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27/03/20 - ​Caesb não vai discutir reajuste na conta de água neste momento de pandemia da Covid-19



Objetivo da Companhia é garantir a continuidade do atendimento

A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) informa que, desde o dia 15 de março de 2020, quando anunciou que não cortaria a água dos usuários inadimplentes, devido à pandemia do coronavírus, está preocupada com a vida e a saúde de seus empregados e colaboradores e de toda a população do DF. Diante deste momento de excepcionalidade, a Companhia entende que não é hora para decidir reajuste nem definir datas para fixá-lo. A Caesb presta serviços essenciais aos cidadãos, como abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto, e reforça que o seu objetivo é garantir a continuidade do atendimento. A Companhia, entretanto, é regulada pela Adasa e deve obedecer às resoluções desta Agência.

No dia 19 de março, a Caesb já havia elaborado o seu Plano de Ação Emergencial Para Respostas aos Efeitos de uma Pandemia (PAE-COVID 19). Antes mesmo da execução do Plano de Contingência, a Companhia anunciou, em 15 de março, a primeira ação de enfrentamento à Covid-19, com o fechamento dos escritórios regionais para atendimento ao público externo. O objetivo é evitar aglomeração de pessoas, obedecendo às determinações das autoridades de saúde e aos decretos do Governo do Distrito Federal. A decisão foi prorrogada em 25 de março e segue até o fim da pandemia. Todos os serviços continuam sendo ofertados pela Empresa em meios virtuais, como site, aplicativo e Central de Relacionamento com o Cliente, pelo número 115.

Outras ações que constam no Plano de Contingência da Caesb já foram implementadas pela Empresa neste mês de março, entre elas a continuidade dos serviços durante o período de teletrabalho dos empregados, a proibição de público externo em todas as unidades da Empresa, as alternativas para o serviço de leitura e faturamento da conta, entre outras.

A Caesb informa ainda que os serviços de leitura e de faturamento estão sendo realizados normalmente. Os leituristas estão orientados a evitar o contato com os usuários e, em caso de impossibilidade ou falta de acesso ao hidrômetro, o cliente poderá informar à Companhia a leitura por meio de fotografia pela Agência Virtual. Todos os usuários que não tiverem a leitura realizada podem informá-la pela Central 115, Agência Virtual ou chat no site institucional da Caesb. Os empregados da Companhia continuam trabalhando, em escala de revezamento e/ou teletrabalho, seguindo todas as orientações de prevenção ao coronavírus.
 
Site oficial:
https://www.caesb.df.gov.br/
 
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