A Caesb por intermédio de um moderno laboratório de análise de água (física, química e biológica) executa um monitoramento da qualidade da água de todos os mananciais superficiais e subterrâneos utilizados para o abastecimento público, bem como os passíveis de aproveitamento futuro como Bananal, Corumbá e Lago Paranoá. A Empresa também realiza um rígido controle da qualidade da água distribuída à população do Distrito Federal.
Este trabalho, conduzido de acordo com os critérios estabelecidos na Resolução 357/2005 CONAMA (adotada para a água bruta superficial), a Resolução 396/2008 CONAMA (adotada para a água bruta subterrânea) e Portaria nº 2.914/2011 do Ministério da Saúde (adotada para a água tratada), tem proporcionado à Companhia um completo controle da qualidade da água em todas as suas etapas, desde a produção até a distribuição ao usuário.
A Empresa também possui vários laboratórios de controle operacional existentes nas suas ETAs e UTSs, que realizam o controle de qualidade de toda água produzida. Nesses laboratórios são realizadas análises físicas, químicas e bacteriológicas sistemáticas, de forma a garantir o atendimento aos padrões de potabilidade.
Além disso, a Caesb vem atendendo em 100% as exigências da Portaria nº 2.914/MS no que se refere ao número mínimo de amostras coletadas por sistemas de abastecimento, atingindo o patamar de aproximadamente 1.207 amostras/mês, procedentes de 314 pontos de coleta estrategicamente estabelecidos na rede de distribuição, gerando 5.880 determinações/mês.
As Caesb em relação ao monitoramento da qualidade da água realiza os seguintes procedimentos:
Resultados na Rede de Distribuição - Síntese por Sistemas de Abastecimento (PDF)
"Brasilia, Patrimônio da Humanidade"
Caesb - Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal
Centro de Gestão Águas Emendadas - Av. Sibipiruna - Lotes 13/21 - Águas Claras - Brasília/DF - CEP: 71.928-720
Central de Atendimento ao Usuário - Fone 115 (24 horas)