Acessibilidade


15/03/19 - Em comemoração ao Dia Mundial da Água, Caesb remunera produtores de Planaltina



Investimento total, desde 2012, soma mais de R$ 16 milhões

Em comemoração ao Dia Mundial da Água, celebrado no dia 22, o presidente da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), Fernando Leite, fez na manhã de hoje (15) a entrega de cheques simbólicos a produtores rurais participantes do projeto Produtor de Água Pipiripau, na região de Planaltina.

“Venho com muita alegria fazer essa entrega pois, há dez anos estive aqui e, hoje posso ver que o programa está vigoroso, forte e crescendo, e do qual a Caesb tem a honra de participar”, afirmou Fernando Leite.

Foram assinados ainda 10 novos contratos com produtores rurais, do Núcleo Rural Taquara, durante o evento em que se discutiram as sugestões de melhorias feitas pelos participantes do programa. Até o momento, 201 propriedades rurais participam do Projeto Produtor de Água no Pipiripau, com um investimento de mais de R$ 16 milhões desde 2012.

Um dos novos produtores de água, Joceilson Alves de Souza, assinou hoje um contrato de prestação de serviços ambientais. “Esse contrato me dá segurança jurídica e também o sentimento de valorização pelo reconhecimento do serviço de preservação do meio ambiente, pois estou preservando e sendo recompensado por isso. É um registro na minha vida de que eu ajudei ao planeta e mostrarei para meu neto que começamos esse programa que, no futuro, ele poderá continuar”, explicou o produtor rural.

Como parte das comemorações, foi inaugurado um viveiro de mudas no Centro Educacional Taquara (CED Taquara) e quase 500 estudantes visitaram o ônibus Expresso Ambiental da Caesb, que estava estacionado em frente à escola, onde conheceram uma maquete de seis metros com todas as etapas do processo de saneamento básico.

Além da Caesb, 16 instituições parceiras fazem parte da Unidade de Gestão do Projeto Produtor de Água no Pipiripau (UGP Pipiripau) como Adasa, ANA, Emater, Secretaria do Meio Ambiente, Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, Ibram e DER.

Também integram a iniciativa órgãos como Embrapa, Banco do Brasil, UnB, Sudeco, Fundação Banco do Brasil, Rede de Sementes do Cerrado, Projeto Pede Planta e as ONGs internacionais The Nature Conservancy e WWF.

Crédito da foto: Marco Peixoto - Caesb