20/07/24 - Caesb conclui conserto de rede na quadra 12 do Setor Leste do Gama

Companhia tapou cratera, substituiu 45 metros de tubos que estavam envelhecidos e reestabeleceu o abastecimento de água

A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) concluiu, ainda no final da tarde de ontem (19), o conserto da rede de água na quadra 12 do Setor Leste do Gama, restabelecendo o abastecimento de água na região. No local, uma cratera havia sido aberta depois que o asfalto e o solo cederam por causa de um vazamento de água na tubulação.  Um veículo caiu na cratera, mas ninguém ficou ferido.

Além de fazer o conserto e tapar o buraco, a Caesb substituiu 45 metros da tubulação que estavam envelhecidos, eliminando, assim, o risco de vazamento. A substituição do material desgastado pelo tempo faz parte da rotina de manutenção da Caesb, que tem que monitorar 17 mil quilômetros de rede de água e esgoto em todo o Distrito Federal.

O presidente da Caesb, Luís Antônio Reis, explica que “é impossível substituir de uma só vez e ao mesmo tempo toda a rede de água e esgoto”. Esse trabalho, conforme ele, é feito paulatinamente e, em alguns casos, de forma emergencial, como ocorreu no Gama. “É normal que ocorram casos como o do Gama, mas a Caesb corrigiu o problema em poucas horas e o abastecimento de água foi sendo normalizado gradualmente”, declarou Reis.

Susto na madrugada

O incidente pegou de surpresa tantos os moradores quanto a Caesb, uma vez que ocorreu de madrugada e numa área que não apresentava qualquer risco de erosão. Segundo relato de moradores, um veículo havia estacionado no local, quando o asfalto começou a ceder e logo se formou a cratera. O casal que estava no veículo percebeu e saiu do carro antes do buraco abrir. Não se feriram.

A Caesb, ao tomar conhecimento do problema, encaminhou uma equipe de manutenção e recuperação ao local. Com a presença do Detran, Corpo de Bombeiros e da Administração Regional do Gama, que deram total apoio à equipe da Caesb, o problema foi solucionado.

A Caesb orientou o proprietário do veículo a procurar a companhia para registrar o caso e solicitar o ressarcimento pelos danos provocados no incidente, o que pode ser feito presencialmente ou pelo site da empresa. Ao mesmo tempo, a Caesb pediu desculpas aos moradores pelos transtornos causados, reafirmado “o compromisso de prestar um serviço de qualidade à população do DF”.

Crédito das fotos: Divulgação Caesb