Acessibilidade


27/04/23 - Caesb sedia seminário sobre rio Melchior no dia 02 de maio



Evento contará com representantes dos órgãos envolvidos no manejo do corpo hídrico

 

A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) sedia no próximo dia 02 de maio, (terça-feira), o seminário “Saneamento na Bacia do Rio Melchior”. Durante o evento, serão apresentadas as questões técnicas relacionadas à bacia hidrográfica do rio Melchior. O encontro será realizado no Espaço Cultural Caesb, localizado em Águas Claras.

Estarão presentes representantes do Comitê Distrital da Bacia Hidrográfica Paranaíba DF (CBH Paranaíba); da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb); da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa); da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Proteção Animal do Distrito Federal (SEMA); da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF); do Brasília Ambiental (Ibram); da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), do Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal (SLU) e da sociedade civil.

O rio Melchior é formado pela confluência do córrego Gatumé com o córrego Taguatinga. A partir deste ponto, o rio Melchior está enquadrado como Classe IV, segundo o enquadramento dos corpos hídricos definido pela sociedade por meio do Comitê de Bacia Hidrográfica pois, neste trecho, o rio passa a receber o efluente tratado a nível terciário nas Estações de Tratamento de Esgoto Melchior e Samambaia. As duas Estações tratam o esgoto de aproximadamente 1,3 milhão de moradores de Taguatinga, Ceilândia, Vicente Pires, Pôr do Sol, Sol Nascente, Samambaia e parte de Águas Claras.

O corpo hídrico também recebe o efluente da estação de tratamento de chorume próxima, de indústrias instaladas ao longo de sua extensão, assim como a contribuição de outras atividades desenvolvidas na bacia hidrográfica, como pecuária e agricultura.

Este evento tem por objetivo discutir a bacia do rio Melchior junto aos diversos usuários e demais partes interessadas de forma a termos ações mais efetivas e que tragam o retorno de forma mais célere para a sociedade.

Serviço:

Evento:
Seminário Saneamento na Bacia do Rio Melchior

Data: 02 de maio de 2023 (terça-feira) – 9h às 17h

Local: Espaço Cultural Caesb – Av. Sibipiruna – Lotes 13/21 – Centro de Gestão Águas Emendadas – Águas Claras