06/10/20 - Outubro Rosa: Caesb se ilumina de rosa para alertar sobre importância da prevenção do câncer de mama



Prédios Sede e SIA ficam com coloração especial até o final deste mês 

Outubro chega trazendo uma famosa e importante campanha para a saúde da mulher. No mês em que se discute a prevenção ao câncer de mama, e, mais recentemente, o câncer de colo de útero, a Caesb iluminou as unidades Sede, em Águas Claras, e SIA de cor-de-rosa.

A secretária-geral da Caesb, Claudia Marques, faz questão de ressaltar às funcionárias da Companhia que a rotina de exames, na época certa, é o que diferencia um tratamento com grandes chances de sucesso de um paliativo. “Somente o cuidado médico preventivo é capaz de detectar o câncer de mama bem no começo, a tempo de tratá-lo e alcançar a cura”, lembra.

As palestras educativas da Caesb, segundo a secretária-geral, incentivam todas as mulheres, independentemente da idade, a conhecer o próprio corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas.

Aderindo à campanha mundial do Outubro Rosa, a Caesb tem o objetivo de alertar a população sobre a importância da prevenção do tipo mais comum de câncer entre as mulheres (excluídos os tumores de pele não melanoma), no Brasil e no mundo. Ao longo do mês de outubro, a Caesb também vai realizar uma série de palestras educativas sobre a prevenção e os cuidados para as empregadas.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), só em 2020 foram estimados 66 mil novos casos, correspondendo a cerca de 29,7% dos novos casos de câncer entre as brasileiras.

O Instituto estima que, para cada ano do triênio 2020/2022, sejam diagnosticados no Brasil 66.280 novos casos de câncer de mama, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres.

Este ano, a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) lança o movimento de conscientização "Quanto antes melhor" para enfatizar a adoção de um estilo de vida saudável na rotina, com a prática de atividades físicas e boa alimentação, ajudando a evitar muitas doenças, entre elas, o câncer de mama.

O câncer de mama tem tratamento e cura. Por isso, a prevenção e a detecção precoce são essenciais para reduzir o índice de mortalidade da doença. A Caesb reforça: neste Outubro Rosa, faça os seus exames de prevenção.