• 1

12/12/17 - Laboratório de Micromedição da Caesb é mais uma vez aprovado pelo Inmetro



O Laboratório de Micromedição da Caesb, responsável pela verificação da qualidade dos medidores da água consumida pela população, possui nível de excelência no trabalho que realiza e, mais uma vez, foi aprovado sem ressalvas pelo Inmetro.  “A preocupação da Caesb com a micromedição tem relação com a promoção da cobrança justa dos consumidores, a correta aplicação da política tarifária e a redução de perdas no sistema”, afirma Clóvis Ribeiro, coordenador de Tecnologia de Micromedição.

Desde 2012 o Laboratório de Micromedição passou por diversas melhorias (Instalação de manômetros e termômetros com certificação da Rede Brasileira de Calibração (RBC); Envio dos rotâmetros para calibração em laboratório credenciado (RBC); Substituição de válvulas e Substituição de tanques volumétricos) em suas bancadas. Isso permitiu manter a garantia da qualidade no processo de verificação dos hidrômetros, em conformidade às Portarias do Inmetro.

O Laboratório de Micromedição da Caesb passou a um nível de excelência em suas medições, comprovadas tanto pelas inspeções anuais do Inmetro, quanto pelos resultados obtidos com a participação no Programa Inter laboratorial Permanente em Hidrometria (PI). Esse programa de avaliação surgiu como resultado do interesse manifestado pelas empresas de saneamento, fabricantes de medidores de água, laboratórios acreditados ou postulantes à acreditação, segundo requisitos da NBR ISO IEC 17025, preocupados em aprimorar a garantia da confiabilidade metrológica nas atividades de calibração e de verificação de hidrômetros no Brasil.

Em cada etapa são formados grupos de laboratórios em que irão circular os padrões de medição, a serem ensaiados em condições descritas no protocolo estabelecido pela coordenação do programa e elaborado com base em normas da ABNT e do INMETRO, que participa como observador.

Os ensaios realizados pela Caesb apresentaram o melhor desempenho dentre os laboratórios dos grupos avaliados, na 5ª e 6ª edição do programa. E por obter resultados satisfatórios em 100% das medições, não foi necessário recomendar à Caesb nenhum plano de ação para melhorias.

A Companhia já está participando e sendo avaliada pela 7ª Edição do Programa Interlaboratorial Permanente em Hidrometria.

caesb social

    Caesb Social    
   
Conheça os Projetos de Responsabilidade Social apoiados pela Caesb. 
 
 
       

caesb cultural

    Caesb Cultural    
   
A Caesb incentiva projetos culturais e possui espaços para estas atividades. 
 
 
       

caesb ambiental

    Caesb Ambiental    
 
Saiba quais são as atividades ambientais desenvolvidas pela Caesb.