de Segurança de Barragens, que prioriza a atenção com as pessoas e a preservação das estruturas que poderiam ser afetadas”, afirmou.

Histórico

A Barragem do Rio Descoberto, responsável pelo abastecimento de 60% da população da capital federal, fica às margens da BR-070 e foi inaugurada em 1974, dando origem a um lago de 12,5 km² de área de espelho d’água e capacidade de armazenar cerca de 86 milhões de m³. O Lago Descoberto faz parte do sistema integrado de abastecimento, operado pela Caesb, e abastece as cidades de Ceilândia, Taguatinga, Samambaia, Riacho Fundo I e II, Recanto das Emas, Gama, Santa Maria, Núcleo Bandeirante, Candangolândia, Park Way, Águas Claras, Vicente Pires, Pôr do Sol e Sol Nascente.

Veja os modelos das placas:

Placa Rota de Fuga (Sentido da seta para direita)

Placa Rota de Fuga (Sentido da seta para esquerda)

Placa Zona de Autossalvamento

Placa Ponto de Encontro 1

Placa Ponto de Encontro 2

Placa Ponto de Encontro 3

Placa Ponto de Encontro 4

Placa Ponto de Encontro 5

Placa da área de segurança

Dimensões da Placa