04/11/21 - Pagamento de débitos junto à Caesb deve ser realizado pelos canais oficiais

Usuários da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) devem ficar atentos aos canais oficiais para pagamento de débitos pelos serviços de água e de esgoto. Caso queira confirmar se o boleto de cobrança recebido é verdadeiro, o usuário pode verificar no site da Empresa ou pelo telefone 115.

Mensalmente, a Caesb encaminha as contas de água e de esgoto aos usuários após a leitura dos hidrômetros realizada por equipes identificadas. No caso das faturas de água em aberto há mais de 90 dias e que já foram protestadas, o pagamento deve ser feito por meio dos títulos emitidos e registrados nos cartórios de notas e títulos credenciados junto à Companhia. Para as faturas que não tenham protesto registrado, a emissão pode ser feita a qualquer tempo pelos canais de atendimento. As contas – que já estejam em discussão na justiça – terão os boletos emitidos somente após o acordo em juízo ou ao final do processo.

Como quitar

Todos os anos, a Companhia de Saneamento encaminha aos usuários a Declaração de Situação de Débitos, onde são informados os valores pagos assim como possíveis contas em aberto. Para verificar sua situação, acesse o Portal de Serviços e selecione a opção Situação de Débitos.

Os usuários que estiverem com débitos em aberto podem solicitar a segunda via da conta pelo Autoatendimento no site da Caesb, pelo aplicativo disponível para download nos sistemas IOS e Android, Agência Virtual, Central 115, Escritórios Regionais, Postos na Hora e WhatsApp (disponível exclusivamente para usuários de Taguatinga, Ceilândia, Samambaia, Sobradinho e Planaltina).

O usuário, pessoa física ou jurídica, que queira parcelar os débitos, deve acessar o Autoatendimento no site da Caesb, Agência Virtual, Escritórios Regionais e Postos Na Hora.

Em outubro, a Caesb lançou o Programa de Negociação de Débitos 2021 – PND para pessoas jurídicas com débitos vencidos até o dia 31 de agosto de 2021. São oferecidas condições especiais de negociação de débitos, flexibilizando os pagamentos à vista e oferecendo parcelamento, com a redução gradativa dos juros de mora incidentes. Os usuários elegíveis receberão um comunicado informando sobre o PND 2021 – PJ, com um código de barras para pagamento à vista, com vencimento em 15 dias. O prazo para aderir ao programa é até o dia 30 de novembro de 2021.

A Companhia lançou mais uma funcionalidade em seu aplicativo para os usuários cujas contas venceram há mais de cinco dias: o sistema push enviará uma mensagem ao usuário indicando a conta pendente e direcionando o acesso para o app, onde o código de barras para pagamento pode ser obtido na opção "Segunda via de conta".

O pagamento das faturas pode ser realizado em toda a rede bancária, em agências lotéricas ou correspondentes bancários. Há atualmente dez bancos conveniados que aceitam os pagamentos da Companhia. São eles: Banco de Brasília e seus correspondentes bancários, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Sicoob, Bradesco, Itaú, Mercantil, Safra, Santander e Inter.

Atualização do Cadastro

Para todos os casos de negociação, inclusive para pagamento à vista, será necessária a atualização cadastral do usuário, que pode ser feita após cadastro prévio no site da Caesb e apresentação dos documentos pessoais e de vínculo ao imóvel.

Na sequência, deve ser acessado o Portal de Serviços da Caesb, clicando em “Alteração de Titularidade”. Também é possível atualizar os dados pelo aplicativo da Caesb, em “Alterar Titularidade”, pela Agência Virtual e nas unidades do Na Hora de Ceilândia, Riacho Fundo, Taguatinga e Gama – por meio de agendamento prévio –, no site da Caesb.

A Caesb reitera que, por meio dos canais virtuais, é possível solicitar revisão ou segunda via de contas, alteração de titularidade e vencimento, consumo de água, consulta de protocolos, parcelamento de débitos, 1ª ligação de água, autoleitura, ressarcimento de danos, alteração do titular ou do vencimento da conta, religação de água, débitos, manutenção de redes, além de serviços comerciais como análise de contas, atualização de cadastro e religação.

Para baixar o aplicativo da Caesb no celular:

- IOS:

- Android: