Acessibilidade


05/12/22 - Pelo 7º ano consecutivo, Caesb recebe prêmio de 100% do Índice de Transparência



A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) foi reconhecida por ter alcançado 100% em todas as edições do Índice de Transparência Ativa (ITA), prêmio concedido pela Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF). A premiação faz parte da programação da Semana de Combate à Corrupção da CGDF, que ocorre entre os dias 5 e 9 de dezembro.  

A Caesb se destacou por ser uma das empresas que atingiu 100% de transparência desde a primeira edição do prêmio, em 2016. O índice foi criado pela CGDF para fomentar, orientar e avaliar a divulgação de informações públicas nos sites dos órgãos do Governo do Distrito Federal. A novidade deste ano é que o ITA incluirá tópicos de avaliação de transparência passiva, que é aquela quando o cidadão provoca o Governo solicitando informações ainda não publicadas.  

Os órgãos reconhecidos pela CGDF foram: Casa Civil do DF (CACI), Secretaria de Obras e Infraestrutura (SODF), Secretaria de Transportes e Mobilidade (Semob), Companhia de Saneamento do DF (Caesb), Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap), Administração Regional de Samambaia e Administração Regional do Cruzeiro. 

O ouvidor da Caesb, Eduardo Romualdo Soares, disse que a Caesb assimilou de forma plena a importância do fiel cumprimento da legislação relacionada à transparência pública. “Por meio de iniciativas de conscientização e compliance, todo o corpo funcional da Companhia se engajou no projeto e o resultado é o notório e devido reconhecimento da Empresa como uma instituição íntegra e transparente”, exalta o ouvidor.