09/09/19 - Saiba como avisar sobre vazamento de água ou esgoto na rua



Caesb mantém equipes preparadas para atender ocorrências em todo o Distrito Federal

Caso observe o vazamento de água ou transbordamento de esgoto em uma rua da sua cidade, você sabe o que deve fazer? Uma das opções é ligar diretamente para a Central de Atendimento da Caesb, pelo telefone 115. Outra alternativa é utilizar o aplicativo da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), disponível nos sistemas iOS e Android. Também é possível informar o vazamento nos Escritórios Regionais e Postos de Atendimento "Na Hora".

Em todas as opções, basta a pessoa comunicar o local do vazamento, informar se é de uma rede de água ou de esgoto e fornecer dados adicionais para facilitar o acesso rápido da manutenção. A Caesb mantém equipes prontas para atender as solicitações de conserto da rede de água em até 8 horas úteis (2 em caso de vazamentos de grande intensidade) e realizar a desobstrução da rede de esgoto em 10 horas úteis, seguindo as normas da Resolução da Adasa nº 14/2011.

Como a Caesb dispõe de redes de distribuição de água e de coleta esgoto bastante extensas cobrindo praticamente todo o Distrito Federal – 9.222 km de água e 7.146 km de esgoto –, a Companhia precisa ser comunicada para que desloque mais rapidamente uma equipe técnica de manutenção. Por isso, a ajuda da população é fundamental para auxiliar no combate ao desperdício de água e evitar dano ao meio ambiente, no caso de esgoto transbordando.

A partir dos chamados dos clientes via app ou Central de Atendimento, as ordens de serviço são repassadas para os Postos de Serviços, que direcionam as equipes mais próximas para o atendimento. Caso o vazamento de água atinja uma grande extensão, o próprio sistema telefônico de atendimento já informa automaticamente a previsão de retorno ao cliente que entrar em contato com a Companhia pelo telefone 115.

Passo a passo
Acesso pelo app

  • Clique em Vazamento na Rua.
  • Aparecerá a mensagem “Toque por 1 segundo para marcar o local do vazamento no mapa”, clique em OK.
  • Confirme a localização do vazamento no mapa. A marcação poderá ser feita à distância do local também.
  • Se possível, inclua uma foto para auxiliar a equipe de manutenção.
  • Selecione se o vazamento é de água ou de esgoto e informe seu nome, telefone para contato e um ponto de referência.
  • Anote o número do protocolo para acompanhamento no aplicativo.

 

Clique nas imagens para ver os vídeos explicativos.

Foto Agência Brasília
Equipes trabalhando para conter extravasamento de esgoto Vazamento de água

 


Central de Atendimento – telefone 115

  • Ligue para o número 115 e clique na opção 0 (Emergência).