Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI) Adasa/Caesb

01. Sobre

A Caesb, em parceria com a Adasa, vem desenvolvendo um programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação para os serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Distrito Federal – Programa PDI Adasa/Caesb. A iniciativa tem o objetivo de fomentar o desenvolvimento científico e tecnológico e sanar questões reais da Companhia com a adoção de tecnologias apropriadas e inovadoras resultantes do programa, além de difundir os conhecimentos gerados.

O programa é regulamentado pela Adasa e suas regras gerais estão instituídas na Resolução n.º 13, de 20 de dezembro de 2021, denominada de Manual de Elaboração e Avaliação dos Projetos.

Para a seleção de projetos, a Caesb promove Chamadas Públicas. Os projetos pré-selecionados são submetidos à chancela da Adasa e então passam a integrar definitivamente o programa.

Para participar, os interessados devem inscrever seus projetos seguindo os prazos e condições estabelecidos nos editais das Chamadas. 

Os editais são publicados no site da Caesb e podem ser consultados clicando aqui.

As chamadas ocorrem a cada dois anos e a Adasa abre processo para chancelar os projetos anualmente. 

São aceitos projetos a partir da pesquisa aplicada e os objetos devem ser aderentes aos temas delimitados. Os projetos são avaliados por uma banca examinadora e precisam ser originais e inovadores.

Clique aqui para verificar as Chamadas Públicas realizadas e em andamento na Caesb para seleção de projetos de PDI.  

02. Linhas de Pesquisa

Os temas possíveis de pesquisa para o Programa são definidos pela Caesb a partir de rodadas de reunião com seus técnicos, que identificam e deliberam sobre quais são os mais relevantes para a Companhia e para o setor de saneamento.

Na sequência, para cada um dos temas, são destacados um conjunto de desafios que carecem de soluções que obrigatoriamente deverão ser social, técnica, econômica e ambientalmente sustentáveis.

Os temas e desafios da mais recente chamada pública de projetos da Caesb (link: ChP N° 005/2024) são os seguintes:

Tema 1: INOVAÇÃO DA GESTÃO CORPORATIVA

  • Desafio 1.1: Eficientização do processo de atualização cadastral dentro da base de dados da Caesb, sem onerar o tempo do usuário e sem burocratizar o processo, de forma que seja possível à Companhia acionar contratualmente o usuário em caso de inobservância dos deveres contratuais estabelecidos.
  • Desafio 1.2: Desenvolvimento de solução para gestão de ativos, com enfoque na segurança da continuidade integral dos sistemas de água e esgoto e na economicidade da prestação dos serviços, contemplando a identificação e a classificação de ativos críticos, e a atribuição de parâmetros que permitam definir o ponto ótimo entre a manutenção eficiente e renovação dos ativos.

Tema 2: SUSTENTABILIDADE, MEIO AMBIENTE E RECURSOS HÍDRICOS

  • Desafio 2.1: Proposição de soluções em termos de métodos ou sistemas de irrigação de forma que contemple as características de esgotos tratado com relação à métodos de produção de água de reúso, sistemas de irrigação, impactos ao solo e às águas subterrâneas, à vegetação, à saúde pública, de forma que atenda aos guias de qualidade da água internacionais e locais.
  • Desafio 2.2: Desenvolvimento de metodologia para viabilizar o reúso do efluente tratado em nível secundário na ETE Vale do Amanhecer para uso agrícola, incluindo sistema de irrigação, tendo como base a estrutura do sistema de tratamento da referida ETE.
  • Desafio 2.3: Solução para monitoramento da qualidade da água dos reservatórios dos Distrito Federal utilizados como mananciais, que utilize o sensoriamento remoto e o processamento digital de imagens.
  • Desafio 2.4:  Proposição de metodologia baseada na Epidemiologia do esgoto como estratégia para monitoramento comunitário e mapeamento de focos emergentes para arboviroses no Distrito Federal.
  • Desafio 2.5:  Desenvolvimento de estudo para definir a dosagem ideal do lodo de esgotos processado como condicionador de solos agrícolas, tomando-se como base experiências já realizadas e documentada, bem como novos experimentos realizados em escala piloto.

Tema 3: GESTÃO OPERACIONAL, CONTROLE DE PERDAS E EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

  • Desafio 3.1: Modernizar as práticas de combate às fraudes. Desenvolvimento de soluções para coibir ou inviabilizar a execução de fraudes em hidrômetros de água utilizando novas tecnologias (telemetria, IOT, etc) ou equipamentos de rápida identificação da tentativa de fraude ou violação, que facilite a autuação em flagrante.
  • Desafio 3.2: Operador virtual de Centro de Controle. Desenvolvimento de modelo de suporte à operação em tempo real, por meio de aplicação de ferramentas de Aprendizado de Máquina na série histórica de dados operacionais da Caesb. 

03. Projetos em Andamento: 

N° Projeto Título do Projeto Data de Início Prazo de Execução N° da Chamada Pública Proposta Anual de Projetos Autorizada pela ADASA
1 Remoção de microcontaminantes e vírus em ETAs e ETEs, com ênfase no uso de carvão ativados e membranas. 01/02/2024 48 meses 001/2022 Projeto 1
2 Monitoramento e modelagem avançados como suporte à gestão integrada de recursos hídricos e ao desenvolvimento de sistema de apoio à decisão para o gerenciamento do Lago Paranoá (sistema bacia-lago). 01/02/2024 48 meses 001/2022 Projeto 2
3 Pesquisa e desenvolvimento de sistema de comunicação em malha (mesh) baseado nos padrões globais Wi-SUN 1.x para micromedição de consumo de água e identificação de perdas técnicas ou comerciais. 01/02/2024 24 meses 001/2022 Projeto 3
Pular para o conteúdo