Conselho de Consumidores da Caesb encerra 2024 levando conhecimento ambiental a alunos
Crianças conheceram o ciclo do saneamento com apoio da mascote Cristal e Expresso Ambiental
O Conselho de Consumidores da Caesb fechou 2024 com atividade especial no Colégio Adventista de Águas Claras, levando conhecimento ambiental a estudantes da região. Em 4 de dezembro, crianças tiveram a oportunidade de aprender sobre o ciclo do saneamento de forma lúdica e interativa, com o apoio da mascote Cristal e do programa Expresso Ambiental. A programação contou com a presença do ouvidor da Caesb e secretário executivo do Conselho, Eduardo Soares, e da pedagoga da Caesb, Érika Radespiel, que ministrou uma palestra sobre o uso responsável da água e educação ambiental.
Durante o ano, o Conselho de Consumidores esteve ativo nas cinco classes de clientes da Caesb: residencial padrão, industrial, comercial, pública e rural. Ações de conscientização e participação em feiras e eventos regionais marcaram a trajetória do ano, promovendo a troca de informações com a comunidade e estabelecendo parcerias com instituições públicas e privadas.
Além disso, os conselheiros participaram de diversas palestras da Caesb, Adasa e Seagri, abordando temas como Composição Tarifária, Reflorestamento em Propriedade Rural e Vazamento de Água, com o objetivo de qualificar suas competências. O Conselho também realizou visitas a unidades técnicas da Adasa e a diversas instalações operacionais da Caesb, como Estações de Tratamento de água e de Esgoto, Ouvidoria, Central 115, para conhecerem ainda mais os serviços prestados aos consumidores.
Um destaque em 2024 foi a eleição dos novos Conselheiros, realizada em março. Para Eduardo Soares, o Conselho proporciona uma troca valiosa de informações entre os consumidores e os órgãos responsáveis pelo saneamento no Distrito Federal, sendo essencial para o aprimoramento dos serviços prestados à população. “O Conselho de Consumidores da Caesb foi reconhecido pelo Prêmio Hidrômetro de Ouro 2024 como uma entidade parceira e pelo importante papel junto à Caesb e à sociedade do DF”, explicou o ouvidor e secretário executivo do conselho.
O Conselho de Consumidores da Caesb, fundado em 2017, reúne representantes dos diversos setores consumidores dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário no DF, com o objetivo de contribuir para a melhoria contínua da prestação dos serviços, análise das tarifas e adequação dos serviços às necessidades da população, conforme a Resolução nº 09/2016 da Adasa.
Crédito da foto: Cristiano Carvalho (Caesb)