Projeto Golfinho da Caesb celebra Natal com distribuição de presentes
Crianças atendidas pelo Projeto foram homenageadas na Sede da companhia
O Natal chegou mais cedo para os 370 jovens da Ceilândia e do Itapoã que participam do Projeto Golfinho, uma iniciativa da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb). Nos dias 10, 11 e 12 de dezembro, os integrantes do Projeto foram à Sede da empresa, em Águas Claras, para receber os presentes de Natal que haviam pedido.
Todos os anos, a campanha “Adote um Golfinho” mobiliza os empregados da Caesb para arrecadar presentes e proporcionar um Natal mais feliz às crianças. Como parte da ação, elas escrevem em cartinhas o que desejam ganhar de presente e as cartas são adotadas pelos empregados da empresa, que compram os itens desejados.
Além de receberem os presentes, as crianças fazem apresentações musicais num ambiente de muito amor e harmonia. Um dos jovens presentes no evento de distribuição dos presentes foi Pedro Lucas Nascimento, de 13 anos. Ele participa do Golfinho há dois anos e relatou que, além do Projeto ter um grande impacto na sua vida, proporciona um momento de alegria com a celebração de Natal. “Fiquei muito feliz com o presente que o padrinho me deu, um box do Diário de um Banana. Minha família também adorou o que recebi”, contou.
PROJETO GOLFINHO: RESPONSABILIDADE SOCIAL
Criado em 2001, o Projeto Golfinho atende crianças e adolescentes de 6 a 13 anos em situação de vulnerabilidade social. A Caesb mantém dois núcleos do Projeto, um no Itapoã e outro em Ceilândia. Ao todo, são beneficiados 370 estudantes de escolas da rede pública de ensino. Os jovens atendidos recebem no contraturno escolar aulas de Educação Ambiental, Educação Física, fazem passeios pedagógicos (Zoológico, Teatro, visitas às unidades de tratamento de água da Caesb, sessões de cinema, visitas culturais aos pontos turísticos de Brasília) e discutem temas diversos (sexualidade, cidadania, valores, civilidade, prevenção ao uso das drogas, tipos de abusos, direitos das crianças, saúde, bullying dentre outros).
São desenvolvidas também palestras com os familiares das crianças e adolescentes para conscientização e prevenção do uso e abuso de drogas, abuso sexual, alienação parental, importância da educação, bullying, gravidez na adolescência, perspectivas de vida, importância dos vínculos familiares dentre outras. Para participar das atividades, a Caesb oferece aos estudantes alimentação, uniforme, transporte, material esportivo e material pedagógico.
Desde sua criação, o Projeto Golfinho beneficiou diretamente cerca de 8.400 crianças e adolescentes. Por meio de atividades educativas e celebrações especiais, o projeto não apenas auxilia na qualidade de vida dos jovens, mas também inspira maior envolvimento das famílias na educação e bem-estar das crianças.
Crédito das fotos: Cristiano Carvalho (Caesb)