Caesb investe R$ 13 milhões para conectar sistemas de Descoberto e Torto/Santa Maria e garantir água sem interrupção para várias regiões do DF

Obra na adutora da EPTG vai beneficiar moradores de áreas como Guará, Núcleo Bandeirante e Estrutural; trânsito terá alterações

A Caesb vai investir R$ 13 milhões em uma obra fundamental para conectar os sistemas de Descoberto e Torto/Santa Maria.  Com as ações, será possível levar água de um lugar para outro sempre que necessário, garantindo que várias regiões do DF sejam abastecidas sem interrupção, mesmo em períodos de seca.

As ações na adutora instalada na EPTG vão permitir que a companhia redistribua água entre os dois sistemas. Na prática, isso garante que a população tenha plena segurança hídrica. Com as ações na adutora da EPTG, a Caesb poderá transferir até 1.000 litros de água por segundo de um sistema para outro. Ou seja, se um reservatório estiver com pouca água, a companhia conseguirá redistribuir de forma inteligente, evitando risco de falta para a população.

“Essa interligação dos sistemas nos dá muito mais segurança para lidar com períodos de estiagem. Se um sistema tiver menos água, conseguimos compensar com outro que esteja mais cheio. Isso garante o abastecimento contínuo para milhares de moradores e faz parte das várias ações da Caesb e do governo Ibaneis para melhorar a qualidade de vida da nossa população”, explica o presidente da companhia, Luis Antonio Reis.

A obra vai melhorar a segurança do sistema de distribuição que abastece 15 setores habitacionais, como Guará, Núcleo Bandeirante e Estrutural. As primeiras ações de preparação no local começam em 29 de março — o trânsito na região terá alterações mais significativas a partir de 5 de abril (confira os mapas abaixo).

A adutora de água tratada de Taguatinga tem papel estratégico na integração entre os mananciais da Caesb, sendo importante caminho de conexão entre os sistemas de produção dos rios Descoberto e Corumbá e o centro de Brasília. Com cerca de 18 quilômetros de extensão, a adutora começa no viaduto de Taguatinga Centro e segue até o reservatório do Cruzeiro, no Eixo Monumental.

A plena operação garantirá que a população da região continue sendo abastecida caso algum dos mananciais que integram o sistema interrompa o fornecimento. Assim, o abastecimento estará assegurado para os moradores das seguintes localidades: Núcleo Bandeirante, Candangolândia, Park Way (quadras 1 a 5), Guará, Guará II, Cruzeiro, Octogonal, Sudoeste, Estrutural, Cidade do Automóvel, Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), Setor Complementar de Indústria e Abastecimento (SCIA) e colônias agrícolas Águas Claras e Bernardo Sayão.

Essas melhorias são fundamentais para garantir a qualidade e a continuidade do abastecimento de água em várias regiões do Distrito Federal.

Alterações no trânsito

Os trabalhos começam no dia 29 de março, com intervenções para preparar o local. A partir de 5 de abril, será necessário mudar o fluxo de trânsito na altura do viaduto Israel Pinheiro, na EPTG. A previsão é que essas alterações durem 60 dias.

 

Atenção, motoristas! Haverá alterações nos trajetos. Confira os mapas abaixo para se planejar e evitar transtornos.






Pular para o conteúdo