Acessibilidade


01/11/22 - Caesb entre as 100+ inovadoras no uso de TI no Brasil em 2022



Companhia usou o conceito de ESG 

Mais uma vez a Caesb faz parte do ranking das empresas que melhor utilizam a tecnologia para executar projetos inovadores. A 22ª edição do prêmio As 100+ Inovadoras no Uso de TI, realizado anualmente pela IT Mídia, contou com mais de 270 inscrições de projetos liderados pelas principais empresas consumidoras e fabricantes de tecnologia do Brasil, entre elas Bradesco, Natura, Gol, Americanas, Seguros Unimed, Petrobras, Microsoft Brasil. A lista foi determinada com base nas avaliações de júri multidisciplinar, formado por especialistas em tecnologia, professores da FIAP e jornalistas.  

A chefe da Assessoria de Tecnologia da Informação da Caesb, Marcia Sabino, explica que o destaque deste ano foram as inovações que consideraram o conceito de Environmental, Social, and Corporate Governance (ESG), como por exemplo, o projeto que otimiza o processo de monitoramento das bacias de mananciais usando inteligência artificial e análises espaciais, uso de drones, além das inovações na arquitetura de desenvolvimento de software. O ESG tem se tornado sinônimo de responsabilidade socioambiental, reputação e credibilidade para as empresas. 

O Projeto de Detecção de Mudanças, conhecido como DMUD, combina análise espacial e inteligência artificial para identificar e classificar, a partir de fotointerpretação de imagens de satélite, alterações na vegetação e no solo das bacias de mananciais, evidenciando potencial risco aos recursos hídricos utilizados pela Caesb para captação de água e otimizando o processo de monitoramento das bacias. “Estas iniciativas colocam a Caesb na vanguarda no uso de novas tecnologias, resultando no merecido reconhecimento da empresa como uma das 100+ inovadoras em 2022”, celebra Marcia Sabino.