Acessibilidade


10/12/21 - Caesb mantém, pelo 6º ano consecutivo, 100% do Índice de Transparência



Prêmio é concedido pela Controladoria Geral do Distrito Federal


Os empregados da Caesb comemoraram neste fim de ano uma conquista importante. Pelo 6º ano consecutivo, a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal recebe o troféu Índice de Transparência Ativa (ITA), por alcançar 100% de transparência também na Edição 2021. A entrega do prêmio ocorreu ontem, dia 9, considerado o Dia Internacional de Combate à Corrupção.

A Caesb se destaca por ser uma das empresas que atingiu 100% de transparência desde a primeira edição do prêmio, em 2015. No ano passado, 77 órgãos haviam alcançado a pontuação máxima. O índice foi criado pela Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF) como forma de estimular órgãos e empresas da administração pública distrital a cumprirem todos os requisitos previstos de transparência, como, por exemplo, aqueles da Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011). A ideia é disponibilizar espontaneamente dados públicos e de interesse à população em seus sites oficiais.

O Ouvidor da Caesb, Eduardo Romualdo Soares, explicou o trabalho realizado para garantir o sucesso obtido no Índice de Transparência Ativa. “Fazemos um acompanhamento constante das atualizações realizadas por todas as áreas da Companhia, das informações publicadas em nosso site. As áreas são alertadas mensalmente, por meio da plataforma BI, sobre a obrigatoriedade de atualização dos dados. Com essas ações, conseguimos manter um controle rigoroso dos dados divulgados. Esse procedimento, estabelecido em parceria com nossas assessorias de Tecnologia da Informação e de Comunicação Social, tem garantido o fiel cumprimento à Lei de Acesso à Informação (LAI), pois foi bem assimilado e compartilhado pelas unidades internas da Caesb”, ressalta.

Crédito das fotos: Marco Peixoto (Caesb)